Se você procura o que fazer nos arredores de Brasília, vai adorar sabe que tem uma cidade bem pouco explorada pelo brasiliense, mas que merece nossa atenção, ainda mais agora em que os principais atrativos turísticos perto de Brasília estão lotados. No fim de semana passado fui descobrir o que fazer em Planaltina de Goiás.
E olha… vou te contar que deu trabalho. É estranho, porque o povo de lá diz que não tem nada pra fazer. Só que eu fui espremendo, buscando, lendo relatos antigos, ligando pra prefeitura, pra morador antigo e descobri preciosidades!!! Vamos à lista!
Lagoa Formosa
Vamos começar pelo atrativo turístico mais conhecido: a Lagoa Formosa. A Lagoa fica na área rural de Planaltina de Goiás. Ela é grandona!!! Tem 13 quilômetros quadrados e reúne vários sítios e casas para alugar, uma prainha aberta a toda população, balneários para passar o dia e clubes náuticos. Já conto detalhes de cada um.
Entretanto, quero contar sobre a história da Lagoa. Ela teve importância fundamental na construção de Brasília e foi palco de vários festivais de rock antigamente. Renato Russo, por exemplo, participou de vários shows lá e ia com os amigos no fim de semana para acampar.
O espaço também era muito procurado pela turma que gostava de acampar e curtir a natureza. Hoje, a Lagoa tem pouca área com mata original, tem um bom bocado desmatado. Mas antigamente tinha fauna e flora riquíssima. Sorte que tem algumas iniciativas como a do Juno Rocha, que criou a Ecovila da Lagoa para ajudar na preservação. Depois faço um post só sobre a Ecovila.
Balneário LagoaTur
O balneário LagoaTur é o mais antigo. Tem quase 40 anos!!!!! Fica na ponta da Lagoa Formosa. Foi o primeiro local que fomos. Custa 20 reais para passar o dia. Tem piscina adulto e infantil, parquinho para as crianças, área de churrasqueira e restaurante com comida caipira.
Se você quiser, pode só almoçar. É só ficar menos de 3 horas no local. Foi o que fizemos. Pedimos peixe e carne assada. Como um dos colegas estava com vontade de comer pequi, eles foram muito gentis. No lugar de batata-frita veio um pratão de pequi!!!!
O balneário ainda tem uma casinha e dois chalés para alugar. A diária da casa para 4 pessoas está 270 reais. O chalé para 2 pessoas custa 140 reais. Eles ficam abertos de quinta a segunda, das 9h às 17h. Fomos no domingo e o local estava vazio demais, foi bem legal! Mas falam que tem dia que lota e tem barulho demais. Acho que vale ligar antes para saber como está. Eu odeio som automotivo e tava chegando um carro assim lá. Mais infos pelo telefone 61 99643-6354.
Gruta dos Milagres – Planaltina de Goiás
Essa eu soube por um seguidor do meu insta @babilins que disse que eu precisava conhecer a Gruta dos Milagres em Planaltina de Goiás. Quando fui ver, pirei!!!! Gente, como é que as pessoas falam que não tem nada lá?
A Gruta dos Milagres está em uma propriedade particular, mas é aberta à visitação. A entrada, pelo menos por enquanto, é gratuita. O local é tão incrível que tem arte pré-histórica de 11 mil anos.
Na entrada da gruta tem uma estátua de Nossa Senhora, de 1960. Além de um altar com fotos, imagens de santos, pedidos e orações. O local recebia muitos casamentos e batismos, sendo um lugar sagrado para os moradores mais antigos.
Se você for inventar de entrar na caverna, procure um guia. É importante usar equipamentos de segurança, isso porque a caverna tem muitas subidas, descidas e passagens estreitas. Ligue para prefeitura de Planaltina de Goiás que eles podem te ajudar com isso.
Poço sem fundo – são dois!
Esse é para quem gosta de mistérios…. A cidade tem dois poços sem fundo. Os bombeiros já foram lá e jogaram uma mangueira com um peso pra ver qual a profundidade e nada!
É um lugar que divide opiniões. Tem morador que adora ir lá nadar quando tá calor. Tem morador que nem chega perto. Como o trem não tem fundo, reza a lenda que tem muitos corpos lá dentro. Assim como carros roubados que são jogados nos poços.
O mais famoso fica no Bairro de Paquetá. Alguns dizem que caiu um meteroro, outros que foi uma caverna de dolina que encheu d’água e ainda tem gente que diz que era de mineração.
Além disso, quem conhece a lenda do ouro do Urbano diz que lá é um dos pontos mais relevantes. Um bandeirante chamado Urbano deixou uma carta para coroa portuguesa dizendo que escondeu tesouros na região. Ele descreveu como chegar nessa carta e o documento cita “um poço verde sem fundo”.
Mirante e rampa de Voo Livre
É uma das vistas mais bonitas do Centro-Oeste! Vários amigos meus amam esse lugar, que também é cheio de mistérios…. Tem um livro Brasília Mística, que garante que o local é fonte de poder e local de pouso e contato com seres de outros planetas.
Se é ou não, eu não sei. Mas se não tem ninguém pousando ali, tem decolando!!! É que há mais de 30 anos campeonatos nacionais e internacionais de voo livre saem de lá. É um dos melhores pontos do Brasil para decolar.

