No último fim de semana fui convidada para a Expedição da turma do projeto “Nas trilhas da missão Cruls”. O passeio incluía uma ida até a Toca da Onça, em Formosa (Goiás). Este é um destino pertinho de Brasília, mas ainda pouco conhecido pela galera da Capital e até mesmo por quem mora na cidade goiana.
A Toca da Onça fica numa propriedade particular. O local possui trilhas, cachoeira e sítio arqueológico. Pra começar o visual é incrível! Assim que você entra para fazer a trilha encontra paredões de pedreiras calcárias, que marcam a formação do Rio Paranã, um dos principais afluentes do Rio Tocantins.
Caminhando a gente observa esses paredões de pedra cheios de cavernas e grutas. Em algumas delas é possível encontrar pinturas rupestres em vários tons de preto e vermelho. O professor e pesquisador Robson Eleutério do grupo Cerratense estava com a gente e explicou um pouco da história daquelas inscrições. Elas seriam parte da paleografia rupestre dos primitivos moradores do Planalto Central. Segundo ele, essas pinturas datam, pelo menos, de 6 mil anos.
São pinturas com diferentes formas, que se espalham por vários pontos da gruta. Ficam no paredão que também tem raízes petrificadas de árvores antigas compondo um cenário impressionante. Outras características legais dessas grutas são as formações rochosas causadas pela sedimentação e cristalização da água nesses milhares de anos.

Pinturas ruprestes
Quem for ao local também pode aproveitar para se refrescar na Cachoeira que leva o mesmo nome. Tanto a trilha para as grutas quanto a da cachoeira são leves, menos de 20 minutos cada e sem maiores complicações. Aqui é importante só lembra que essa caminha deve ser feita de calça comprida. Tem muita, muita urtiga!!! Eu fui inventar de ir de shortinho, querendo ser gatinha, voltei com a perna toda esfolada por conta do mato alto e me coçando horrores por conta das urtigas.
Chegando na cachoeira você pode ficar no primeiro poço, que tem uma queda d’água mais forte e espaço para o banho de mais pessoas ou ir para parte de baixo. Lá tem um poço que dá para se banhar bem e também uma cachoeirinha para você ter uma hidromassagem individual. É sério! Vale a pena lutar contra a correnteza até conseguir sentar num banquinho de pedra natural embaixo da queda d’água.

Cachoeirinha da Toca da Onça
Da rodoviárias do Plano Piloto até lá dá 1h30 de carro, 87 km de distância. Basta pegar a BR 020 em direção ao nordeste. Entrar em Formosa, seguir em direção a Cachoeira do Itiquira. Antes de chegar lá, tem uma placa do lado direito da pista informando a entrada para a Toca da Onça. Daí são mais cinco 5m de estrada de chão até você encontrar do lado direito essa placa aqui e pronto! Chega na porteira da Fazenda.

Entrada depois que pega os 5 km de estrada de chão
Para entrar é preciso agendar com o dono da fazenda, o Marcos, no telefone 3631-8926. A entrada custa 25 reais por pessoa. O passeio que fiz, foi com essa galera incrível aqui. Entre eles, a Luiza Galiza, do Leve na Viagem.

Turma da trilha da Toca da Onça na frente da cachoeira maior
Este é um passeio bem bacana para quem quer conhecer mais da nossa história e ainda curtir uma cachu. Você pode aproveitar outros atrativos alí perto no mesmo dia! Quer conhecer mais destinos legais assim perto de Brasília? Curta nossa página no face e também navegue pela tag Brasília no nosso blog! Ah! E se tiver sugestões de mais lugares bacanas assim, compartilha com a gente.

Gruta da Toca

Cachoeira maior da Toca da Onça
9 comentários
Olá, muito bom o relato do passeio! Eu fui de bermuda e também me arrependi… Deixo aqui o link para algumas fotos georreferenciadas:
https://www.mapillary.com/map/im/4qcOrZOX7C5APiLJ2djhRg
Quanto à sugestão de lugares novos, tenho ouvido falar da lagoa azul da Vila Propício. Na região também há várias cavernas pouco exploradas.
Fica a dica! 😉
Que dica boa, Linhares!!!!! Já dei uma olhada e me amarrei nesta Vila. Próximo destino!!!! Valeu mesmo. Bjos
Legal babi, quando eu estiver nessa região lembrarei do seu post
Venhaaaaaa!!! Vai se amarrar, Tiago.
Oi
Oi
Oi
Oi
Oi
Olá Bárbara !
Precisando falar contigo . Estivemos juntas tb na toca da onças-pardas em Formosa .
Sou helena , voluntária no ICMBio ( FLONA e PNB).
Como fazer para te encontrar?
Oi, Helena!
Pode me ligar. 99557-1617. bjos!
Estou querendo Organizar um passeio a este lugar! aonde posso arranjar um telefone para contato? Acredito que tenha que pagar algum valor!
Oi, Gabriel!!! Tem incompatível no fim do texto. Você vai curtir o lugar!!!