Você já viu aqui no site mil e uma cachoeiras, trilhas e destinos para quem procura o que fazer em Brasília. Mas boa parte deles fica bom mesmo é com um solzão. Se as nuvens apareceram e mesmo assim você quer sair, reunirei agora uma lista do que fazer em Brasília com chuva!

Como outubro chegou e a chuva está reinando absoluta, vou reunir tanto atrativos culturais, museus e outras atrações que podem ser feitas independente do clima. Brasília tem muito atrações, seja para crianças, casais, amigos, famílias grandes e até para você se divertir sozinho.
Alias… estar sozinho não é motivo para não passear! No meu insta @babilins mostrei como foi o passeio pelo Planetário, mesmo com chuva. São locais mágicos para quem busca o que fazer em Brasília na chuva.
Ah! Quase tudo de graça!
1 – Museu Vivo da Memória Candanga
O Museu Vivo da Memória Candanga foi um dos passeios de maior surpresa que já tive. É um local lindo, cheio de história, interativo, bem conservado. Já escrevi um post só sobre ele aqui.
O local que hoje abriga o museu foi o primeiro hospital de Brasilia, chamava-se Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o HJKO. São várias casinhas de madeira bem coloridas, montadas na época da construção de Brasília. Quem passa pela EPNB sempre vê, já que elas ficam bem visíveis ali sentido de quem sai da Candanga para o Núcleo Bandeirante. Na curvinha.

Entretanto, hoje, os aparelhos de radiografia e as macas deram espaço a telas, fotografias, objetos da época da construção de Brasília. Vou te contar: É tudo muito bem feito! A sala do museu tem toda história da construção bem contada de uma forma leve, cheia de objetos de época e reconstruções de espaços usados por quem construiu Brasília.
Para quem buscar o que fazer em Brasília com chuva, é um passeio lindo! O Museu Vivo da Memória Candanga abre sexta, sábado e domingo. Das 10h às 16h. De graça!
2- Planetário
Outro local lindo e queridíssimo é o Planetário de Brasília. Quando fui lá me apaixonei. Tinha ido quando era criança e nunca mais voltado. Ele foi todo reformado e está cheio de informações preciosas e atrativas. Para todas as idades!
Durante a reforma, eles criaram uma arquitetura com ar futurístico com 16 faces representando os 16 pontos cardeais da Rosa dos Ventos. O projeto inicial é de 1974 e conta com 3 andares.
Hoje, a sala de exibição de filmes não está aberta. Mas todas as salas de exposição estão! E o acervo deles inclui fotos do Observatório Europeu do Sul, do Clube de Astronomia de Brasília, réplica de roupas de astronauta, túneis panorâmicos de vidro.
A visitação é de graça também!!! Mais um passeio para fazer em Brasília com chuva e que você não paga nada. Só chegar. O Planetário funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
3 – CCBB Brasília
Esse sou suspeita para falar. O CCBB é um dos locais do meu coração! Seguro, cheio de atrações, repleto de gente boa, arejado, com uma vista linda e comidinhas boas. É um projeto de Oscar Niemeyer, que possui uma boa área coberta.
Para você ter uma ideia de quanto ele é queridinh, o CCBB Brasília é a terceira instituição cultural mais visitada no Brasil!!! Isso tem um motivo. Ele tem muita exposição legal!!! São espaços diversos para diferentes atrações culturais.
Ah! O CCBB Brasília também é perfeito para chamar o date. Eu chamei o rapaz que na época eu paquerava para lá. E foi lá que esse rapaz me pediu em casamento três anos depois. #ficaadica heheheheh
Apesar da entrada ser gratuita, é preciso reservar a entrada por meio de um bilhete do sympla antes! Pra não correr o risco de lotar. O CCBB funciona de terça a domingo, de 9h às 17h.
4 – Drive In
Se você nunca foi ao Drive-in, faça um favor a você mesmo e vá já neste fim de semana! Drive-in é vida!!! É outro xodó. E agora na pandemia… melhor opção da vida. E gente… ele foi inaugurado em 1973, é um dos únicos do Brasil! Tem que ir.
E sim! Essa é uma opção do que fazer em Brasília na chuva. Tá certo que o barulho do limpador de para-brisa ligado é meio agoniante no começo. Mas depois passar e você se acostuma. Já fui lá na chuva assistir Procurando Nemo com meus priminhos e eles se amarraram.
Outra coisa boa é que dificilmente ele estará lotado. O Drive-in tem capacidade para 400 carros! A tela de concreto dele mede 312 metros quadrados. É só chegar, sintonizar a rádio, abaixar os bancos e curtir o filme e as estrelas. Bem… se tiver chovendo, é só o filme mesmo.

O Drive-in tem sempre uma opção de filme para crianças e outro mais adulto. De segunda a quinta-feira ele custa 28 reais a inteira e 14 a meia. De sexta a domingo e feriados custa 30 reais a inteira e 15 a meia.
5 – Memorial JK
Vamos conhecer um pouco mais da nossa história? Confesso que só fui ao Memorial JK depois dos 30 anos de idade. Nem com excursão do colégio eu fui. Uma pena, porque o Memorial guarda informações valiosas da história do DF e é bem bacana.
Ele possui várias salas de exposição. Foi construído com dinheiro de doações e fica na parte mais alta do Plano Piloto. Lá dentro, os visitantes podem ver vídeos, fotos e objetos pessoais de Juscelino Kubitscheck e da sua esposa, Sarah Kubitscheck.

Além da parte histórica é possível descobrir mais sobre o dia a dia deles. O museu tem roupas usadas pelo casal e até todos os 200 livros que tinha na biblioteca da casa dele agora estão lá. Eles foram organizados do jeitinho que ficavam na casa do ex-presidente do Brasil.
O museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa 10 reais a inteira. Idosos e estudantes pagam meia-entrada.
Se o tempo abrir depois de você ler esse post, volta aqui que tem muita opção do que fazer em Brasília. Seja na chuva ou no sol!
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
1 comentário
Acho que o Drive In nesses tempos pode ser uma boa pedida!
Valeu!!!