Fazenda Babilônia (Pirenópolis): veja preço, atrativos e se vale a pena ir na chuva ou com crianças

A Fazenda Babilônia sempre esteve na minha lista, mas nunca consegui encaixar o passeio nas minhas idas para Pirenópolis. Me falavam que era bom para ir lá com crianças de colo ou quando o tempo estivesse fechado e com previsão de chuva. Por isso, nunca nem tinha pesquisado o valor.

Entretanto, no último fim de semana foi diferente! Até pelas circunstâncias que mudaram completamente. Agora estou grávida, viajando com minha sobrinha que é bebê e ainda por cima havia previsão de chuva. Era o passeio ideal!

Com funciona e qual valor da Fazenda Babilônia

Primeiro, é preciso escolher o tipo de passeio que você quer fazer. Se só a visitação ou se com o Café Sertanejo, que é como eles chamam o café colonial servido na Fazenda Babilônia.

Inicialmente, olhei as fotos e pensei que não valia a pena pedir o Café Sertanejo. Vi rapidamente e achei que só tinha opções não muito saudáveis, com farinha e açúcar. Tinha optado com só fazer a visitação.

Felizmente, assim que chegamos, minha mãe deu uma olhada na mesa e viu a riqueza do Café e toda a experiência gastronômica envolvida. São comida bem tradicionais e típicas da região, como vou mostrar já já.

Por conta disso, decidimos escolher a opção com Café Sertanejo e visitação. E o preço faz sentido. Para visitar, o valor é de 38 reais por pessoa. Para visitação mais o café, o valor vai para 120 reais por pessoa. 80 reais para desfrutar as iguarias. Vale a pena.

Como é o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia

Agora, explico porque vale a pena visitar a Fazenda Babilônia com o Café colonial incluído. Não é só sobre comer. É sobre aprender! É uma aula de gastronomia e história, além de um momento de descoberta de sabores.

Antes de mais nada, quero destacar que as funcionárias da Fazenda Babilônia que cuidam da cozinha são um espetáculo!!! Elas têm prazer em compartilhar com você a história de cada um dos pratos. De cada item que vai chegando à mesa. E lembra aquelas tias mineiras, que ficam olhando o que você comeu ou não, para ir lá tentar te convencer a comer mais e experimentar de tudo um pouco.

Saibam que a fartura é absurda! Vem bolos, carnes, queijos, doces, pastas, frutas, sucos… Mas não é receita que estamos acostumados. Tem por exemplo, bolo de arroz fermentado, um preparo de galinha com farinha e especiarias, linguiça caipira temperada, bolos de mandioca com os mais doidos temperos, pasta de pequi, um bolo de queijo que mais parece uma ambrosia, pão de mandioca…

Acho melhor mostrar! Olha as fotos acima dessas iguarias e também os vídeos que coloquei no insta @babilins. Todos vêm com plaquinhas e também podem ser repostos. Só pedir que elas trazem mais.

Visitação é opção para o que fazer com chuva em Pirenópolis

Bem, a previsão de chuva não se consolidou, mas definitivamente se você procura o que fazer em época de chuva em Pirenópolis, a visitação da Fazenda Babilônia é uma excelente opção. Ainda mais que cachoeira não combina com tempo ruim.

Começamos a visitação na área externa, numa varanda pertinho da cozinha. Nosso guia nos recebeu e contou todo processo de formação da Fazenda. Isso no final do século XVIII. São mais de 200 anos de história.

Além de ter sido casa de engenho de açúcar, a Fazenda Babilônia também produzia muito algodão. Nosso guia vai percorrendo os cômodos e contando como era o funcionamento da fazenda e a rotina da casa.

Também são exibidos vários equipamentos e matérias da época que as famílias que tocaram a fazenda fizeram questão de preservar. Não foi à toa que a fazenda foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1965.

Veja mais opções do que fazer e comer em Pirenópolis

Para visitar a Fazenda Babilônia é preciso comprar o ticket pelo site deles, clicando aqui. Se for um dia muito cheio, eles não atendem sem reserva.

Depois de se divertir e aprender muito na Fazenda Babilônia que tal desbravar mais lugares de Pirenópolis. Seja na chuva, com criança ou sem muito tempo, tem sempre algo que se encaixa nas suas necessidades.

Para ter mais opções, com diferentes valores do que fazer nessa cidade encanadora, clique aqui. O blog está cheio de opções legais em Pirenópolis.

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

2 comentários

Maria 19 de maio de 2022 - 17:07
Adorei seu site. Ouvi na CBN e vim conhecer.
Bárbara Lins 28 de maio de 2022 - 17:00
Uhuuuu! Fico mega feliz, Maria!
Adicionar comentário