Igreja esquecida no meio do Cerrado vira ponto de parada de trilheiros e turistas em Planaltina de Goiás

Fazia tempo que eu queria conhecer mais atrativos turísticos de Planaltina de Goiás. Já tinha escrito aqui no blog opções de lazer na cidade e turismo (veja aqui), mas buscava algo mais na natureza.

 Foi assim que descobri duas coisas legais. Na verdade, três… A primeira já coloquei aqui no blog. É um sítio de produção de mirtilos aberto ao turismo. Esta segunda descoberta é ponto dos trilheiros de Planaltina de goiás, mas eu desconhecia. A terceira é que as condições para chegar em Planaltina de Goiás estão beeem melhores. O asfalto tá novinho! Minha coluna agradece.

A doida história da Igreja de Santa Catharina em Planaltina de Goiás

Primeiro, é bom saber que esse destino ficou esquecido de todos durante 50 anos!!! Olha que história curiosa que começa séculos antes do outro lado do oceano…. Na época das grandes navegações, parte do território na Costa Oeste da Índia foi colonizado por portugueses! E eles mandaram por lá durante 4 séculos!!!

Só que em 1961, eles foram expulsos de lá e procuraram outro lugar para fincar raízes e construir uma cidade no mesmo modelo de Goa, que era o principal ponto de portugueses da Índia. Souberam da construção da nova capital e um local ermo no meio do Brasil.

Dado esse cenário, tiverem a ideia de migrar para o Cerrado e construir no meio do nada uma “Nova Goa” em Planaltina de Goiás. Começaram construindo a capela, que é uma cópia perfeitinha da igreja de Santa Catarina de Alexandria, construída há 500 anos na Índia. Olha como são parecidas!

Depois, o plano envolvia construir um vilarejo para cinco mil habitantes para receber portugueses, fiéis, turistas e por aí vai. Só que a turma não se adaptou e decidiu deixar Planaltina de Goiás e voltar para Europa. Como a igreja era realmente no meio do nada, foi completamente esquecida por todos.

Como chegar e turistar na igreja de Santa Catarina

Foi só em 2013 que a igreja foi “redescoberta” por um agricultor que estava andando no meio do Cerrado. Os fiéis se mobilizaram, descobriram toda história e buscaram reativar a igreja para a população de Planaltina de Goiás.

Hoje, ela só é aberta em datas específicas, mas virou point de turistas e dar turma que ama fazer trilhas e coloca lá como ponto de parada. Especialmente da turma do pedal. Ciclista já incorporaram a igreja no roteiro.

Quem tiver interesse em visitar, deve ficar atento. Ela é no meio do nada. Fica pertinho da Lagoa Formosa e da pista que leva para Chapada dos Veadeiros. Pouco antes de São Gabriel. São poucos metros de estrada de chão, mas tem um detalhe.

Quem sair do Centro de Planaltina de Goiás, basta seguir o Google Maps. Já quem for seguir o GPS deve ficar atento!!!! Isso porque a estrada inicial que ele dá pega um pequeno trecho beeeem esburacado. A gente tava de 4X4 e passou, mas não é qualquer carro que passa ali não.

Fuja do trecho que circulei no google maps. Prefira entrar no asfalto antes e depois virar à direita. Assim você foge da buraqueira! Como também mostrei no meu insta @babilins.

Por fim, só tenha cuidado e não vá sozinho. E aproveite para conhecer os outros atrativos turísticos de Planaltina de Goias, que já coloquei aqui no blog!

Posts Relacionados

Moulin Vert tem animais, piscina aquecida e muito mais para quem busca o que fazer com criança em Brasília

A China em Brasília! Evento gratuito reúne cinema e oficinas a partir de sábado

Chalés para alugar e sinalização reforçada: Cachoeira do Indaiá, pertinho do DF, tem novidades!