Na terça-feira da semana que vem (03/10) vai ser inaugurada a exposição Ultraje na Universidade de Brasília. Vão ser exibidas fotos e roupas para questionar o padrão binário (feminino ou masculino) na moda e mostrar como isso constrói uma identidade. A exposição também conta com oficina de Vogue (estilo de dança), exibição de filmes e debates. Os visitantes vão ser considerados a usar acessórios e roupas fora do habitual. Tudo de graça!
A ideia foi dos alunos da turma de Museologia e Comunicação da UnB que queriam mostrar que a nossa roupa traz símbolos que podem ser utilizados como uma forma de opressão ou de transgressão de normas sociais. A exposição terá uma linha do tempo, bem como roupas e textos, que mostram o processo histórico em que o binarismo de gênero é estabelecido e fotografias e exemplos de vestuário de como é possível a desconstrução de normas e expressão de outras identidades na sociedade contemporânea.
Também haverá um espaço de experimentação, em que o visitante poderá vestir-se com peças diferentes do que está acostumado. Os alunos criaram um perfil no Instagram com um brechó (@ultrajebrecho), que estará aberto durante todo mês de setembro e outubro, para ajudar a financiar e divulgar a exposição.
A abertura no dia 03 de outubro será às 18h e vai ter desfile e performances de lipsync (dublagem) com as artistas Shayennie Aparecida e Bruna Tourão na frente da galeria da FAU. No dia seguinte (04/10) tem roda de conversa sobre vivência, estilo e identidade de gênero. Dia 11 de outubro às 16h acontece a oficina de Vogue no Teatro de Arena (entre ICC Norte e Biblioteca Central), com ponto de encontro na Galeria Faculdade de Arquitetura (FAU).
As exibições de filmes, seguidas por debates vão ser realizada na Galeria da FAU. Dia 06 de outubro tem Mulan, às 12h15. Dia 09 tem Kinky Boots – Fábrica de Sonhos, às 18h15, e dia 10 de outubro será exibido o filme Ma Vie En Rose (Minha Vida Cor de Rosa), também às 18h15.
Serviço:
Exposição Ultraje
Abertura: Dia 03 de outubro, 18h00
Local: Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Instituto Central de Ciências (ICC) Norte central, Universidade de Brasília (UnB)