Se você procura o que fazer em Cristalina (GO), chegou ao lugar certo. Tenho novidades quentinhas, já que a cidade acaba de consolidar mais 20 atrativos. Tem cachoeira, reserva natural, passeio para garimpar e montar sua joia, sitio com alimentação orgânica e banho de rio… Muita coisa!



A dica para quem não quer se preocupar com nada é ir de ônibus. Tem passagem a partir de 29 reais o trecho! A viagem saindo de Brasília dura em média 1 hora e 50 minutos. E tem agência na cidade que cuida de tudo para você, incluindo transfer. Não precisa de carro para nada. A Cristalina Tur tem vários pacotes.
Fui à convite da Buson, empresa que reúne mais de 300 viações e ultrapassou 70 mil rotas. São ônibus que te levam para todo o Brasil. Na ida, achei passagem por 29 reais. A volta foi de ônibus leito. Suuuuper confortável! Tem sempre promoções no App @vaidebuson.
Garimpo Pedra em pé
Que tal garimpar seu próprio cristal e levar para casa um joia feita por você??? Cristalina tem mais de vinte passeios novos e um dos principais é essa experiência no Garimpo Pedra em Pé. Começamos entendendo que Cristalina tem a maior reserva de Lemurianos, esses cristais que tem uma espécie de código de barras. Usado na indústria e também como fonte de cura para algumas pessoas.
Nos equipamos da cabeça aos pés e pegamos uma trilha fácil para entender como as pedras eram retiradas antigamente. Até que chegamos nas minas, onde colocamos a mão na massa! Desse túnel, pegamos o balde com o solo escavado. Hora de limpar! Tudo com a ajuda da família, que está há três gerações no ramo.



Peneira pra lá e pra ver o que tem de bom. A gente também pode pegar a picareta pra buscar nesse monte bruto. É uma aula e tanto, além de divertido. No fim, sucos naturais e quitutes da matriarca da família. Você leva pra casa todos os cristais que garimpou e ainda uma lembrancinha deles para minerar por aí!!! E se reservar com antecedência, ainda pode ir lapidar suas pedras no mesmo dia com o Agnaldo e voltar para casa com sua jóia.
Nome insta @babilins tem vídeos com mais detalhes desse passeio.

Vale dos Cristais
Agora em dezembro, o Vale dos Cristais vai inaugurar um mega complexo! Hoje, eles estão recebendo com um tour limitado, mas ainda assim legal, que inclui visita à pedra Chapéu do Sol, à ponte e à antiga mina.
A Pedra Chapéu do Sol é o principal ponto turístico de Cristalina. É uma obra rara e impressionante da natureza, a Pedra Chapéu do Sol é um desses monumentos naturais que faz o ser humano refletir sobre o poder extraordinário que nos cerca.
Equilibrada há milhões de anos em uma base inferior a um metro de diâmetro, e pesando mais de quinhentas toneladas, a Pedra Chapéu do Sol fascina a todos que visitam o local.



Na mesma visita, passamos pelo Mirante da Lagoa dos Cristais, um antigo ponto de extração que tem águas nas tonalidades de azul e verde. Lá, recebemos instruções sobre os cristais e formações rochosas da região.
Além da vista panorâmica, a aventura continua através de uma trilha fascinante pelo cerrado, um bioma repleto de diversidade e belezas singulares. Ao percorrer essa trilha, os turistas se deparam com pontes suspensas que adicionam um toque de emoção e desafio à experiência.
Praia das Lajes
Eu amaaaaaaava ir lá quando criança. Acampávamos com nossos pais na beira do rio e tínhamos momentos de muita diversão descendo os tobogãs naturais. O Balneário das Lajes, também conhecido como Praia das Lajes, está situado a 12 km do centro de Cristalina e oferece uma deslumbrante queda d’água, piscinas naturais, área de camping, local para churrasco, restaurantes, quiosques e trilhas ecológicas.

Ele fica a poucos quilômetros do centro de Cristalina. Na Estrada Balneário das Lajes, s/n Zona Rural, Cristalina, e está aberto diariamente das 8:00 às 18:00. A entrada custa R$ 30,00 por dia, sendo gratuita para crianças menores de 10 anos.
Mercado de Cristal
Esse não tem como passar batido. Como a cidade é pequena, você acaba se deparando com o Mercado de Cristal, espaço que tem 10 anos e que surgiu para reunir todos os artesãos e comerciantes de pedra da cidade.
Esse mercado reúne diversos pontos de venda e permite que os visitantes observem todo o processo de criação de uma joia, algo que nós achamos fascinante quando visitamos.


A cidade de Cristalina é renomada por sua produção de cristal de rocha, e uma visita não estaria completa sem adquirir uma lembrança cristalina no Mercado de Cristal, inaugurado em 2013. Situado na Rua: 12 Quadra: a Lote: 01 s/n –Setor Norte Novo I, funciona de segunda a sábado das 8:00 às 17:00 e nos domingos e feriados das 9:00 às 14:00.
Pracinhas e igrejas completam o que fazer em Cristalina
A Igreja de São Sebastião, erigida em 1948, destaca-se como o marco religioso mais emblemático do município. Sua arquitetura histórica e seu significado cultural fazem dela um ponto de interesse para visitantes. Além de sua estrutura imponente, a igreja é circundada por uma pracinha convidativa, que se tornou um local de encontro e descanso para turistas e moradores, complementando a experiência de quem visita esse patrimônio.
Gente, se vocês tiverem mais tempo, curtam o clima de cidade do interior. As pracinhas são pontos maravilhosos para descansar, tomar um café, um sorvete ou uma cervejinha enquanto vê o movimento. Cristalina tem praças maravilhosas, uma delas com direito a fonte de água para crianças brincarem e muitos parquinhos bem estruturados.


Em breve, divulgo aqui mais opções do que fazer em Cristalina. O Sérgio da Cristalina Tur tem mais pacotes e estou agendando meu passeio da RPPN Serra dos Topázio, que tem várias cachoeiras.
Cristalina tem mais cachoeiras e reservas naturais que merecem uma visita. E se quiser saber mais detalhes sobre como viajar de ônibus, curta o perfil @vaidebuson. Baixe o aplicativo e use o meu cupom para ter desconto!
Ah! Aqui no blog Descobertas Bárbaras tem mais opções do que fazer em Brasília e arreadores.