Esse é um daqueles encontros do coração para quem ama o Cerrado e quer saber mais sobre suas gostosuras, belezas, povos e tradições. Começa hoje, 11/09, o Encontro dos Povos do Cerrado aqui em Brasília. É de graça!
A ideia é chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo Bioma e dar voz e visibilidade aos povos e as comunidades tradicionais do Cerrado. Além das oficinas e seminários que ocorrerão durante o dia, o final da tarde e as noites do Encontro contarão com uma programação cultural.

Feira de produtos do Encontro dos Povos do Cerrado
Ao todo serão 25 barracas com produtos, em sua maioria, orgânicos e vindos da produção da agricultura familiar. A gastronomia tem espaço forte na Feira, onde o público poderá encontrar farinha de babaçu, bolos de baru, biscoitos e doces de buriti, licores, dentre outros.
Mais produtos dos frutos do Cerrado também estarão presentes, como os procurados sabonetes de babaçu. Ainda estarão disponíveis o artesanato indígena, as biojóias de capim dourado e diversos outros artigos e acessórios elaborados pelos povos e comunidades tradicionais, mostrando toda a diversidade do Bioma.
Apresentações Culturais do Cerrado
Bumba meu boi, jongo, coco, forró, maracatu, cordel e outras manifestações da cultura popular brasileira irão embalar os dias de Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que ainda contará com o lançamento da Revista Traço e do livro “Chapada dos Veadeiros”, de André Dib.
A programação cultural também tem espaço para a criançada, com a participação do grupo paulista Planeta Oca. Grupos conhecidos do público brasiliense, da mesma forma, estarão presentes como as Filhas de Oyá e o Forró do B. E os intervalos entre as apresentações contam com dj para continuar animando essa grande celebração ao Cerrado e seus povos.
Tanto a Feira como a programação cultural acontecem no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. Entre os dias 11 e 13, das 17h às 22h, e no dia 14, das 10h às 14h. A entrada é aberta ao público, gratuita e livre para todas as idades.
Exposição fotográfica
Além das atrações, durante o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a exposição Pelo Cerrado Vivo estará na Galeria Fayga Ostrower da Funarte e trará fotografias de Leopoldo Silva, Fernando Tatagiba e Bento Viana. Os visitantes terão a oportunidade de percorrer um caminho com diferentes experiências visuais e sensoriais. A exposição também é gratuita e ficará aberta ao público de 11 a 13 de setembro, das 18h às 22h.
Palestras e Oficina
Realizado desde 2001, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é um grande espaço de troca de experiências e articulações em defesa do Bioma e dos seus povos. Por isso, tem muuuita oficina e palestra rolando para aprender mais sobre nosso bioma.

Todas as oficinas ocorrerão de 9h às 13h. A Tenda do Baru e a Tenda Acesso a Direitos e Mapeamento de Territórios também realizarão atividades na parte da tarde, das 14h às 18h.
Tem oficina de saúde da mulher, de mapeamento de comunidades rurais e criação de redes de defesa do Cerrado. A programação completa de cada tenda você encontra clicando aqui.
Um evento e tanto!
Venha para o time dos descobridores!
Brasília tá ficando repleta de eventos legais! Quer ficar por dentro deles com antecedência Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber toda semana de graça os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados de Brasília e desvendar todos os atrativos do Cerrado, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e SALVAR O NÚMERO na sua agenda! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.