Hoje quem escreve aqui para o Descobertas Bárbaras é um grande amigo com quem estudei na universidade, o Aerton Guimarães. Ele mudou para a Espanha em 2019 e, após uma temporada em Madrid, se mudou para Barcelona em 2020. Ele lançou há pouco o Guia de Barcelona – Dicas de um brasileiro que vive na cidade mais vibrante da Espanha, que eu super recomendo, até mesmo porque coloquei o guia em prática quando fui lá! Neste post ele dá várias dicas super válidas para quem vai visitar Barcelona.

Barcelona está entre as 5 cidades mais visitadas da Europa por um simples motivo: além de linda, está repleta de atrações para todos os gostos. Para decidir o que fazer em Barcelona, é preciso, antes, definir algumas coisinhas: qual será seu orçamento? Você gosta de museus ou prefere olhar mais paisagens e edifícios por fora mesmo? Em qual estação do ano será a visita? Tudo isso vai influenciar, BASTANTE, sua viagem.
Vou listar aqui algumas dicas do que ver e fazer, curiosidades, principais pontos turísticos de Barcelona e mais:
1. Onde fica Barcelona?
Barcelona é a capital da Catalunha, uma das 17 Comunidades Autônomas da Espanha (algo como nossos estados no Brasil), que fica localizada a noroeste do país. A Catalunha é banhada pelo mar mediterrâneo e faz fronteira com a França, Portugal, Andorra, Marrocos e Gilbratar.
2. Como ir de Madrid para Barcelona?
Muita gente compra passagens aéreas para chegar na Espanha por sua capital, Madrid. Há várias formas de ir de Madrid a Barcelona, já que as duas cidades ficam a mais de 620 km uma da outra.
- Madrid para Barcelona de carro: se você alugar um carro, vai percorrer 623 km em cerca de 6 horas em excelentes estradas. Além disso, poderá fazer uma parada na famosa e linda cidade de Zaragoza, que fica no caminho. Outra opção para ir de Madrid para Barcelona de carro é pelo aplicativo BlaBlaCar: você faz seu cadastro e “contrata” uma carona. Atenção nas avaliações do motorista e nos preços, que variam muito.
- Madrid para Barcelona de trem: atualmente três empresas de trem fazem o trajejo Madrid-Barcelona: Renfe, Ouigo e a Iryo. Se comprar com antecedência, é possível encontrar passagens por até 9 euros. A viagem de trem rápido dura cerca de 2h30.
- Madrid para Barcelona de ônibus: para viajar de ônibus, é possível encontrar passagens por algo entre 20 e 40 euros. O trajeto de ônibus entre as duas cidades dura cerca de 6-8 horas.
- Madrid para Barcelona de avião: o trajeto de avião dura cerca de 1h e há passagens de até 15 euros, se encontrar uma boa promoção e com antecedência. Você pode ir com as empresas Vueling, Air Europa ou Iberia.
3. Quais são os principais pontos turísticos de Barcelona?
Sem sombra de dúvidas, as obras do arquiteto modernista Antoni Gaudí são atrações imperdíveis em Barcelona. Na minha opinião, os principais pontos turísticos de Barcelona que devem ser visitados, são:
- Templo Sagrada Família
- Casta Batlló
- La Pedrera/ Casa Milà
- Park Güell
- Caminhar pelas ruas do bairro Gótico
- Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC)
- Recinto Modernista Sant Pau
- Mercado La Boqueria
- Palau de La Música Catalana
- Parc de la Ciutadella
- Pôr-do-sol nos Bunkers del Carmel
- Praia de Barceloneta
- La Rambla
- El Beso
- El Nacional

