Hotel Donati: como é se hospedar dentro do Parque Nacional do Itatiaia

Chalés aconchegantes, trilhas espetaculares para qualquer idade, comidinhas saborosas com ingredientes frescos do local, uma piscina aquecida com vista linda e uma biblioteca que dá vontade de devorar! Tudo isso DENTRO do Parque Nacional do Itatiaia (RJ). Assim é o Hotel Donati, uma bela opção de hospedagem no meio da Mata Atlântica.

A gente ficou sabendo do hotel por um amigo fotógrafo montanhista, o Elias Maio. Ele viu nos meus stories do @babilins que estávamos nessa região e disse que precisávamos ter a experiência de dormir no Parque Nacional do Itatiaia. Quando lemos sobre a história do Hotel Donati, piramos e viemos de mala e cuia para um fim de semana.

Veja agora como é se hospedar e saiba tudo sobre alimentação, hospedagem para cadeirantes, atendimentos terapêuticos, paisagens exuberantes e muito mais. É um destino e tanto para quem procura o que fazer nos arredores do Rio de Janeiro.

Como são os chalés do Hotel no Parque Nacional do Itatiaia

Hoje o Hotel Donati tem 23 chalés. Eles ficam divididos em diferentes áreas do terreno. São três tipos diferentes. Tem desde os que estão na mesma construção, mas são independentes, até o individual com banheira de hidromassagem.

Todos eles possuem lareira e guardam a história desse hotel único. O que ficamos, por exemplo, tem mobiliário da época preservado, o que é um atrativo por si só. São armários pintados à mão, luminárias raras que foram importadas de Nova York, tudo bem conservado. Não é um hotel onde você vai encontrar tudo que existe de mais moderno e novo no mundo, muito pelo contrário. E isso é o charme.

Tem ainda um chalé especial. É o que abrigava Alberto da Veiga Guignard, um dos mais renomados pintores brasileiros. Conhecido por ser paisagista do modernismo é dele a obra Vaso de Flores, que foi arrematada em 2015 por R$ 5,7 milhões, tornando-se até então, a obra de arte mais valiosa de um brasileiro já vendida em um leilão.

O chalé que ele ficava no hotel dentro do Parque Nacional do Itatiaia é o número 1. Ele deixou sua marca inconfundível em retratos e nas portas e janelas da Casa Central e no pequeno chalé onde morou por várias temporadas. Da próxima vez, vou querer ficar lá.

As atrações do Hotel Donati

A lista de atrações é grande! Não é à toa que esse hotel dentro do Parque Nacional do Itatiaia é tão procurado pela turma da fotografia, montanhistas, famílias que querem se desconectar, observadores de pássaros e grupos que promovem retiros e outras vivências. É um lugar encantado!!!

E todo esse diferencial começa na recepção mesmo! Lá, a gente descobre que o hotel é de 1931 e funciona quase como um museu. No segundo andar, por exemplo, eles preservam um quarto com todas as características e mobiliários da época da fundação. Tem também muitas fotos e registros de hóspedes ilustres. Vinicius de Moraes, por exemplo, fez um poema dedicado ao hotel que está neste andar.

Ainda no mezanino, tem o meu xodó… a biblioteca! Não posso ver uma que fico enfeitiçada. Aquela então! São dezenas de livros clássicos e algumas raridades. Tinha a coleção completa do Machado de Assis, livros de Herman Hesse, Alice Walker, Clarice, George Orwell, John Steinbeck, Guimarães Rosa, Dostoievsky e por aí vai!

O que fazer no hotel dentro do Parque Nacional do Itatiaia

Outra coisa que me fez apaixonar pelo hotel é o fato deles terem várias atividades para família inteira. A criançada tem jogos de carta e tabuleiro para se divertir. Funcionários ficam responsáveis pela recreação delas em alguns momentos específicos do dia. Seja com desafios, gincanas ou ensinando jogos.

Além dos funcionários, eles têm uma relações públicas incrível. É a Sofia, neta da dona. A menina é um espetáculo. Bem articulada e inteligente, ela está sempre criando uma brincadeira com as crianças ou compartilhando com nós adultos as inúmeras histórias que conhece. A gente se apaixonou!

As crianças têm ainda bolas e quadras de esporte para brincar. Fora a sala de jogos que conta com ping-pong, pebolim e sinuca. A sala de jogos fica bem ao lado da recepção, o que facilita muito por ser bem centralizado.

Para fechar com chave de ouro, o hotel Donati também tem piscinas e sauna seca. O destaque fica por conta da piscina aquecida. Ela é seeeeeensacional! É linda e tem uma vista gostosa da mata atlântica e do jardim lá fora.

Acessibilidade e trilhas na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia

E tem mais! O que ganhou meu coração de vez foi o fato deles terem criado um chalé adaptado para cadeirantes. A Ju do projeto Montanha para todos volta e meia está lá. Isso porque o chalé oferece estrutura adaptada para banho, cama, cozinha.

