Assim que vi um anúncio de um evento no Museu dos Correios, no Setor Comercial Sul, achei curioso. Quando fui pesquisar mais sobre o local, amei! Tem até um Ford usado pelo Marechal Rondon lá! É um dos museus que pouca gente conhece bem no centro de Brasília, mas que merece a visita de turistas e moradores da cidade.



O museu tem como objetivo preservar e divulgar a história dos correios no Brasil. Além disso, possui, durante todo o ano, uma programação variada de atividades culturais no campo das Artes Visuais, Audiovisual, Música e Humanidades. Ao entrar no espaço, o visitante já se depara com postais antigos e de coleção. Tem postais de cachorrinhos fofos a em homenagem a ciclistas.
Ah! No meu insta @babilins tem um vídeo mostrando detalhes do Museu dos Correios, assim como de outros lugares para visitar de graça em Brasília.
Exposições Permanentes do Museu dos Correios em Brasília
Antes de mais nada, vale ressaltar o atendimento. Desde o momento que chegamos com o João, a equipe foi espetacular. Do porteiro, ao segurança, passando pela instrutora e pela faxineira. Eles explicam tudo e nos ajudaram a aproveitar tudo que o Museu dos Correios oferece.
Para quem quer viajar sem sair do quadradinho, o acervo do museu conta com uma rica coleção de objetos relacionados ao universo dos correios, como cartas, selos, uniformes, telefones e telégrafos antigos, além de obras de arte e exposições temporárias. A exposição permanente “Correios em Movimento” conta a história dos correios no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, mostrando a evolução dos meios de comunicação e transporte utilizados pelos serviços postais.





Outra exposição permanente é a que mostra as diferentes formas do ser humano se comunicar, que traz uma coleção de artefatos. Dos sinais de fumaça até a internet. Tem equipamentos antigos e a explicação de como eles funcionavam.
Dentro do museu também é consultar livros e revistas sobre a história dos correios, a filatelia (coleção de selos) e outras curiosidades relacionadas à comunicação e à arte.
Atividades gratuitas no Museu no centro de Brasília
Além das exposições, o Museu dos Correios também realiza atividades educativas, como oficinas de arte, visitas guiadas e palestras. Essas atividades são direcionadas para diferentes públicos, desde crianças até adultos.
O horário de funcionamento do museu é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. A entrada é gratuita, o que torna o museu uma ótima opção de lazer e cultura acessível para todos. Fomos num sábado e foi super tranquilo! sem filas ou aglomerações, perfeito para quem tem crianças.





Além disso, o museu está localizado em um ponto estratégico da cidade, próximo a outros pontos turísticos como a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. É possível visitar o Museu dos Correios e aproveitar para conhecer outros pontos turísticos da cidade.
Em resumo, o Museu dos Correios em Brasília é um espaço cultural imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a história dos correios no Brasil, além de apreciar a arte e a cultura em um ambiente moderno e agradável. Com entrada gratuita e atividades para todos os públicos, o museu é uma excelente opção de lazer e cultura em Brasília.
Se deseja mais opções de lazer em Brasília, o blog tá meio. Clique aqui!!