Fazenda Lajedo (Formosa): acampamento, comida da roça e cachoeirinha perto do DF!

Conheci a Fazenda Lajedo num passeio para o Buraco das Andorinha que contei aqui no site. Lá era o ponto de encontro do grupo em Formosa, mas amei descobrir que eles também têm vários atrativos, como área de camping, cachoeirinha, trilha, poço para banho e comida caipira. Tudo beeem simples, mas acolhedor.

Fico besta com o tanto de atrativos desse cantinho do Brasil. Formosa tem tanto lugar lindo e pouco conhecido que me surpreende. São cachoeiras, mirantes, restaurantes rurais, cavernas e lagoas azuis. A Fazenda Lajedo foi uma dessas boas descobertas.

Para quem quer um lugar seguro, tranquilo e vazio é ótimo! Como a trilha para cachoeirinha é fácil, também é bom para quem tem crianças. Mostrei vídeos no meu insta @babilins.

Fazenda lajedo tem restaurante com comida caipira

Galinha caipira, feijão tropeiro, mandioquinha derretendo, macarrão só com molho de tomate e ovo cozido… sabe aquela comidinha caseira bem feita sem firulas? É isso que você encontra na Fazenda Lajedo.

Eu cheguei da trilha morrendo de fome e devorei um pratão! O almoço custa 30 reais e você come à vontade. Pra quem come carne vermelha, tem sempre um escondidinho de carne ou linguiça caipira assada também. E, claro, saladinha.

Não costumo beber nada enquanto como, mas o calor que estava fazendo e a cara dos sucos naturais fizeram eu me render. Pedi um suco de abacaxi natural! Uma jarra logo. Eles também têm outras bebidas e cerveja. Tudo pago a parte.

O lajedo e a cachoeirinha

Eu fui neste fim de semana, no auge da seca, e o rio estava bem baixo. Mesmo assim, consegui aproveitar demais um banho por lá. A cachoeirinha fica pertinho do restaurante, agora no auge da seca ela estava sem muito volume. Mesmo assim ela é perfeita para quem não quer caminhar muito. São só uns 200 metros.

Quem quiser cachoeira grande em Formosa, veja esse outro post aqui, sobre Bisnau.

Andamos cerca de 10 minutos e já chegamos na cachoeirinha. Fica dentro da propriedade mesmo, então não lota, é mega seguro e é ótimo para quem tem crianças. Fiquei um bom tempo lá embaixo. Fazia um calor da gota serena!

E foi enquanto estava recebendo a hidromassagem que vi algo curioso. Da cachoeirinha a gente vê um altar de pedra. É um altar com uma santa todo feito de pedra. Foi feito há um bom tempo. O mesmo vale para o muro de pedra da época do Brasil Colônia. Os donos disseram que foi feito por escravos e cerca toda a fazenda.

Além da cachoeira é interessante ver o lajedo, um mega bloco de rocha que compõe o terreno e que dá nome à fazenda. Vá de calçado, caso contrário queima o pé. A galera gosta de tirar foto sentado lá com o fundo da parede de rocha. Fica bem bonito.

Bom para acampar perto do DF

A Fazenda Lajedo também tem uma trilha que leva para um poço! Ela é mais usada para quem chega cedo ou está acampando, já que leva cerca de 30 minutos. É uma trilha pouco explorada, que cai em um poço bom para banho. Para ir até a cachoeirinha e o poço o visitante precisa pagar 25 reais. Se tiver feito o buraco das andorinhas, é 10 reais.

Veja produtos de Camping!

Além disso, a fazenda é interessante para quem quer começar a acampar perto do DF. Eles oferecem uma área aberta com iluminação perto do restaurante e do rio. Custa 40 reais por pessoa (daí não paga a diária na fazenda de 25 reais para banhar na cachoeirinha, fazer a trilha e ir pro poço).

Uma boa ideia é chegar cedo, fazer a trilha, almoçar, dormir um pouco na rede e voltar à tarde para cachoeira. A dona Marta, dona da fazenda, disse que está aumentando o redário, já que é um lugar disputado.

A Fazenda Lajedo é um lugar bem simples, mas ótimo para quem quer sair da rotina e ficar longe da muvuca. Tudo que a gente precisa nesse momento. Uma última dica é aproveitar a viagem para lá e conhecer os outros atrativos de Formosa! Veja aqui!

Como chegar na Fazenda Lajedo e fazer reservas

A Fazenda Lajedo fica em Formosa a 115 km de Brasília. São 100 km de asfalto e 15 de estrada de chão. Não precisa ter 4×4, carro simples chega. Seguindo pela BR 020 (saída de Sobradinho em direção a Bahia), passe por Formosa sem entrar (seguindo pela BR 020), logo após vai ter uma pequena cidadezinha chamada Bezerra.

Depois dessa, marque 5 km e entre no recuo a direita da pista (BR 020), para virar e entrar na estrada de terra a esquerda da pista (BR 020), onde também consta placa indicando o Hotel Fazenda Araras.  

A partir daí zere o seu marcador de quilometragem do carro. Você vai rodar 7 km de estrada de chão até a entrada do Buraco das Araras (sem entrar continue). Depois vai passar em frente ao Hotel Fazenda Araras (sem entrar continue), e a 14,5 km de estrada de chão, vire a direita seguindo as placas LAJEDO.

Para reservas e mais informações mande WhastApp para (61) 99808-8473.

Venha para o Time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

6 comentários

Júlio 5 de outubro de 2020 - 18:17
Que lugar lindo 😍
Bárbara Lins 6 de outubro de 2020 - 09:26
Bem legal! É simples, mas vale casado com outra atração em formosa.
Rafael 5 de outubro de 2020 - 21:53
Legal saber desde lugar, fica perto de outras coisas interessantes. Não entendi muito bem a parte do camping...ele tem estrutura de banheiro e cozinha? Tem que fazer a trilha pra chegar nele ?
Bárbara Lins 6 de outubro de 2020 - 15:54
Rafael, tem banheiro e uma pia. Só isso. Não precisa fazer trilha não. Fica a 6 minutos andando do estacionamento
Amorim 7 de outubro de 2020 - 20:24
Legal demais essas dicas! Valeu Bárbara Lins!
Bárbara Lins 7 de outubro de 2020 - 21:39
Disponha, Amorim!!!
Adicionar comentário