Final de outubro eu tava felizona com o tempo bom que encontraria no Leste Europeu quando vimos no jornal que o tempo ia dar uma reviravolta. As temperaturas iriam cair pra -7. Daí veio a pergunta. Como se vestir para temperaturas negativas???
Depois de muito pesquisar e de testar na pele, resolvi dividir aqui o que fazer para sobreviver a temperaturas negativas. Especialmente se você estiver com mala pequena ou mochilão, que era meu caso. Vamos lá!

Como se vestir para enfrentar temperaturas negativas
É preciso entender que você vai ter que trabalhar em camadas. São basicamente três camadas. Uma para evitar que seu corpo perca o calor que já produz, a outra que cria um espaço entre você e o tempo frio e uma terceira que vai impedir que o frio entre. É o sistema perfeito.
A primeira camada é aquela roupa bem colada que vai logo depois da lingerie. É a que chamamos de segunda pele. Ela tem de vários tipos. Desde as que são usadas pra o friozinho ali do sul do Brasil, que parecem mais uma leg e uma blusa coladinha de academia, até as forradas com lã.
Para temperaturas negativas escolha essas que têm uma lã. A camisas variam entre 50 e 400 reais! Minha foi uma da Curlo de 100 reais. A do meu noivo uma de 120 da Lupo. As duas maravilhosas.

As calças são um pouquinho mais baratas, mas também devem ter essa espécie de flanelinha por dentro para dar mais conforto. Existem alguns tipos que permitem transpiração constante. Obviamente, são as mais caras. Mas olha… fiz o Caminho de Santiago e peguei neve! Sobrevivi muito bem com a minha sem ser uma de 400 pilas.
O que levar para encarar o frio
A segunda etapa é a que vai te dar um conforto e criar um espaço entre vocês e o tempo frio. São aqueles fleeces ou casacos de lã. Os preços também variam muito. De 70 a 300. Um bom de marca, como a Salomon, custa 190 reais.
Nesta última viagem , o Leandro foi de Fleece e eu usei casacos de lã, que são versáteis para eu usar sozinha em frios amenos. Já para praticar atividades físicas, como quando eu fui para o Monte Roraima, eu levei um fleece da Decatlon mesmo.

Na parte de baixo é bem simples. Uma calça jeans mais grossa resolve. Ou uma calça impermeável em caso de muuuuita neve. Neste viagem eu levei uma jeans e uma legging grossa cinza. Ficava charmosa com a bota, era versátil e não tinha volume.
O que usar para cortar vento e chuva
Essa última etapa é fundamental!!! Não adianta nada se proteger com segunda pele e fleece e não usar algo que corte o vento. Você vai congelar! Essa última etapa é que protege que o frio entre e congele seus ossos, importante para quem quer entender como se vestir para temperaturas negativas.
Nesta etapa é bom investir em um casaco. Olha.. Jaqueta de couro não rola. É casacão mesmo, de preferência impermeável. É aquela peça mais pesada e de corte mais amplo. Tem vários modelos! Os mais estilosos, mais eficientes, mais esportivos, mais caros…
O Leandro foi com um mais esportivo, que basicamente cortava o vento e dava um reforço na proteção do frio. Eu sou mega friorenta. Levei um casacão da minha irmã com pena de ganso e tecido de nylon. Eles são os melhores, por serem leves e protegerem muito do frio, mas também são caros. O mais barato que vi na Amazon custava mais de 300 reais.

Invista em peças maiores, especialmente na parte de trás. Isso para não deixar o vento entrar pelas suas costas e te congelar a espinha. São legais os que tem capuz! É uma proteção a mais, especialmente em caso de vento ou chuva.
Acessórios para usar em temperaturas negativas
Com as três camadas resolvidas, vamos para os acessórios. E se eu pudesse te dar só uma dica é… invista em meias!!! Sério. Faz toda diferença. A gente tinha levado umas normais, mas tivemos que comprar umas lá. Foi nossa salvação.
Eu tinha uma chefe que dizia “pé quente cabeça fria”. Se não quer ter febre ou ficar doente, esquente seus pés. Meias térmicas não são muito caras. Achei uma de Lã Merino por 69 reais da Solo. Mas se você pesquisar tem umas mais baratas sintéticas que aguentam o tranco se você não transpirar muito pelo pé.
Outra coisa boa de Deus são os gorros. Não vale esse de tricô. É gorro pra frio mesmo. Comprei um da Curlo de 69 reais que viram aqueles protetores de pescoço também. Não e lá muito bonito não, mas é útil. Belo mesmo é um cachecol… ADoro!!!! Mas atenção! Não é lenço. É cachecol mesmo. Tenho amor a eles por salvarem minha vida sempre.

