Uma coisa é certa nesta quarentena… nem todos casais que começaram juntos, vão terminar juntos. Tá aí a China para provar. Depois que os serviços públicos reabriram por lá, houve uma corrida maluca aos cartórios. Milhares de casais querendo o divórcio urgente.
Por aqui, os portais de fofoca já enumeram a lista de famosos que acabaram relacionamentos. No mais recente, a cantora Luísa Sonza foi bem clara ao dizer que o casamento com Whindersson Nunes já não estava bom, mas o fato de estarem 24 horas juntos devido a quarentena acelerou o processo.
Vale a pena mesmo continuar?
Bem… se o seu casamento já era mais motivo de tristeza do que de alegria antes da quarenta, agora provavelmente ele vai desabar. E isso não é necessariamente ruim! Gente, a vida é muito curta para não ser feliz.

Sei que é difícil e que pode dar agonia só de pensar. O cotovelo aqui já doeu demais. Mas essa pode ser a chance de você sair da maior furada da sua vida! Tá no inferno, abraça o capeta e vai sofrer tudo de uma vez, quarentena e fim de relacionamento porcaria.
Mas se o seu relacionamento é bem bacana e vocês só não sabem o que fazer tanto tempo olhando um para cara do outro, reuni algumas dicas de quem entende do assunto para vocês saírem juntos do outro lado.
Meu noivo e eu estamos usando quase todas essas dicas e nossa vida ficou beeeeeeem melhor! Confira.
Olhe para seu cérebro dos casais na quarentena
Essa dica veio da Universidade Albert Einstein, em New York. As pesquisadoras Helen Fisher e Lucy Brown saíram escaneando o cérebro de casais que estavam juntos e felizes há vários anos.
Eles descobriram que algumas áreas do cérebro deles eram mais ativas do que em pessoas cujos casamentos acabavam rápido. Três áreas chamaram mais atenção.
Uma dela foi a área relacionada à empatia. Casais que estão juntos há muito tempo e que aguentaram guerras, conflitos, várias reuniões de família juntos tendem a se colocar mais no lugar do outro. A se perguntar e tentar entender o que o outro está passando.

Outra área que as pesquisadoras encontraram super ativada foi uma relacionada à habilidade de controlar seu stress e emoção. Eu sei que muitas vezes a gente tem vontade de jogar o parceiro da varanda. Mas e se a gente começar a enxergar de onde vem esse sentimento? Porque eu tô sentindo isso?
O Leandro e eu reconhecemos que não nos deixar levar pelos pensamentos e emoções é um dos pilares do nosso relacionamento. É o que nos trouxe até aqui. Por isso, investimos em meditação (inclusive juntos) para aperfeiçoamos essa habilidade.
Falando nisso, aqui no blog tá cheio de dicas de como aprender a meditar, viu? Clique aqui.
Por fim, as pesquisadoras descobriram que esses casais não ficam remoendo o que não gostam no parceiro. Eles focam no que gostam um no outro. Para isso, a ideia do Leandro foi que fizéssemos uma lista com o que mais gostamos um no outro. Pode ser uma ideia para vocês.
Mantenham suas vidas particulares
Uma pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que mais do sexo, o que faz casamento acabar é falta de privacidade e tempo sozinho. Não sufoque seu parceiro!
Gente, vamos parar com essa ideia de que ele ou ela é a tampa da sua panela, a outra metade da laranja, essas besteiras. Vocês são dois seres independentes e assim devem ficar.

Respeitem os momentos particulares um do outro. Não inventem de fazer tudo juntos o tempo todo. Arranje o que fazer que te dê prazer sem que isso envolva o outro.
Como não dá pra viajar agora, arranje um hobby só seu, se inscreva num curso online para aprender uma nova habilidade, invente um prato novo, descubra um jogo diferente, arranje um projeto daqueles Faça você mesmo, busque novos livros. Aqui no blog tá cheio de dicas.
Façam planos e programações juntos
Uma vez ou outra durante essa quarentena, “saiam” juntos. Por sair juntos, eu digo “fazer o ritual” de quando saiam. Se arrumem, pensem o que vão pedir ou façam uma comida especial. Algo que faça os dois felizes.
Façam planos também para o fim de semana. Aqui em casa já teve o fim de semana de filmes com temática zumbi e dias de “viajar”, quando colocamos músicas, filmes e comidas típicas de algum lugar.