4. Temperaturas em Barcelona
As temperaturas em Barcelona são bem agradáveis, se comparadas com o resto da Europa. No entanto, no verão, podem ultrapassar 40 graus. Desde que me mudei para a cidade, em 2020, no inverno, ou seja, entre dezembro e março, as temperaturas variam de -1 a 18 graus. Na primavera (março a junho) ficam entre 10 e 20 graus. No verão (junho a setembro), variam de 20 a 35, normalmente, excelente para aproveitar as lindas praias da cidade ou da região de praias chamada Costa Brava, que fica ao Norte de Barcelona até a França. No outono (setembro a dezembro), ficam entre 17 e 30 graus.
Vale destacar que o mês que mais chove em Barcelona é, tradicionalmente, abril.
5. O que fazer em Barcelona em 2 dias
Eu, particularmente, acho muito pouco tempo para Barcelona. Se tiver que escolher onde ficar mais dias, se em Madrid ou Barcelona, para o meu gosto, eu diria Barcelona. Em 2 dias em Barcelona é possível visitar a igreja Sagrada Família, o Recinto Modernista Sant Pau, que está muito perto, passear pelo centro histórico (Gótico, Raval, El Born), entrar no Mercado La Boqueria e também visitar o Park Güell e a Casa Batlló.

6. O que fazer em Barcelona em 3 dias
Além do que foi citado anteriormente sobre o que fazer em Barcelona em 2 dias, num terceiro dia podemos acrescentar a praia de Barceloneta, La Pedrera e uma visita ao incrível Palau de La Música Catalana.
7. O que fazer em Barcelona em 5 dias
Na minha opinião, é o tempo mínimo para visitar tranquilamente e sem pressa Barcelona. Além do que foi citado anteriormente do que fazer em Barcelona em 2 e 3 dias, aqui podemos acrescentar o pôr-do-sol nos Bunkers, uma visita à Plaza España e ao Museu de Arte da Catalunha, que tem um mirante maravilhoso, além de um passeio de bate-e-volta ou para MontSerrat ou para a linda cidade de Tossa de Mar.

8. Onde comer em Barcelona
É possível encontrar restaurantes de diferentes países do mundo na cidade. Confesso que morando aqui comecei a entender a gastronomia da América Latina melhor, além de provar outros sabores da comida japonesa, coreana, árabe e, claro, europeia.
Dá para comer muito bem o famoso menu espanhol, composto por bebida, entrada, prato principal e sobremesa por 12 euros nos locais mais em conta, assim como comer uma bela paella por 30 euros por pessoa, tudo depende do seu orçamento e do que quer comer.
Se for para economizar o máximo possível com alimentação, saiba que redes de fast food como MC Donald’s, KFC e Burger King contam com inúmeras promoções do dia ou menus econômicos por 3, 4 ou 5 euros. Uma outra boa opção para comer gastando pouco em Barcelona, mas comendo algo típico da Espanha, é a rede 100 montaditos, com algumas tapas e mini-sanduíches por cerca de 1 euro cada.
Agora, se você quer comer coisas típicas e bem elaboradas, não importando muito o preço, não deixe de provar a paella, os calçots (cebolas típicas da Catalunha) e sair de tapas para provar as batatas bravas, lula empanada, pimientos padrón, cerveja clara, o vinho tinto de verano, azeitonas, camarão ao molho de alho e os croquetes espanhóis.
Os meus restaurantes favoritos para comer bem em Barcelona, são: Honest Greens, bar Elsa y Fred, La Cachapera e El 58 Tapas. Particularmente, não gosto de paella, mas os mais indicados pelos meus amigos são: 7 portes, Cruix, Can Solé e Racó de l’Aguir.

Guia completo de Barcelona
No guia de Barcelona que lancei agora no fim de 2022, eu dividi Barcelona por áreas para otimizar e facilitar o turismo na cidade e dou uma série de dicas do que ver, fazer e comer em cara bairro. Também indico os melhores lugares para visitar perto de Barcelona, as melhores praias, onde se hospedar, o que provar e muito mais!
O Guia de Barcelona – Dicas de um brasileiro que vive na cidade mais vibrante da Espanha tem apenas versão digital e está à venda na Amazon.
Se gostou das minhas dicas, confira também minhas sugestões do que fazer no Japão, o país das cerejeiras.