Luvas… Eu tenho uma relação de amor e ódio. Minhas mãos parecem pedras de gelo normalmente. Quando a temperatura cai então… Por isso elas me ajudam a não perder um dedo.
Entretanto, acho um saco ter que ficar tirando o tempo todo para mexer no celular ou pegar dinheiro. Uma que me ajudou foi a que eu comprei na Decatlhon que tem um dos dedos com textura! Daí pelo menos consigo mexer no touch sem ter que tirá-la. O ruim é que ele é esportiva. Não vai compor look de ninguém.
O que calça no frio
É.. esse foi um quesito que vacilamos. Levamos tênis normais. O vento entrava e congelava os pés. Por isso compramos as meias. O melhor é levar bota, sapatos fechados, tênis apropriado. Em caso de neve, tem que comprar bota de plástico adequada! Elas são baratas lá fora. Não recomendo comprar aqui não.
Como não pegamos neve, a minha bota de couro cano médio segurou a onda legal! Ainda mais com as meias que compramos depois. Para quem não quer comprar tênis adequado, eles orientam usar duas meias térmicas. Daí segura. Mas não sei se é confortável não…

Bem, essa foi a minha experiência por lá! Lembre-se sempre de levar protetor labial e hidrantes. O frio resseca a pele, assim como os lugares com aquecedores. Secam nossa alma!!! Bebam muita água também, tá?
Qualquer dúvida sobre como se vestir para temperaturas negativas, só perguntar! Aqui no blog e lá no insta tem várias dicas para viajantes! Desde de hospedagens até destinos exóticos. Bora viajar!
Venha para o time dos Descobridores!
Quer saber com antecedência o melhor do Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber toda semana os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados e desvendar todos os atrativos desse mundão, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
2 comentários
Bárbara, pelo visto sua viagem já aconteceu né? Mas gostaria de deixar algumas ideias de quem já se lascou bastante com frio na vida (cheguei a pegar -21 na Finlândia!):
– Dar preferência para casacos que cubram o bumbum todo. Nada pior que encostar num banco, parada de ônibus ou poste e tomar aquele susto de frio. Principalmente se a calça de fora for só um jeans.
– Tricô (que nós brasileiros amamos) é tranquilo para frios mais amenos, mas por ter muitos “furinhos”, não funciona bem quando as temperaturas estão bem abaixo do zero. Nessas horas, melhor roupas de tecidos tecnológicos, cujos pontos são bem juntinhos e ainda tem vários truques (transpiração etc).
– Capuz que nem o seu, com pelinhos, é ótimo pra quando está nevando! Assim os pelos “aparam a neve” e você não fica comendo ela enquanto anda.
– Já existem luvas táteis estilosas na gringa, só que nunca vi no Brasil. Poréeeeem elas não protegem direito abaixo de zero, você vai sentindo a mão ficando dura e mais difícil de mover, até que você nem a sente mais. Na Finlândia usei uma dessas por baixo e uma luva tipo de esqui por cima, para poder tirar fotos sem perder a mão.
– Abafadores de orelhas não são bonitos mas podem dar uma bela ajuda quando o vento tá entrando entre o capuz e seu rosto. Só é importante se atentar para que cubra a orelha inteira, como um fone de ouvido dos bons.
– Amarrar o cachecol direito quando está muito frio é super importante! Não pode deixar nenhum pedacinho de fora, ou periga de ficar com dor de garganta depois.
Espero que ajude quem for depois!
Babi, esse seu post era uma das coisas que eu mais queria saber, já que sou friorenta na secura de agosto em Brasília, dá pra imaginar então no frio mesmo que não é o do Coutry Club. Então, adorei tudo!!! Quero então, em retribuição a tanta dica boa, compartilhar com você(s) uma: quando precisar calçar 2 meias (uma por cima da outra), pra não sentir seus dedinhos do pé serem contraídos, um truque é: 1) vista a primeira meia 2) coloque um pouco dessa meia entre seu dedão e o outro dedo, de modo que esses dois dedos dêem uma “mordida” na meia, fazendo que um punhado dela fique acumuladinha entre os dedos 3) calce a segunda meia e faça o mesmo. Daí, pronto. Esse truque faz com que, ao calçar a bota, as duas meias se acomodem, especialmente soltando o tecido que foi “mordido” e descomprimindo seus pobres dedinhos, permitindo que vc ande-ande-ande (como eu e você adoramos, já notei) mais que o Forest Gump… confortavelmente! #ficaadica *e obrigado tb à Laura pelas dicas adicionais!