Desta vez quem escreve para o blog é a Gabriela Costa. Ela é uma das minhas amigas mais viajadas, manda muito nas fotos e quando o assunto é Grécia, ela domina! É descendente de gregos e já foi para lá três vezes. Hoje a Gabi apresenta duas das ilhas mais queridinhas de lá.
Quando pensamos na Grécia vêm, automaticamente, à nossa cabeça belas praias, espreguiçadeiras à beira do Mediterrâneo e vistas de tirarem o fôlego! Mas esse país que tanto impressiona pelas belezas naturais tem muito mais encantos.
Atenas, a capital, se destaca por toda a história e mitologia, sendo parada obrigatória em solo grego, porém, esse país que tanto desperta curiosidade por toda essa mitologia se destaca como um dos principais destinos daqueles que querem sombra e água fresca (e também festas cujo traje escolhido é o biquíni ou a sunga)!
Para os que estão pensando em pisar em solo grego nas férias para curtir pool parties, há ilhas com festas embaladas por incrível pôr do sol e que viram noites. Já para os que vão acompanhados e querem descansar e namorar, outras aparecem como cenário.
A Grécia é apaixonante por seu pôr do sol de fazer chorar; pela areia branquinha, preta, rosa, cinza (sim! Dependendo da ilha, se vulcânica ou não, se com falésias ou não,) das praias com tonalidades de mar que variam do mais azul-claro ao azul-petróleo; pela comida regada a muito azeite e peixes que parecem ter sido pescados na hora em que são servidos… Ah!
Fui três vezes (até o momento) à Grécia e digo: é linda! A melhor época para curtir o sol mediterrâneo sem se preocupar com chuva nem com lotação esgotada nas principais atrações é de agosto a outubro. Escolho sempre setembro, pois o calor já não é tão intenso e o clima é perfeito para se perder pelas vielas branquinhas sem se preocupar com nada!
Para os que querem curtir uma boa noitada, indico Mykonos, Ios e Rhodes; já para os que procuram uma boa espreguiçadeira e aquela calmaria de cidade do interior, a mala deve chegar a Santorini, Zakynthos e Kefalônia.
Vamos às ilhas principais! Neste post, Mykonos e Santorini, as “queridinhas” dos turistas que sonham em conhecer a Grécia!
Mykonos
Ilha facilmente acessada por ferryboats e voos partindo de Atenas (utilizei para ir à ilha a companhia aérea Aegean Airlines. Voo bem tranquilo, com duração de 1 horinha e serviço de bordo bom!). Não deixe de curtir o centro da ilha (Chora) e tentar encontrar andando pelas vielas branquinhas a mascote de Mykonos, um pelicano chamado Petrus. Petrus é mimado pelos pescadores e é uma atração à parte.
Um local bem agradável para aqueles que querem descansar ao som do mar e bebendo um copo de ouzo (bebida tradicional grega à base de anis) é a chamada Little Venice — um pedacinho de Veneza na Grécia, com barzinhos à beira-mar e estilo parecido ao italiano.
Praias em Mykonos:
Psarou
Praia com toque refinado, intimista, com deliciosas espreguiçadeiras e bons restaurantes que servem aqueles que estão na praia.
Super Paradise
Essa é a praia conhecida pelas festas! Se você quer curtir um pouco da vibe festeira de Mykonos, esse é o local. As festas, geralmente, começam às 17h e a hora para acabar vai depender da animação das pessoas. Indico a Tropicana Club, barraca tradicional.
Paradise
Praia frequentada por hippies e aqueles que querem se jogar nas espreguiçadeiras sem compromisso para nada.
Quase todas as praias gregas, com exceção das mais afastadas, oferecem o serviço de guarda-sol + espreguiçadeira ao custo aproximado de 3 a 7 euros. Então, para curtir com conforto, é sempre bom reservar essa quantia!
Onde ficar na ilha: Mykonos tem hostel, hotel para casal homo, para casal hétero, hotel misto, os que não aceitam crianças, pousadinhas à beira-mar… Uma infinidade de opções! Fiquei no Vencia Boutique Hotel e gostei bastante! Para os casais que estão em lua de mel ou comemorando bodas, uma dica: no momento da reserva, comentem que estão em data especial, pois os gregos são muito agradáveis e geralmente deixam mimos no quarto! Quem sabe até não role um upgrade de quarto?
Vencia Boutique Hotel, Agios Elefterios, Mikonos 846 00.
Santorini
Cartão-postal e cenário de muitos casais apaixonados, a ilha é sinônimo de calmaria. Com as mesmas (e típicas) vielas e casinhas brancas, e igrejas, com as cúpulas azuis, Santorini é puro charme! Pode-se chegar também por avião ou ferry boat. Eu saí de Mykonos e fui para Santorini de ferry (uma das boas companhias é a Sea Jet, com várias saídas de barcos ao dia e duração aproximada de 2 horas entre as ilhas). Ao chegar ao porto, eu indico alugar um carro, pois as praias mais bonitas são um pouco afastadas do centro (Firá). Uma das atrações principais é o passeio de barco até o vulcão Nea Kameni — diz a história que a ilha surgiu a partir desse vulcão. Não deixe de andar sobre as pedras vulcânicas e se deliciar com a vista!
Praias que indico
Red Beach
Praia incrivelmente linda, cercada por paredões vermelhos (por isso o nome). Não deixe de conhecer!
Perissa
Considerada uma das melhores da ilha, tranquila e com boa infraestrutura. Ideal para ter contato com a areia vulcânica praticamente presente em todas as praias de Santorini.
Perivolos
É a praia “mais urbana” da ilha, mais cheia, mas ainda assim vale a visita!
Onde ficar na ilha: Um hotel incrível é o Volcano View. Fiquei hospedada nele e, quando voltar à ilha, novamente! Fira 847 00, Santorini.
Ainda tem algum dúvida? Deixa um comentário que a gente responde!
Quer mais dicas de destinos internacionais? Clica aqui! Você também pode deixar seu nome e e-mail no nosso cadastro!