Como sou apaixonada pelo pôr do sol em Brasília, vivo procurando lugares altos na Capital ou mirantes de onde possa acompanhar tudo com segurança e uma visão sem igual. Sempre indicam o pontão do Lago Sul ou a Ermida, que realmente são espetaculares.

Entretanto, existem outros mirantes e pontos elevados estratégicos que valem a visita e são bem menos concorridos para curtir um pôr do sol em Brasília. Reuni aqui alguns que amo de paixão e sempre estou indo!
Inclusive, fiz vídeos no insta @babilins com alguns deles.
Confira a lista lugares altos para curtir o pôr do sol em Brasília! Especialmente agora na época de seca, que eles ficam ainda mais especiais.
1 – Mirante do Jardim Botânico de Brasília
Esse lugar é um dos meus queridinhos e não muito explorado pelo público. E olha que ele fica em um lugar super badalado aos fins de semana, que é o Jardim Botânico de Brasília!
Que o Jardim Botânico é um ponto conhecido, isso é. Só que o Mirante, não. Todas as vezes que fui, não tinha ninguém. Pude apreciar a vista de lá, sem problema algum. São só alguns degraus e você tem uma visão do Cerrado linda!

Vale avisar que eu morro de orgulho do Jardim Botânico de Brasília e vivo escrevendo sobre os eventos de lá. Você confere mais detalhes sobre o espaço, aqui. Para entrar no Jardim Botânico, você paga 5 reais. Detalhe que eles só aceitam dinheiro vivo.
2 – Capela São Francisco de Assis
Ela é tão querida que tem apelido, a “Capelinha do Vale”. A Capela São Francisco de Assis fica na serra de Ponte Alta, no Gama. Do plano piloto até lá são 33 km. Mas cada quilometro vale! A vista é belíssima!!! Uma das igrejas mais bonitas para quem curtir um pôr do sol em Brasília.
Essa foto aí abaixo, quem tirou foi meu marido, Leandro Discaciate. Fica num lugar mais alto, logo na entrada da pista que dá acesso ao local. Vira uma espécie de mirante.

Ela foi inaugurada no dia 10 de outubro de 2004. O Cardeal na época, fez uma profecia. Dom José Freire Falcão disse que: “Aqui Deus está presente e fará prodígios e milagres.” Essa fama de fazer milagres e a beleza do local, faz as noivas pirarem. Tanto que a fila de espera para casar lá pode durar dois anos.
3 – Torre de TV Digital: para quem procura lugares altos em Brasília
Já esse local, aperta meu coração. Isso porque ele tinha tudo para ser o ponto mais procurado por quem ama pôr do sol em Brasília. Só que a Torre em si está fechada, ficando só a visão linda no fim do dia. A última vez, estive de triciclo por lá, que inclusive está para alugar e fazer passeios. Veja esse outro post.

Mesmo assim, eu indico! Isso porque é uma área que é gratuita e tem amplo estacionamento. Muita gente vai para lá fazer piqueniques, andar de skate, de bicicleta ou patins. É bem tranquilo para deixar as crianças correndo e ainda curtir a vista da cidade.
4 – Praça do Cruzeiro: o mirante para ver o pôr do sol em Brasília
Essa é uma queridinha dos brasilienses quando o assunto é procurar lugares altos para curtir o pôs do sol em Brasília. Afinal de contas, fica em um ponto estratégico e de fácil acesso, o Eixo Monumental.
Como o nome sugere, a praça tem uma cruz bem no meio, tem amplo gramado, é segura, tem estacionamento e garante uma visão ampla na hora de curtir o pôs do sol.

Lá, não paga nada, mas você tem a opção de pegar um daqueles pacotes de piquenique que são oferecidos na época da seca. Falei mais sobre onde fazer piquenique em Brasília neste outro post aqui. Sempre tem ambulantes ou foodtrucks também. Então, não vai passar sufoco se bater fome ou sede.
5 – Parque Vivencial do Lago Norte
Outro lugar que mereceria mais atenção e amor dos brasilienses, é o Parque Vivencial do Lago Norte. Um dos pontos lindezas para curtir um pôr do sol em Brasília.
Primeiro, porque ele é bem localizado. Fica ali perto da Ponte do Bragueto. Bem na Entrada do Lago Norte mesmo. Tem estacionamento, parquinho, pista de cooper… uma excelente estrutura.

Segundo, porque lá tem um píer super charmoso que é pouco explorado e que rende boas fotos! Corre lá que é sucesso. Ah! Ali do lado, tem um lugar ainda mais exclusivo. É onde fica o Viveiro do Lago Norte. Tem uma pista que chega bem na beira do Lago. Lindeza!
6 – Sítio Titara e seus mirantes para ver o pôr do sol em Brasília
Para quem está disposto a ir um pouquinho mais longe, tem o Sítio Titara, que fica no Lago Oeste. Lá é meu xodó, já falei e dei todos os detalhes dele aqui no blog mil vezes.
Da última vez que fui, ganhei de presente um ensaio de gestantes com o fotógrafo Roberto Barreto, que caprichou nos cliques por lá. São tanto lugares mais altos e cantinhos fofos…





Você pode aproveitar par curtir as cachoeiras da região também, além de se hospedar e comer aquela comidinha delícia. É um pacote completo!
7 – Ermida Dom Bosco
Ah…. A Ermida é xuxuzinho demais! Primeiro porque não paga nada para entrar. Segundo porque é super eclética, recebe gente de todos os públicos, tribos e bolsos.
Além disso, tem o Lago Paranoá ao fundo, né? Gente já tirei tanto foto legal por lá… E tem um detalhe. Andando para a direita, assim que você entrar, tem uma pista que leva para umas prainhas mega exclusivas.

Foi lá que o Vinicius Werneck, meu amigo, me colocou como cobaia para um ensaio fotográfico com espelho. As fotos ficaram um arraso. Isso, mesmo com o pôr do sol em Brasília na época de chuva.
8 – Pontão do Lago Sul
Por fim, o clichê que todo mundo ama. Não sei se é porque é fácil chegar, se é pelo estacionamento, pelos coqueiros, pelo calçadão…. Só sei que quase todo mundo fala em Pontão do Lago Sul quando o assunto é aproveitar o pôr do sol.

Realmente lá é muito bonito e tem os bares e restaurantes para você aproveitar. Eu já fui lá algumas vezes. Só evito ir aos fins de semana, quando lota muito. No restante dos dias, é lindeza para quem busca lugares altos e mirantes.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas!
2 comentários
O jardim botânico não fecha às 17:00? Como assistir o por do sol lá?
Fernando, nunca ninguém me expulsou não… eles têm certa tolerância. Diferente de lugares como a água mineral…