– Babiiiiii!!!! Você tem que ir pra palestra do José Luís Peixoto!!!!!
Foi assim que a Bianca Marinho, minha amiga do trabalho, me recepcionou na redação quando soube que eu iria para a Festa Literária de Paraty. E o primeiro livro que ela me indicou desse escritor foi Morreste-me.
A Bianca me alertou e eu alerto você: é um livro triste, mas seeeensacional. Não é um triste pra te jogar no bueiro e te deixar lá. Muito pelo contrário. É um triste que leva à uma ação positiva. E não sou só eu que cheguei a esta conclusão.
Obedecendo a Bia, fui pra palestra dele e lá ouvi vários depoimentos sobre como leitores conseguiram superar a morte dos pais depois de ler o livro Morreste-me. Esqueci de dar o principal: Morreste-me é um livro sobre um filho lidando com a morte do pai.
Todo o relato é feito de maneira bem intimista, mas sem lamúrias, exageros, clichês ou pieguices. Ele descreve os momentos finais do pai no hospital, o sofrimento da família, o enterro, a casa depois do vazio.
Eu ainda estava em Paraty quando comecei a ler. Chorava horrores na varanda da pousada. Ao mostrar o que perdeu com a morte do pai, o escrito me fez dar mais valor ao que tenho hoje. Olha este trecho:
“Chora chove alvura sobre mim. E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei.”
O livro é triste, mas é também é uma celebração da vida. Ele reitera várias vezes que carrega a memória do pai como forma de resistência à morte. Todo mundo que vai deixa um pedaço dele com a gente, né?

Nascido em 1974, em Galveias, Peixoto é um dos principais autores portugueses de sua geração. Morreste-me é um livro bem pequeno. Foi primeiro de vários livros de José Luis Peixoto. Com Nenhum Olhar, o português venceu o Prêmio José Saramago.
Sério… super recomendo! Vai lá e compra. Ou pede emprestado.
Se quiser receber sugestões de leitura, coloque seu e-mail no cadastro!