Um deslocamento e um questionamento de tudo misturado com diversão e serenidade. Esse foi mais ou menos o resultado depois de 30 dias seguidos praticando a “meditação sem cabeça” ou headless, com o nome original em inglês.
Depois de 6 anos de idas e vindas de meditação, o Leandro e eu decidimos fazer 30 dias ininterruptos de meditação. Pegamos o App de meditação do Sam Harris (um dos que cito nessa lista de melhores apps para meditar) e escolhemos uma técnica chamada Headless.
Nosso guia por essa técnica foi Richard Lang, discípulo de Douglas Harding, que primeiro entendeu que “não tinha cabeça”. Harding era um arquiteto britânico que vivia na busca por responder à pergunta “Quem sou eu? ”
Um dia chegou à conclusão que não há um Eu. A ilusão de ter um Eu seria criada pela natureza da nossa mente e pelo ego que o ato de pensar criou. Isso pode ser a coisa mais ridícula e absurda que você já ouviu ou a coisa mais sábia…

Os exercícios da meditação sem cabeça
Para provar esse ponto de vista, Richard Lang traz vários exercícios. Isso foi bem curioso, pois em quase todas meditações que pratico a ideia é ficar quietinho no mesmo lugar.
No entanto, as meditações guiadas do Headless trazem exercícios com espelhos, em dupla, com objetos e em movimento. São formas de mostrar que do seu pontos de vista, isso é o mais importante, você não tem cabeça. Acho que se o Leandro soubesse disso antes de começar, nunca teria escolhido essa prática para gente fazer. hehehe
Mas depois que passa o susto e você decide se entregar a essas práticas que mostram que você não tem cabeça, os insights que vêm são muitos interessantes. Além disso, eu amo a frase que ele repete várias vezes “eu não quero que você acredite nisso, eu peço que você teste”. Isso dá um conforto em meio a tanto guru aparecendo por aí.

O que mudou na minha vida com a meditação Headless
Primeiro, me diverti com os exercícios. O deslocamento e os questionamentos causados por você testar se tem cabeça ou não já te trazem para o presente. Um deles é apontar para vários objetos e perceber que você está vendo os mesmos e depois apontar para sua cabeça e ver que não vê a cabeça.
Segundo, coloquei em prática o entendimento que “você não é seu pensamento” a um nível mega elevado. Mas muito útil. Um dia eu tava correndo e comecei a ficar cansada e pensar em parar. Daí eu pensei “e se usasse o headless?”. Usei e não mais me identifiquei com nada daquilo. Eu era uma observadora de mim mesma. E assim, sem me identificar comigo mesma, eu corri até chegar em casa de volta. Não me envolvi com os pensamentos de que deveria parar.
Eu sei que é meio maluco, mas com a meditação guiada, você vai vendo que até tem uma “lógica” em tudo isso. Tem sido muito útil também para quando me envolvo com pensamentos sobre o futuro. Esses dias estava angustiada demais e busquei ser uma observadora do mundo e dos meus sentimentos.
Somos uma máquina de pensar problemas. Ver que o que eu tava sentindo era só mais uma das coisas geradas pelo ato de pensar ajudou bastante! Por fim, ela ajuda nos meus relacionamentos. Não tenho dúvida que a meditação tem um fator crucial para o Leandro e eu passarmos com mais serenidade emocional por essa pandemia.

Como saber mais sobre a Meditação sem cabeça Headless
Infelizmente, o material está quase todo em inglês. Nós fizemos pelo app do Sam Harris, o Waking Up. Tem uma página na internet (bem anos 90, diga-se de passagem) que pode te ajudar. Veja o site clicando aqui.
No site tem alguns exercícios em outras línguas, como francês e espanhol, se for mais fácil para você. Continuarei tentando descobrir se alguém já traduziu, até agora não achei nada em português.
Se eu não achar, qualquer coisa eu mesma traduzo e faço uns vídeos para vocês! Porque a filosofia aqui é sempre que “o que é bom fica ainda melhor quando é compartilhado”. Fiquem bem e aproveitem que o blog tá cheio de técnicas de meditação.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.