Pedi a alguns amigos que adoram viajar pelo Brasil para escrever sobre um dos mais belos espetáculos da natureza: o pôr do sol. A ideia era que eles contassem um pouco sobre os lugares em que tiveram suas melhores experiências. E, claro, também vou dar uma dica minha. Confira a dica!
1. Ponta do Mutá, Barra Grande, Bahia (minha dica: Aerton Guimarães)
Música boa, um cenário incrível, o mar com águas tranquilas para banho logo à frente e eu ali, deitado numa espreguiçadeira estofada super confortável em um banco de areia. Foi assim o melhor pôr do sol que presenciei em 2017, na Ponta do Mutá, na Península de Maraú, em Barra Grande, Bahia.
Era uma segunda-feira pós feriadão. Havia pouca gente por perto, apenas alguns surfistas e pessoas conversando a uma certa distância, nas mesas do bar da praia. Mas nada atrapalhava o som das ondas do mar quebrando a poucos metros de nós naquele momento tão especial. O espetáculo era só nosso. Os garçons traziam bebidas geladas enquanto descansávamos naquele lugar pra lá de relaxante após um dia de passeio de quadriciclo. O que mais se destacava? As águas tranquilas, a mordomia e a tranquilidade de saber que estávamos de férias na Bahia.
2. Serra da Canastra, São Roque de Minas – MG (dica da Ana Elisa Santana)
O nosso Rio São Francisco é um cartão postal em todos os lugares em que passa no país, e no Parque Nacional da Serra da Canastra, onde estão suas nascentes, não poderia ser diferente. Estava com amigos hospedada em São Roque de Minas e fizemos um passeio para conhecer a cachoeira Casca D’Anta. Quando estávamos indo embora, no fim da tarde, nos deparamos com o deslumbre que é o pôr do sol – sem dúvidas um dos mais lindos que já vi. Paramos o carro e admiramos ali mesmo, da estrada. Vale a pena fazer um passeio com guia pelo local, que tem acesso um pouco difícil e necessidade de um carro 4×4. A gente se acostuma a admirar o pôr do sol nas praias do Brasil, mas essa vista da montanha não tem preço!
3. Praia da Barra, Salvador – BA (dica do Daniel Berquó)
Belas cores, boas música, uma paisagem incrível e um público impressionado com todo o espetáculo. É isso que você encontra na Praia da Barra em Salvador. Diariamente várias pessoas se dirigem ao local para assistir ao pôr do sol ao som de música e muita diversão. Para finalizar, todos aplaudem a beleza do momento. Impossível não se encantar.
4. Arpoador, Ipanema – RJ (dica da Ligia Borges)
Considero o ato de ver o sol se por uma ação extremamente energizante e de conexão consigo mesmo e com a natureza. É um dos meus momentos de contemplação favorito, já tive a oportunidade de presenciar alguns pores do sol em diferentes lugares e um dos que mais gosto é o do Arpoador, no Rio de Janeiro. Para mim é o mais poético.
As pedras do Arpoador estão localizadas na orla de Ipanema. A primeira vez que vi o sol se por lá naquelas bandas foi em novembro de 2012, na primeira vez que fui ao Rio de Janeiro.
O clima é gostoso, junta uma galera, tem sempre alguém com seu instrumentozinho, aquela algazarra de turistas e moradores, mas de repente tudo para, o silêncio reina. Todo mundo quieto vendo os últimos raios do sol bater no mar e refletirem nas pedras do Arpoador e eis que uma sensação ímpar de contentamento e gratidão se apodera de nossos corações.
5. Ciclovia da Marginal Pinheiros, São Paulo (dica do Sérgio Rosa)
A Ciclovia Marginal Pinheiros é enorme, bem preservada, e só ciclistas têm acesso. Há vários animais soltos, como capivaras e falcões. Também há muitas arvores e flores no caminho. É possível alugar bikes em diversos pontos de SP e ir pedalar. Aberta diariamente até 19h, o melhor horário é detardezinha, quando o sol estiver mais tranquilo. Das 16h às 17h é a hora em que o sol reflete na água e as fotos ficam incríveis.
Recomento ir pela beleza. O sol te segue em todo trajeto. Pode ir e voltar várias vezes, muitos fazem isso. Olhando as fotos nem dá pra imaginar que se trata de um esgoto a céu aberto. Mas essa é a infeliz realidade, o rio Pinheiros é bastante poluído mas, na ciclovia, ainda bem que não dá para sentir mau cheiro algum.
6. Forte de São Pedro do Boldró, Fernando de Noronha (dica da Adriana Caitano)
De qualquer lugar que você vir o pôr do sol em Fernando de Noronha obviamente será incrível. Mas existe um lugar clássico, que faz parte do roteiro básico feito pelos guias da região e deve ser incluído na programação de quem vai sem regras e guias também: o Forte de São Pedro do Boldró. Todos os dias, depois da praia, o pessoal se aglomera para ver o sol esconder-se atrás do Morro Dois Irmãos.
Geralmente rolam suspiros e muitas palmas depois do espetáculo. Quando estive lá, fui com o “Ilha Tour” e depois voltei umas duas vezes ao longo da viagem. O melhor era que, enquanto esperava a cena, ouvia boa música e tomava uma caipirinha deliciosa no barzinho que tem por lá. O espaço é bem rústico e, por isso mesmo, reforça o bem estar que se sente estando em Noronha.
7. Duna do Pôr do Sol, Jerioacoara, Ceará (dica da Thaís Imperatori)
Depois de passar o dia curtindo sol e praia em Jericoacoara, é hoje de apreciar o belíssimo pôr do sol. O ponto de encontro é a Duna do Pôr do Sol, que se torna uma arquibancada para turistas e moradores. A subida é fácil e não exige preparo físico. Lá em cima, é só contemplar os últimos raios de sol refletindo no mar e ver o céu sendo inundado por tons de laranja e azul. Depois que o sol finalmente encosta no mar, mostrando toda sua majestade, é hora de aplaudir esse lindo presente da natureza.
8. Ermida Dom Bosco, Brasília (dica da Luana Lleras)
Há algo de especial no pôr do sol em Brasília nos meses de julho e agosto. Dizem que por causa do tempo seco, a atmosfera adquire esses tons mais avermelhados, que são tão comuns nessa época do ano.
Há vários lugares para se ver esse espetáculo na cidade. Mas o meu preferido ainda é a Ermida Dom Bosco. Lá a paisagem do parque ecológico com o fundo do Lago Paranoá tornam este um momento de contemplação. O sol, vermelho como fogo, desce até se encontrar com a água, dando lugar ao céu noturno e estrelado, quase sempre sem nuvens. Lá há a possibilidade de assistir a este espetáculo no píer, que costuma ficar bem cheio, ou sentado nas gramas próximas à água.
E pra você? Qual foi o melhor pôr do sol que já viu? Conta pra gente!
3 comentários
Quero ver todos estes… Menos o primeiro, que já presenciei com uma pessoa maravilhosa ao meu lado!
Ótimo texto, Aerton! 😀
Opaaaaa!!! Que maravilha!!!!
Travessia nos lençóis maranhenses parque Nacional Nordeste .
Reserva Whatsapp (98) 988588396 galego guia de Turismo melhor guia da região nativo do parque Nacional nascido e criado nos lençóis maranhenses