No banheiro, eles instalaram barras de apoio e a pia é elevada. Na cozinha, a mesa também ganhou a altura correta para caber a cadeira de rodas e os bancos de apoio podem ser retirados. O quarto é espaçoso para locomoção tranquila e as portas são bem maiores que as dos chalés convencionais.

Outro ponto de acessibilidade são as trilhas da parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia, que é onde o hotel está. Algumas são bem tranquilas. Vimos muitas pessoas acima dos 70 anos de idade e crianças de colo nele.

Comidinhas e atendimentos terapêuticos

Pra encerrar nosso post, a cereja do bolo. Literalmente. Deixei o melhor por último. Gente…. aquelas comidinhas são divinas!!! O Hotel Donati tem pensão completa. Café da manhã, almoço e janta. E cada dia foi uma surpresa diferente. Pensa numa comidinha saborosa, que preza por ingredientes frescos e locais.

Super recomendo o Galleti de Legumes, as trutas, o doce de abóbora, a torta de limão e o pão caseiro! Para beber, cerveja artesanal Witbier Via Láctea. Amamos. Ah! Tem ainda o queijo da roça seeeensacional que comia no café da manhã, no almoço e na janta. Ehehehe.  Vocês precisam provar.

Depois de cuidar do corpo, que tal cuidar da mente e da alma? No Hotel Donati, a Nalu cuida da Montanha Azul, que é a área responsável pelos atendimentos terapêuticos. Tem tarot mitológico, Florais de Bach, Massagem relaxante, reflexologia podal, escalda pés com ervas locais, entre outros. É para voltar transformado!

Quanto custa a diária dentro do Parque Nacional do Itatiaia

O valor da diária para o hotel Donati varia dependendo da época do ano. Se é fim de semana, se é feriado ou fim de ano. Para uma hospedagem com pensão completa, o valor inicial é de cerca de 550 reais. Isso para o casal. Chegando na sexta e saindo no domingo, com café da manhã almoço e janta, o valor fica em torno de 1.100. Esses foram os preços para novembro de 2020. É preciso verificar com eles. o telefone é o 24 99880-1286.

Aproveite que o hotel já está vendendo o pacote de Natal com três dias e Fim de ano com 5 dias. O Leandro e eu estamos nos organizando e, se fomos ficar no Rio, devemos comprar esse pacote e voltar para aquele paraíso. É para começar o ano com muita paz e tranquilidade num lugar mágico! A gente se vê lá!

Ah! Se quiser mais opções de lazer no Rio de Janeiro, clique aqui! Descubra um mundo de possibilidades além de praia.

Venha para o Time de Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

13 comentários

Iandra Carla 25 de novembro de 2020 - 11:49
Texto maravilhoso, mostrando tanto encantamento, e tão perto de nós....
Bárbara Lins 25 de novembro de 2020 - 20:55
Fico feliz que tenha gostado, Ianda!!! Eu me apaixonei e pretendo voltar logo!
Lucas Sampaio 27 de novembro de 2020 - 17:32
Pra mim é gratificante morar em Itatiaia e trabalhar neste hotel dentro do Parque Nacional. Sua matéria ficou sensacional e muito bem elaborada. Ter hóspedes como vocês é muito significativo pra nós. Obrigado por tudo.
Bárbara Lins 28 de novembro de 2020 - 10:49
Lucas, ter você nos contando a história desse lugar com tanta paixão foi um diferencial!
Leandro Discaciate 3 de dezembro de 2020 - 14:28
Lucas, você é um profissional e tanto! Fomos muito bem tratados por você, sempre atento e disponível. Ficamos agradecidos por sua atuação.
Maria Beatriz Altschuller 27 de novembro de 2020 - 22:58
Donati é pedaço de paraíso!!! Se pudesse, ficava 1 mês... amo aquele lugar.
Bárbara Lins 28 de novembro de 2020 - 10:48
Eu também, Maria Beatriz! Ficaria um bom tempo!
Beth 29 de novembro de 2020 - 09:13
Amei e pretendo conhecer!
Bárbara Lins 2 de dezembro de 2020 - 18:39
Vai amar, Beth!
Mauricea Rodrigues 2 de dezembro de 2020 - 11:11
Gostaria de saber valores para fim de ano
Bárbara Lins 2 de dezembro de 2020 - 18:38
Oi, Mauricea! O telefone de lá é o 24 99880-1286
fernanda moret 29 de abril de 2021 - 12:16
olá! as instalações dos quartos estão ok? fiquei com medo de ir e te mofo ou coisas assim por conta de ser antigo. pode falar mais sobre isso? agradeço
Bárbara Lins 1 de maio de 2021 - 08:07
Fernanda, sou bem sensível a mofo. Quando fomos estava chovendo e mesmo assim não senti nada! As instalações estão muito bem cuidadas.
Adicionar comentário