Programem-se para pegar sol, cozinhar, dançar ou ler juntos. Vale até planejar dia de faxina ou de fazer limpeza do guarda-roupa, separando itens para doação.
Também evitem ficar de pijama o tempo inteiro. Lógico que dá preguiça. Mas porque não se arrumar para o outro? Não colocar um perfume, mudar o cabelo, colocar uma maquiagem. Faz bem e o outro vai se sentir valorizado. Além de fazer bem pra gente, né? Autocuidado!
Mantenham o carinho
Pode parecer óbvio, mas vale a pena lembrar a todos os casais na quarenta: toquem-se! Não só sexualmente. Faça carinho, massagem, beije, abrace seu parceiro. Quando somos tocados por alguém que temos confiança, disparamos hormônios de felicidade, o que reforça a conexão.
Manter o carinho não só nos gestos, mas na fala. Conheça mais sobre a comunicação não violenta. Fingir que nada está acontecendo não vai resolver nada. Acusar o parceiro e sair falando que nem louco, também não.

Um jeito simples de tentar solucionar um problema é expor o que você sente (nunca de forma acusatória) e propor uma solução.
No lugar de “você é muito bagunceiro. Porque não para de jogar essa toalha molhada na cama?”, que tal “eu não consigo dormir com a cama molhada, isso está prejudicando meu sono, será que se a gente colocar um cabideiro ao lado da cama fica mais fácil para você pendurar a toalha?”
Muitos casais na quarentena fogem de conversas difíceis achando que o relacionamento vai acabar assim. Muito pelo contrário. É a falta de diálogo honesto, por mais difícil que seja, que acaba relacionamento.
E olha… Mesmo seguindo tudo isso, as coisas podem dar errado e acontecerem momentos de tensão. Mas só de vocês se esforçarem, já mostra que os dois estão comprometidos. E como minha avó, outra especialista no assunto casamento longos, resumia: “não tem nada disso de paixão, casamento só dura com cumplicidade e compreensão”.
Venha para o time dos Descobridores!
Meu blog foi sempre pra te tirar de casa… agora publico posts pra te deixar aí! Se você quiser receber toda semana os melhores posts é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas!
6 comentários
kkkkkkkk o título ficou bom, mas o texto melhor ainda… se tá no inferno abraço o capeta é demais… valeu pelas dicas! vamos seguindo…
kkkkkkkkkkkkk é a vida, né? valeu, Diogenes!
Que legal!! Acho que o melhor do texto é que é real, você vive a coisa que fala. isso tem um peso muito importante, vivenciar a coisa dá uma credibilidade. Gosto disso. E realmente, há momentos em que a gente quer dar uns cascudos no parceiro, rsrs. Dialogar é um caminho que vale a pensa sempre. E se há amor, as tentativas serão sempre surpreendentes para ajustar as coisas. Assim é a vida. Parabéns pelo artigo, Bárbara!
Poxa, Sara! Lindeza demais ler isso logo cedo. É minha proposta. Só coloco aqui o que testei, o que acredito. Valeu pelo feedback!
Minha filha, até printei um pedaço pra reforçar diariamente em mim e fazer correções de trajetória. Às vezes percebo que estou fora do curso. Ainda bem que há quem esteja passando por isso com cabeça parecida com a nossa (idade, familiaridade, costumes): você, praticamente da nossa família! ❤️ Valeu, Babi! Amei o texto! Tô arregaçando as mangas aqui e vou botar umas novidades (do texto) em prática!
Beijos, honey! Cuidem-se!
Léo, tu é muito evoluído!!! Vamos juntos nos tornar pessoas melhores com nós mesmos e com quem nos amamos. Estamos no mesmo caminho, querido!