Quer saber tudo sobre um dos lugares mais surpreendentes da Chapada dos Veadeiros? Então conheça o Complexo do Macacão! Gente, a ida valeria apenas pela coluna rochosa, que leva o nome de Catedral. Vai te deixar de queixo caído! Só que Macacão tem muito mais!!!

Minha ida à Cachoeira do Macacão foi um convite da cerveja Corona, que está montando vídeos lindos com alguns dos roteiros da região. É o Rotas do Cerrado. Fui com um time de outros apaixonados por natureza e viagem para desbravar nossas belezas e mostrar tudo para vocês! Nos meus stories no insta @babilins estou mostrando tudo. E já já teremos vídeos irados!
Como é a estrada para Macacão na Chapada dos Veadeiros
De Alto Paraiso até o estacionamento que dá início à trilha, são 40 quilômetros. Saímos da Casa Jardim, onde estamos hospedados em Alto Paraíso, e levamos cerca de 1h30 para chegar lá. A maior parte do percurso é em estrada de chão. Tem carro baixo que vai, mas eu não recomendo muito não. A não ser que você seja do time que não tem dó do carro.
A estrada neste momento, agosto de 2021, está boa. O único problema são aqueles subidões onde o carro patina um pouco. Um conselho é alugar um carro 4×4 ou contratar uma agência que tenha. Hoje, é preciso guia para entrar na Cachoeira do Macacão na Chapada.
O caminho é lindo até o estacionamento Mari e eu no carro da Kmon Vip
Como é a trilha para Macacão na Chapada
Não é super fácil não, já adianto. Minhas pernas que o digam…. Heheheheh. A trilha para Cachoeira do Macacão na Chapada dos Veadeiros é média, com um trecho mais complicado. Mas calma! Não é das piores na Chapada dos Veadeiros não. Já mostrei outras aqui.
São 4,5 quilômetros ida e volta. A maior parte é tranquilona, só precisa atenção por conta de pedras soltas. O único ponto canseira é o fim dela, que tem um trecho beeeeeem íngreme.

Em alguns momentos você vai precisar agachar e ir bem cuidadoso. Mas se for devagarzinho, sem maiores dramas. Inclusive, nosso Guia, o Matheus Mendes, leva crianças para a Cachoeira do Macacão. Como é uma trilha curta, as crianças se dão super bem.
Como é o passeio (melhores pontos)
O primeiro trecho é bem simples. Trilha sem mais desníveis. Neste primeiro momento, eu destaco o Mirante da Cachoeira da Escadaria. É surreal! Só agradecia à Deus por aquele espetáculo!!! A árvore onde a gente se senta estava com as flores toda amarelinhas e ao fundo aquela belezura imponente.

Logo depois, tem um lajedo. É um caminho curto em que passamos pelas rochas e atravessamos o rio num ponto raso. Ele dá acesso à catedral, que é o espetáculo da vida. Jesus, que lugar. É a virada de rio mais linda desse mundo!!!!
A Catedral leva esse nome, pois possui uma formação no topo que lembra uma cruz. É um absurdo de linda. E de lá já temos a vista para o poço do Totem, onde muita gente aproveita para já matar a vontade de nadar.
Poço do Totem Parte inferior da Catedral
Seguimos para a parte mais exigente de subida e descida. São uns vinte minutinhos indo devagar e… você chega na Cachu maravilhosa. O poço é divino e não é difícil ir nadando até a base da cachoeira. Eu não sou a pessoa mais corajosa desse mundo e cheguei lá para aproveitar a hidromassagem poderosa. Na parte debaixo tem outra prainha delícia!!!!
Quanto custa e melhor época para ir
A entrada para a Cachoeira e Complexo do Macacão na Chapada dos Veadeiros custa 40 reais por pessoa. Crianças paga meia. Gente, lembra de levar dinheiro. Lá não tem sinal de telefone, internet, nada. Não rola cartão.
A melhor época para ir é no comecinho da seca (junho e julho), quando não chove e ainda está verdinho. Mas tirando o período de temporais, é sempre delicioso o passeio por lá.
Sem sombra de dúvidas, o Macacão é um passeio que você deve experimentar na Chapada: Para lavara a alma e ver paisagens de agradecer à Deus por tanta generosidade! Ameeeeiiii! E depois da trilha… teve recompensa.

Se quiser conhecer outras Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, clique aqui!
Meu agradecimento também à turma da Agência Mentha, Agência Kabe e 8dobem agência de imagem. Além da Casa Jardim, onde fiquei hospedada em Alto Paraíso.
2 comentários
Bárbara, super adoro suas dicas. Lugares lindos, pertinho do DF e tudo bem explicadinho. Parabéns!!👏🏻👏🏻🥰
Agradeço demais, Éris!