Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato
BrasíliaBrasíliaViagem

Novidades em Olhos d’água (GO): cachoeirinha e feira de arte mensal

por Bárbara Lins 11 de julho de 2022
escrito por Bárbara Lins 11 de julho de 2022
5,6K

Imagine minha cara de desejo quando ouvi que tinha cachoeira nova liberada em Olhos D’água, vilarejo de Alexânia (GO). Eu vou lá desde criança e amo cada pedacinho. Quando fiquei sabendo que tinha atração nova para quem busca o que fazer no vilarejo pirei. E chegando lá, ainda descobri que tem feira nova rolando!!!

Antes de mais nada, se você nunca ouviu falar de Olhos D’água (GO), você precisa ler outro post do blog, que tem as informações básicas. Clique aqui para ver o que fazer em Olhos D’água. Se você já conhece, vem comigo descobrir essas novidades no vilarejo. Ainda mais agora, em época de seca, que é o verão do Cerrado!

E o melhor! São opções para quem viaja com criança e procura o que fazer nos arredores de Brasília. Sim, agora que estou grávida, só penso em onde poderei voltar com o baby. Ah! esses locais aceitam Pet também. Só ver os vídeos no meu insta @babilins.

Feira de Artesanato de Olhos D’água (GO)

Como disse no outro post, muita gente só vem pra Olhos D’água quando tem a famosa Feira do Troca. Ela só acontece duas vezes por ano. Em Junho e Dezembro. A cidade loooota nesse período, depois volta a ser tranquilona.

Para equilibrar essa sazonalidade, a Associação de Artesãos da cidade estreou fim de semana retrasado uma feira de artesanato regional. Ela acontecerá todo primeiro domingo do mês, na rua que atrás da igreja da cidade. 

Se você gosta de arte, vai amar! Tem de tudo um pouco. Tem as peças de barro da Sandra, que retratam as casinhas de Olhos D’água e a vida no interior, os bonecos de crochê da Luana, que mostram os principais personagens da cidade, os santos de palha da Dona Abadia, que são minuciosamente criados com material encontrado no Cerrado, e por aí vai!

Além disso, tem bordados, plantinhas, móveis e utensílios para casa. Ah! como toda boa feira, tem pastel e caldo de cana também! Tudo isso com preços justos e originalidade. Eu garanti um arranjo pro meu jardim! Paguei 25 reais pela peça da Sandra.

A Cachoeira de Olhos D’água (GO)

No primeiro post que fiz sobre a cidade, eu também mostrei uma cachoeira que fui com minha mãe. Só que alguém comprou o terreno e agora não permite mais a entrada de ninguém. Tava mega triste com isso, era uma cereja do bolo pra quem busca o que fazer em Olhos D’água.

Entretanto, por dica de um amigo do Felipe Duque (videomaker que está comigo fazendo uma webserie sobre cerrado que já já sai) ficamos sabendo que outra cachoeira tinha sido liberada. Fomos atrás dela e gente… que sucesso!!!

Não é que descobrimos um combo? Não é só cachoeira, mas um local que tem ainda um hostel e restaurante rural! É a Cachoeira do Ouro, que fica a cerca de dez minutos de carro da entrada de Olhos D’água. A estrada até lá é toda de terra, mas carro baixo passa.

Assim que chegamos, fomos direto para o fogão. Que é a lenha! A comida é bem variada. Tinha arroz integral, muitas verduras, carne de porco, galinha caipira, cogumelos. Opção legal pra quem é vegetariano. Você come a vontade e paga 30 reais por pessoa.

O hostel e a Cachoeira do Ouro

No mesmo espaço, os donos criaram um hostel. É tudo bem simples. Por enquanto, são quatro suítes para casal. É preciso levar cama de roupa e banho. Além do que for comer. O valor é de 50 reais por pessoa. Eles estão em obras pra construir mais quartos no piso superior.

E a cereja do meu bolo desta vez foi a cachoeira só pra mim! Hehehehehe. Ela fica a cinco minutos andando do estacionamento. Você mal piscou e já chegou. Dá pra ir com criança tranquilamente. É só ver pelos meus vídeos no insta @babilins. E lá tem trilha também!

Apesar de não ser grande, está mais para uma cascata, ela é encantadora!!! Isso porque o poço para nadar é delicioso, as árvore garantem uma sombra delícia e tem um balanço suuuuuper charmoso para quem quer ficar que nem eu, só com a pernas na água. Sim… a água é gelada! E com esse meu barrigão de sete meses de gravidez, quis evitar entrar nessa fria.