Só tem um detalhe. Tem uma briga danada para saber quem é dono da área. Se é Formosa ou Planaltina de Goiás. A questão tá na justiça. Por isso, volta e meia o local está fechado para visitação. É preciso ligar para prefeitura antes de ir.
Vale ir para ver o sol nascer ou em dia de Lua Cheia! Meus amigos costumavam acampar lá também. Se estiver aberto, já aproveite que essas últimas noites têm sido belas e quentes. Na época da seca é um frio danado lá em cima.
Outros Clubes, sítios e atrativos de Planaltina de Goiás
Além do balneário LagoaTur, a Lagoa Formosa tem opções para todos os bolsos e gostos. Para quem quer alugar um local na beira da Lagoa, tem como opção o Pontal da Lagoa, um sítio com espaço de festas para quem quiser passar um tempo ou fazer um evento, como um casamento.

Já quem quer só um lugar de graça para entrar na água e se refrescar, é só procurar a Lagoa do Povo. É um trecho que foi desapropriado pela prefeitura para abrir uma prainha para os moradores poderem entrar de graça. Nos dias de calor, tem ambulante por lá vendendo bebidas e comidinhas.

Para encerrar, temos o Balneário Santa Maria, que está lá há 20 anos. Eu não fui, mas vi as fotos e achei interessante. Tem toboágua e várias piscinas. Tem também restaurante com vários petiscos e almoço. Mais informações no telefone: 99407-8197
Como chegar em Planaltina de Goiás
Da rodoviária do plano piloto até lá são cerca de 60 quilômetros de chão. É só pegar a saída para Sobradinho, seguir pela BR 020 e virar à esquerda depois de Planaltina DF. Planaltina de Goiás também é conhecida como Brasilinha.
Nossa ida foi de moto. Meu pai, Claudio Lima, que é do Motoclube Águias do DF, me chamou para dar uma volta de moto e fomos cedinho para aquela região. Fui pilotando a moto do meu primo. A estrada até Planaltina de Goiás é muito boa, só que depois que entra na cidade… Jesus amado. Só Deus na causa. Parecia que estava treinando para rally com tanta cratera.
Mas ignore a pista horrenda, porque a história da cidade vale a pena e a comidinha na beira da Lagoa Formosa também! Ah! saiba que o blog está cheeeeeeio de locais assim.
Venha para o Time de Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
15 comentários
Olá Bárbara, moro aqui nessa cidade hà 28 anos, mas não o conheço completamente. Muito obrigado pelas informações 😃
Opaaaa! E se souber de algo que não citei, me avise!!!
Sou morador dessa cidade, existem outros lugares como por ex: a igrejinha do cerrado, o rio cocal as nascentes do rio Maranhão e outros, mas parabéns pela a iniciativa e também desfrutar da nossa cidade
Que dicas maravilhosas!!
Bárbara ducéeeu!! Amei seu blog. Esse ano o que estiver permitido entrada, vou querer visitar quase todos! Só achei bem salgada a visitação do Park Way. 200 taokeis é um pouco d+… Beijo!
kkkkkkkkkkkkkk Também acho!!!!! Mas se liga que do ladinho lá tem uma bem mais baratinha. É a Lydia!
Ótimas dicas. Frequento Brasilinha há mais de 30 anos e nem sabia dos poços. Sugiro que os licais tenham mais dicas de localizacao, como coordenadas. O segundo poço não ficou claro onde ficam Mas ótinas dicas. Ah. Tem uma igrejinha abandonada tb…
Sim!!!! Precisa de divulgação!!!
Oi, Bárbara, tem um lugar muito bacana também chamado “Cascalheira”. No google maps aparece como “Cascalheira vista da lagoa”. Trata-se de um mirante próximo da divisa GO/DF que a galera da bike frequenta.
Abraços, Linhares
Que massa, Linhares! Vi agora no google e amei! Já quero ir lá.
Estive por lá esses dias e disseram q não tinha nada turístico, e hoje descubro esse tanto de maravilhas, obrigada pelas dicas, ganhou uma seguidora!🥰👏👏
Pois e… a ainda tem mais! Vou subir mais um atrativo hoje!
Eu e minha família moramos aqui na cidade há mais de 30 anos e o poço foi um dos nossos pontos de passeios quando éramos moleques.
O poço sem fundo, na verdade, tem fundo. Seu nome é poço escuro. Eu e um irmão, Geraldo, boiamos lá há uns 10 anos e amarramos uma marreta na ponta de uma corda e a afundamos em 3 pontos diferentes de seu meio. O mais profundo deu 20 braços de corda, o que deve dá cerca de 18 metros. Não é sem fundo, mas 18 metros abaixo d’água é muito fundo. Postamos um vídeo amador no YouTube, embora a gravação seja de péssima qualidade, dá pra ver bem o local. Quem se interessar pelo vídeo, procure no YouTube por POÇO ESCURO, PLANALTINA DE GOIÁS. É fácil de achar. Obrigado pelo post! Abraços!
Que massa saber disso!
Olá Barbara
Só faltou citar a Ecovila da Lagoa !!!
Estamos com Novidades !!!!
Abraços