Conheci o Leonardo em 2013. Eu tinha sido convidada pela Universidade de Brasília para ser professora temporária da disciplina Comunicação e Turismo. Minha ideia era chamar alguém do maior site de viagens do Brasil, o único na época considerado um case de sucesso no país pelo Google, para falar com meus alunos.
Mandei um e-mail na maior humildade do mundo, pedindo alguém do Melhores Destinos pra dar a palestra. Meia hora depois, o próprio Leonardo Marques, fundador do blog, me responde dizendo que era um prazer e que ele poderia falar com a turma.

Na semana seguinte, ele estava em sala de aula contando toda sua trajetória para êxtase dos alunos. E enquanto contava sua história, o que mais me chamou atenção foi a estratégia que ele usa na hora de montar negócios.
Estratégia
Diferente do que muitos alunos esperavam, ele não era um super viajante que um dia decidiu abrir um blog mostrando destinos que tinha visitado e formas de achar passagens mais baratas. Muito pelo contrário. A primeira vez que o Leonardo saiu do país foi em 2009, quando o site já estava no ar.
O Leonardo nasceu numa cidade pequena no Amazonas. Teve que sair de lá aos 13 anos para conseguir estudar. Veio parar em Brasília, onde estudou Ciência da Computação. Saiu da universidade com a intenção de montar um negócio pela internet. Seja lá qual fosse.

Foi assim que começou a vida de “cientista” do Leonardo. Ele começou a testar várias fórmulas de negócios pela internet. Idealizou, desenvolveu e alimentou diversos blogs e sites em busca de um que funcionasse perfeitamente.
Ele tinha uma ideia, criava e já colocava para rodar para ver o resultado. Se funcionasse, continuava. Caso contrário, partia para a próxima sem muito sofrimento e apego. A primeira empresa formal dele foi criada em 2002, era uma de software de ensino a distância. Essa aí acabou antes mesmo de começar. Ele disse que ele e os sócios não tinham experiência, nem capital. Encerraram antes de ter um cliente sequer.
Mas ele continuou tentando. Num desses testes, estava fazendo um blog sobre novidades tecnológicas quando postou uma publicação sobre promoções de passagens. O post bombou e ele viu que tinha um nicho a ser explorado.
Foi assim que em 2008 ele criou dois sites: o Voe com desconto e o Melhores Destinos. Só o Melhores sobreviveu e reuniu o conteúdo dos dois. O sucesso veio quando decidiu continuar inovando dentro do próprio blog. Ele começou a testar de tudo um pouco. De sistema de busca de destinos a dicas para achar passagem baratas.
O pulo do gato
Mas o diferencial ocorreu quando desenvolveu um sistema para encontrar tarifas baratas nos sites das empresas aéreas. Isso e o fato dele sempre se dedicar a estudar algoritmos e ficar bem ranqueado no Google fizeram o blog ter cerca de 4 milhões de visitas por mês.
Hoje o site tem mais de 20 funcionários e milhares de fãs, que ajudam avisando sobre promoções, dando depoimentos de como é decolar com determinadas empresas e fazendo uma espécie de comunidade de viajantes no Brasil.

Eu conversei com o Leonardo no fim do ano passado e ele disse que o próximo passo é lançar o site no exterior. Disse também que o segredo dele foi ficar fazendo essas experiências. Ele me contou que nenhuma ideia anterior teve grande sucesso, mas foram super importantes como aprendizado.
Em cada fracasso ele aprendia alguma coisa, seja como poderia ser encontrado na internet, como descobrir o que as pessoas querem, como monetizar um site ou as melhores formas de divulgar seu produto.
Entre o primeiro site que ele lançou, em 1999, até o Melhores Destino foram 9 anos de muitas tentativas e fracassos. Mas ele afirma que sabia que isso serviria para ele avançar. E deu certo, hoje ele é dono de um dos sites mais visitados do Brasil, que mudou a forma do brasileiro viajar.
Eu estou nessa lista. Quem me acompanha aqui no blog Descobertas Bárbaras já sabe. Tem Israel e Jordânia mês que vem e Itália e Islândia em novembro. Passagens que não saíram por mais de 1050 reais cada, ida e volta com taxas!
Enquanto o segredo do Leonardo foi agir como um cientista, testando sempre, criando produtos mínimos viáveis, assumindo riscos e aprendendo com os erros, o segredo de muitos viajantes que ganharam o mundo nos últimos, é aquela notificação que chega no celular avisando de uma mega promoção para o outro lado do mundo. E tanto um segredo quanto o outro, valem muito a pena serem compartilhados!