Meu fascínio por mergulhar sempre foi proporcional ao meu medo. A única vez em que mergulhei, não consegui relaxar pensando que algum monstro do pântano ou moréia gigante ia sair de algum buraco e encostar em mim…

Mas semana passada decidi lidar com o medo e conhecer um pouco mais do mundo dos mergulhadores. Aceite o convite da equipe da Fluid Mergulho aqui de Brasília e fiz uma espécie de “batismo”, que é como eles chamam esse contato inicial com o esporte.
Como é a experiência
Olha.. não podia ter feito coisa melhor!!! A sensação de respirar debaixo da agua, a leveza do meu corpo ali embaixo, a consciência corporal que você adquire é coisa de outro mundo. E é essa a impressão mesmo, que você tá entrando em outro mundo, onde as regras são completamente diferentes.
Antes de mergulhar, recebi todas as instruções sobre o equipamento, o que deveria fazer e como deveria agir em cada situação. Recebi a roupa, o cilindro, a máscara, as nadadeiras e um lastro. Descobri que a gente tem que amarrar um peso no corpo para afundar direito, é o lastro.

Na piscina, o primeiro desafio é respirar. Algo tão essencial e corriqueiro que até esquecemos no dia a dia, toma uma proporção enorme! É como na meditação. O Frank Bastos, que me guiou, ficava me orientando embaixo d’agua com gestos: “inspira, expira, inspira, expira” tudo bem lentamente. Amei isso!
Depois ficamos nadando submersos pra lá e pra cá. Foi o momento de aprender que não é pra usar a mão. O deslocamento é com as pernas. Também entendi que precisava soltar o ar para afundar, como me equilibrar ali embaixo e como me deslocar sozinha.

Como é o curso básico
Foram duas horinhas que já me incentivaram a fazer o curso básico! É com este curso que a gente ganha a carteirinha internacional para poder mergulhar em qualquer parte do mundo. E o melhor: É vitalícia!!! Pra vida toda! Só esse investimento inicial para mergulhar em qualquer lugar do planeta.
No caso da Fluid Mergulho, o aluno precisa passar por duas ou três aulas teóricas. Elas são mega importantes, pois é onde a gente aprende as noções básicas do mergulho, física, fisiologia, equipamentos e segurança. As aulas teóricas são no período noturno na Asa Sul.

Junto com a teoria, tem a prática. O primeiro contato com o mergulho é feito na piscina da ACM, na Asa Sul. São dois ou três manhãs em fins de semana. O bom pra quem for friorento, é que a piscina é aquecida!
Pra finalizar, dois checkouts no Lago Paranoá com até cinco mergulhos. Esses mergulhos são necessários para validar os conhecimentos adquiridos na piscinas e nas aulas teóricas.
Quanto custa
O curso básico de mergulho varia muito de escola para escola. Liguei para cinco aqui em Brasília. Vou falar sobre algumas delas aqui embaixo. A mais barata cobra 1.200, a mais cara 1.500 reais. Todas incluem material didático, equipamentos, saídas, acompanhamento de instrutores.
A diferença é que cada uma oferece um bônus diferente. A Fluid, por exemplo, oferece seguro em todas operações. A Dive oferece dois mergulhos extras. Achei um professor particular, que oferece atendimento individualizado. Outras oferecem descontos em empresas parceiras….

Como a diferença não é tão absurda, recomendo fortemente que você ligue e converse com a equipe antes de fechar. Isso para sentir o clima. Tem umas que, apesar de baratas, foram muito criticadas por amigos.
Sugestão de escolas
Além da Fluid, queeu já expliquei como funciona, peguei outras referências para te ajudar a escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil. Para isso, conversei com vários amigos mergulhadores.
O Marcos Silva, amigo repórter cinematográfico, e a Luisa Galiza, do Leve na Viagem, indicaram o Lagão Gas Station. Com eles, são três dias de curso teórico, depois aula prática na piscina e em seguida o checkout. O mergulho final depende da época do ano e pode ser feito em outras cidades.
A Katia Maia, minha amiga jornalista que tem viajado o mundo mergulhando, já fez com a Lagão, mas também indica a Dive Water. É uma escola na Asa Norte que tem uma vibe super boa. Liguei pra lá e falei com a Iana. Na Dive são 4 aulas teóricas de três horas, um fim de semana na piscina e depois um fim de semana no Lago Paranoá.

Já Hélio Marinho, repórter cinematográfico mergulhador, me indicou o Jullior Moura. Ele é um professor particular bem conhecido em Brasília. Com ele, são cinco encontros. Uma aula teórica turbinada, que dura cerca de 4h30. Um fim de semana na piscina do Cota Mil e um fim de semana no Lago Paranoá.
Contatos:
Fluid Mergulho
513 sul bloco B loja 28 – Asa Sul
Telefone: 99363-8781 Gessica
Dive Water
114 Norte bloco D loja 58 – Asa Norte
Telefone: 3034-4885 / 99153-6708
Lagão Gas Station
Rua 14 norte – Aguas Claras
Telefone: 99949-6318
Jullior Moura
Park Way
Telefone: 98418-5488
11 comentários
Parabéns pela matéria!
Valeu, Renata!!!!
A escola Dive Water oferece um treinamento altamente técnico e, somando-se ao alto astral dos instrutores, nós vivemos uma experiência sem igual! Super indico!
Ahaaaaaa
Bom saber!!!!
Valeu pelo retorno!
De tempo em Tempo, visito seu Blog e SURPREENDO-ME com novas matérias TOP. 🙂
Então, Vc já está PRONTA para um mergulho no desconhecido lá na Trilha Radical (Sítio Titara)?
Pretendo mergulhar naquele poço no modo APNÉIA. Vou agilizar umas lanternas pra mergulho!
Coloque na sua lista, essa escola de mergulho TOP na CLN 109 Bloco A Loja 10 http://casadomergulhador.com.br
Abç
Oi Bárbara,
Amei este vídeo! https://vimeo.com/335874600
Gostaria de ter um fôlego como esse mergulhador? Eu gostaria!
Excelente matéria, parabéns! Sou instrutor na Dive Water. Apesar de ter feito meu curso básico em outra escola, na Bahia, todos os outros até a formação como instrutor, foram na DW. A estrutura física e a galera (incluindo eu, kkk) são excelentes! Não deixem de visitá-la antes de decidirem onde fazer o curso.
Ahaaaa!!!! Vou lá conhecer!
sua matéria me fez querer conhecer esse novo mundo! Valeeuuu! Vc indica algum lugar aqui perto de BSB p mergulho?
Que lindeza, Giuliana! Tem Mara Rosa, é algo incrível pertinho de Brasília. Além do Lago Paraoá, que tem uma história incrível e um vilarejo submerso.
Musa-Babi, você é uma mulher incrível: exatamente porque é à frente do seu tempo! Mulher atemporal! Sensacional! Sem prever a pandemia, e a vontade/necessidade de liberdade, você já deixou todas as dicas aqui. Eita mulher porreta! Então, lá vou eu! Yuppppie!!! Beijinhos de luz, Thaís