Festa Literária de Pirenópolis começa quinta com oficinas, teatro e muito mais!

A partir de amanhã, 23/09, teremos novamente a Festa Literária de Pirenópolis (GO)! Desta vez, eles vão oferecer atividades presenciais e on-line, em formato híbrido. A feira vai até o dia 25 de setembro com mais de 80 atividades gratuitas, entre lançamentos de livros, oficinas, debates, conversas, saraus e apresentações musicais e teatrais, que reafirmam o vigor e a necessidade da arte para os novos tempos. 

Entre os convidados nacionais para o evento, estão o renomado escritor, psicólogo e professor Rossandro Klinjey, que apresentará a palestra-tema do evento “E o mundo não acabou”, e o cantor e compositor Toquinho, com um show de voz e violão em homenagem a Vinicius de Moraes. Eu já fui em uma das edições e é sensacional!!

Se você quiser aproveitar a visita para descobrir cachoeiras únicas ou os melhores restaurantes de Pirenópolis, clique aqui, que o blog tem várias opções do que fazer em Piri.

Abertura da Festa Literária de Pirenópolis

Nesta décima primeira edição, a Flipiri homenageia os poetas Afonso Félix de Sousa (1925-2002) e Vinicius de Moraes (1913-1980), o nosso poetinha. A escolha de celebrar Afonso Félix vem de sua enorme contribuição para as letras e a ausência de um reconhecimento à altura de sua obra.

Na noite de sexta-feira (24), durante a abertura oficial da Flipiri, as cerimonialistas Régia Diniz e Liduína Bartholo recitam poemas de ambos os homenageados. Na sequência, o cantor e compositor Toquinho apresenta o show em tributo ao seu antigo parceiro de composição e dos palcos. Poeta e violão encontram-se mais uma vez em forma de saudade para proclamar a esperança por dias melhores. No repertório, estão previstos clássicos da dupla como Canto de Ossanha, Chega de Saudade, Insensatez e Garota de Ipanema. Ambas as atividades são promovidas pelo Sesc-GO.

Dentre os lançamentos, rodas de conversas e saraus poéticos, a Festa Literária de Pirenópolis reserva uma grande porção das atividades para estimular a produção artística local. Na tarde de sexta-feira (24), a Flipiri reúne autores estreantes da cidade, que estão lançando seus primeiros livros, dentro da Coleção Arterial.

Atividades para as crianças

Um dos traços mais característicos da Flipiri é o de contribuir com a formação de leitores e sensibilização de novos públicos. Por isso, grande parte da programação será reservada à promoção do livro e da leitura entre crianças e jovens. Desse modo, a festa realiza uma série de atividades com estudantes, que envolvem tanto programas de leitura, contação de histórias e brincadeiras lúdicas.

Para professores, educadores, pais e mães, também há um programa especialmente dedicado a promover novas metodologias e estratégias para se ensinar tanto em sala de aula como em casa. Será uma série de oficinas formativas temáticas, que abordam os benefícios da leitura, ensino de conhecimentos lógicos e fundamentais, métodos para contar história e demais possibilidades de aprimoramento do ensino.

Para o nicho infanto-juvenil também haverá lançamentos literários específicos, acompanhados de mesa de autógrafos e atividades recreativas. Dentre as atividades, estão a contação de história do livro “A menina cata-vento”, seguido de confecção de um catavento de papel; e o lançamento dos livros “No reino da mijolândia”, da autora Fernanda Camargo; e “Pedroca, o professor Pipoca” do autor Alexandre Parente.

Além dessas atividades, haverá espetáculos teatrais para crianças, saraus literários e o já tradicional encontro de ilustradores. Confira em detalhes a programação da 11a Flipiri em www.flipiri.com.br.

Medidas de segurança na festa literária de Pirenópolis

A  ocupação de lugares será restrita dentro do permitido pela legislação local com relação ao número de pessoas, haverá medição de temperatura e será disponibilizado álcool em gel em todos os locais onde acontecerão as atividades.

 As vagas, portanto, são limitadas e é necessário realizar inscrição prévia para participação em oficinas e palestras. Algumas atividades serão exclusivas para professores e alunos. Acompanhe no site do evento as informações sobre disponibilidade de vagas e formas de inscrição (www.flipiri.com.br).

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília