Confesso que não fiquei muito animada quando vi que teria que passar nove horas na Filadélfia numa conexão para Irlanda. Só sabia que a cidade era muito importante para história dos Estados Unidos, o que não me entusiasmava em nada. Mas como não tinha jeito, já que o voo direto custaria o dobro, decidi encarar e tive uma grata surpresa.
A Filadélfia fica entre duas cidades bem queridinhas dos brasileiros, Nova York e Washington. Muitos fazem um bate-e-volta e conseguem aproveitar bem o local. O melhor jeito de se deslocar entre essas cidades é de trem, no site na Amtrak você encontra passagens a partir de 50 dólares o trecho. O percurso leva entre 1h30 e 2h.
Para quem está fazendo conexão o melhor custo-beneficio para sair do aeroporto e acessar a cidade também é o trem, uma vez que taxi é muito caro e o ônibus demora. A estação fica dentro do aeroporto e te deixa no centro da Filadelfia. O trem leva 25 minutos para fazer este percurso e custa 6,50 dólares. Tem que descer na Jefferson Station, que é a mais central. Acho que só vale sair do aeroporto quem tem pelo menos 5 horas de conexão. Menos do que isso fica arriscado e muito corrido.
Chegando lá sugiro as seguintes atrações:
Reading Terminal Market
Quem gosta de comidinhas diferentes tem que começar por aqui, até porque é aqui que o trem vai te deixar. O Reading Terminal Market é um dos maiores e mais antigos mercados públicos dos EUA, criado em 1893. Tem de tudo que você possa imaginar. Resista a tentação de comer no primeiro lugar que te parecer mais chamativo, ande tudo até escolher onde se deliciar.
Lá é ponto de turistas, mas também dos moradores da cidade que almoçam por lá aos domingos e aproveitam para comprar carnes, frutas e legumes fresquinhos. Tem confeitarias lindas, padarias charmosas, comida indiana, tailandesa, japonesa e italiana. Fora as chocolaterias mais fantásticas que já vi. Digo isso porque nunca tinha visto tanta diversidade, dá uma olhada numa das lojs lá que só vende chocolate e formato de órgão do corpo humano. Tem pulmão, cérebro, rins… Pra Hannibal Lecter nenhum colocar defeito.
Old City
De barriga cheia você pode seguir para a parte mais histórica da cidade, a Old City. É nesta região que fica o Independence Hall, local onde foi redigida a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Também é lá que fica o sino quebrado que anunciou a independência e o Constitucion Center, um museu da constituição dos EUA. São belas avenidas com vários edifícios que contam um capítulos importantes da história norte-americana.
Museu Rodin
Aqui você encontra a maior coleção de obras originais de Auguste Rodin fora da França. É um espaço pequeno, mas muito bonito. Além das peças originais, tem réplicas da Porta do Inferno e do O Pensador. O jardim em volta do museu também é belíssimo, vale a visita. O preço sugerido para o ingresso é de 5 dólares.
Benjamin Franklin Parkway
É uma área onde você encontra o Museu de Arte da Filadelfia, que tem um acervo incrível e sempre uma exposição nova que você descobre qual é clicando aqui, e o Franklin Institute, um museu científico. Mas o que mais os turistas vão atrás nesta região é da estátua do Rocky Balboa. Quem assistiu ao filme sabe que uma das cenas mais impressionantes é quando ele sobre as escadarias e começa a pular. Por causa do filme criaram o Rocky Steps, que rende fotos bem bacanas por lá.
Eastern State Penitentiary
Se tiver um tempinho extra, vale fazer algo inusitado e visitar a antiga penitenciária. Eu adoro uma ruina e é muito legal ver aquela espécie de castelo medieval no meio da cidade considerada o primeiro edifício moderno da história dos EUA. O local já abrigou criminosos famosos como Slick Willie e Al Capone e tem várias histórias de assombração e lendas. Mais informações aqui.
Free Library
Eu adoro uma biblioteca! E quando ela tem um arquivo de livros raros e antigos junto com uma exposição sobre detetives, eu piro! Essa biblioteca foi fundada em 1891e tem um dos acervos mais antigos dos EUA. Todo dia tem visita guiada lá e uma exposição com obras raras. Dei sorte de ver a que trouxe livros, filmes e jogos sobre detetives, uma temática que eu curto muito. Não paga nada para entrar. Veja a programação.
Dica do coração
Não faça que nem eu e saia andando com um mochilão nas costas por todos esses atrativos. Por 5 dólares você pega o Plash, um ônibus de turismo que passa por todos esses atrativos. Você pode ficar descendo e subindo em 22 atrativos ao longo do dia. Ele é bem mais barato do que os outros, pois não tem guia. Vai te poupar tempo e dores no joelho!
Outra sugestão: ande pelas ruas da cidade ao som de “Streets of Philadelphia” do Bruce Springsteen. Aceite a dica do Leandro Discaciate e meu passeio foi bem mais animado.
Se deixei algo de fora ou você tem alguma dúvida, deixa um comentário aqui!
Se quiser receber mais dicas como esta, cadastra seu nome e e-mail no mailing que sempre tem descoberta nova no blog!
Quando ainda estava lá, fiz este vídeo aqui:

Filadélfia
9 comentários
ao voltar para o aeroporto pagou taxa de embarque? quanto?
Olá, Gislaine! Não paguei mais nada. Tudo dentro da tarifa se você não atrasar. Cumprindo o prazo da conexão e estando no horário determinado tanto faz se você fica dentro ou fora do aeroporto. Só lembra que tem que ter o visto americano. bjos
Estou indo a Dublin, e terei 10 hrs de intervalo entre os voos… Sua materia me ajudou mtmmtmt
Uhuuuuu! Fico feliz. Se tiver dicas de lá, compartilha aqui. = )
To indo sexta para Lisboa com conexão de 9hrs também! Tem guarda-volumes do aeroporto para deixar as malas? Sabe quanto é? E quantas horas antes devo estar de volta? Obrigada!
Oi, Vitória!
Na minha época não tinha não. Tive que levar a mala comigo… = (
Só a de mão, pq a outra despachei.
Ah, esse ônibus plash pego já no centro da cidade?
Sim! Ele roda em toda a cidade.
VITORIAAA, COMO VC FEZ COM A MALA… PRECISO SABER!!!! TENHO O MESMO VOO QUE O SEU.