Também há espaço para umas mesas e cadeiras fixas. A Marta, que é a responsável, avisou que nos dias de calor é bom chegar cedo. A Cachoeira costuma lotar com os próprios moradores de Olhos D’água de Goiás. Com isso, ela fecha o portão cedo e ninguém mais entra. Fique atento! Quem for só pra Cachoeira, paga 10 reais.

Lembrando que é preciso reservar o hostel no whatsapp 62 9641-1819

Bônus! Brinquedos para crianças e ateliê do Lourenço

Outro lugar que descobri neste bate e volta de Brasília para o distrito de Alexânia foi o Ateliê do Lourenço, um artista da cidade que trabalha com cerâmica. É tudo mega simples, mas super a cara de Olhos D’água. Ele tem uma lojinha na frente, entretanto o que gostei mesmo foi de ver ele trabalhando e o forno gigaaaaaante onde ele prepara as peças.

Vale a pena bater lá na porta dele e pedir que ele mostre esse processo. Além de garantir as peças direito com ele a um preço bem melhor. A obra dele têm ganhado o Brasil e nos outros lugares é bem mais caro.

Outra novidade, é que em frente à igreja tem um parquinho infantil. Não é nada muito elaborado, mas é mais uma opção para quem procura o que fazer com crianças nos arredores do DF. Bate e volta de Brasília, que é lindeza.

Por fim, divirta-se em Olhos D’água, conheça todos os cantinhos e volte para me contar o que achou.

E se quiser mais destino dos arredores de Brasília pra um bate e volta, o blog tá cheio!!! Só clicar aqui.

Venha para o Time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

CachoeiragoiásO que Fazer em BrasíliaTrilhaViagem com Criança
9 comentários 0 FacebookTwitterPinterestWhatsappEmail
Bárbara Lins

post anterior
Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos
post seguinte
Cabríssima une passeio e café da manhã ao ar livre em Brasília

Você também poderá gostar:

Onde consertar guarda-chuva em Brasília

31 de março de 2026

Brasília ganha 23 voos semanais direto para Miami...

5 de novembro de 2023

Novidades! O que fazer em Cristalina (GO) em...

10 de outubro de 2023

Bem Ecológico: Hotel Fazenda em Brasília tem comidinhas...

20 de setembro de 2023

Balonismo no DF! Como é e quanto custa...

22 de agosto de 2023

Como fazer um bate e volta de ônibus...

3 de julho de 2023

Brasilia tem curso de woodcraft carving, entalhe em...

18 de junho de 2023

Museu dos Correios em Brasília é opção de...

6 de abril de 2023

Descobrimos uma praia em Brasília a bordo do...

27 de fevereiro de 2023

O que fazer em Barcelona – As melhores...

23 de fevereiro de 2023

9 comentários

Aline 13 de julho de 2022 - 00:56

Quero alugar motorhomes

Responder
Aline 13 de julho de 2022 - 00:56

Quero alugar motorhomes , favor entrar em contato

Responder
Maria Elvira 14 de julho de 2022 - 09:24

Amei!!👏🏻
Muitas informações preciosas!!!

Responder
Bárbara Lins 15 de julho de 2022 - 14:14

Uhuuuuuuuu

Responder
Helloysa Roque 18 de julho de 2022 - 20:18

Qual o nome do hotel?

Responder
Bárbara Lins 20 de julho de 2022 - 18:07

Hotel da cahoeira do ouro. Tudo no mesmo lugar. = )

Responder
Michelle 4 de agosto de 2022 - 16:18

Peguei sua dica e fui conhecer o lugar com meu esposo e aproveitei e levei os primos deles que são de Alexânia e não conheciam. Foi muito bom , tudo bem tranquilo e seguro. Obrigada pela dica maravilhosa!

Responder
Bárbara Lins 5 de agosto de 2022 - 10:37

Que retorno lindeza!!! Valeu, Michelle!

Responder
Bruno 24 de dezembro de 2022 - 00:30

Esse lugar tá marcado no Google maps? Procurei mas não encontrei… e só pra registrar: sou seu fã, Bárbara, o trabalho q vc faz é simplesmente incrível

Responder

Deixe um Comentário Cancelar Resposta

Salvar o meu nome, email e site nesse navegador para o próximo comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

@2017 - Descobertas Bárbaras. Todos os direitos reservados. Customizado por João Matias


De volta ao topo
Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato