A partir de hoje, toda terça-feira vou postar dicas e técnicas para ajudar quem, como eu, está começando a meditar. Há pouco tempo descobri os benefícios dessa prática e estou sempre buscando formas de encaixar a meditação na minha rotina e no meu jeito. Existem várias formas e uma vai te ajudar também!
Existem muitos estilos. Todas as grandes tradições religiosas têm certos procedimentos que denominam meditação. Vamos começar com uma das técnicas mais usadas no mundo:
Meditação para Plena Atenção
É uma das mais tradicionais e foi baseada nas instruções de Buda. A ideia aqui é trazer o participante para o presente com uma âncora. A mais comum é a respiração.
O ponto de partida é o corpo físico, então procure um lugar calmo onde possa sentar confortavelmente. Não precisa sentar em pose de lótus, pode ser numa cadeira mesmo. Também aconselho a não deitar, já capotei enquanto meditava deitada e perdi o horário do trabalho. Não é nada relaxado demais, nem tenso demais.
Feche os olhos e comece a prestar atenção na respiração. Sinta o ar passando pelas narinas, enchendo os pulmões. Observe como começa, a pausa e a expiração. O mais interessante é focar onde mais você sente a respiração. É quando passa pelo nariz? É no umbigo? No peito subindo? Vá prestando atenção no seu corpo.
Não se preocupe, você vai começar a ser inundado de pensamentos. Vai pensar no que você fez, no que deveria ter feito, no que tem que fazer. Vai vir aquela ideia genial, a necessidade de se mexer, a vontade de tirar o esmalte…. Sério. Até nisso. Teve um dia em que não conseguia parar de pensar na minha unha descascada.
Nada disso tem problema. Perceba que estava viajando e volte para respiração. Só de você ter essa consciência já significa que está meditando. Você saiu do automático! Parabéns. Volte para respiração e tente manter o foco lá.
Cada esteja ficando muito ansioso porque não consegue ficar muito tempo na respiração, experimente trazer sua presença para o momento presente com o que está ao seu redor. Tente perceber todos os barulhos, eles estão longe ou perto? Sinta sua perna tocando o chão, a pressão é grande ou leve? Como está o clima? Calor, frio?
Se mesmo assim os pensamentos continuarem. Rotule eles, mas sem julgar. Fale mentalmente: pensando sobre o meu trabalho, pensando sobre o dever da faculdade, sobre as compras do mês… etc e tal. O próprio ato de rotular já te dá presença, coloca uma moldura no pensamento fazendo com que você não se identifique com ele.
Você pode começar com pouco tempo, uma coisa que eu fazia antigamente era programar o despertador para acordar dez minutinhos mais cedo para meditar. Qualquer tempo já promove mudanças incríveis.
Bem, semana que vem tem mais! Se quiser dicas de aplicativos de meditação, clica aqui. Curta nossa página no face e assine nosso mailing para receber mais infos! Basta colocar seu nome e e-mail no cadastro.
Saiba mais sobre meditação:
http://www.sociedadebudistadobrasil.org/wp/wp-content/uploads/meditacao-plena-atencao-bhante-g.pdf
http://www.sociedadevipassana.org.br
http://www.felizcomvoce.com.br/