Quem escreve pro blog hoje é o Aerton Guimarães!!!! Ele compartilha com a gente uma lista muito bacana, de 20 anos assistindo filmes e anotando tudo!!!!!
Não, não fiz uma seleção na internet e votei nos melhores. Eu simplesmente anotei um por um todos os filmes que vi desde 1998 e os avaliei segundo critérios que estipulei ano a ano!
Sempre amei assistir a filmes, quem não gosta, né. Lembro que, quando criança, minha mãe comprava pra mim e pra minha irmã todos os da Disney em fita VHS! Sim, tenho quase 32 anos. Aladdin, Bambi, Branca de Neve, O Rei Leão… era uma coleção enorme.
A partir dos 10 anos, passei a ir ao cinema toda semana com meus primos, irmã ou com minha mãe. O gosto pelo cinema e a vontade de ser jornalista, que surgiu quando eu ainda era muito novo, me instigaram a sempre escrever “críticas” sobre os filmes que eu assistia. Descobri muito cedo o gosto pela escrita e a vontade de trabalhar com ela. Na minha cabeça, eu trabalharia na área de entretenimento, provavelmente, como crítico de filmes.
Foi daí que surgiu a ideia de, em 1998, ainda aos 11 anos, começar a anotar todos os filmes que eu assistia. Podia ser no cinema, aquele filme da locadora, na TV a cabo ou mesmo na TV aberta. Não existia Netflix ou Popcorn Time, né.
Aos 14 anos, empolgado com meu senso cada vez mais crítico – ou eu apenas acreditava nisso – enviei um texto meu sobre o filme Náufrago, com Tom Hanks, para a revista Época publicar. Em meu e-mail eu dizia algo do tipo: “eis um de meus textos, podem publicar, sem problema algum. E ofereço-me para ser colunista de cinema para vocês”. Quanta ingenuidade…
Mas não é que meu texto foi parar na seção de “cartas do leitor” da revista? Fiquei que nem pinto no lixo, feliz com aquela publicação. Tá que eu tinha escrito uma página inteira de Word e eles só publicaram um parágrafo, mas tudo bem.
O tempo passou e percebi que eu não gostava só de entretenimento, o que me levou a trabalhar em áreas bem diferentes como jornalista, de pequenos ou grandes jornais e canais de TV a instituições representativas de setores da economia.
OS MELHORES
Voltando à questão de anotar todos os filmes que vejo, lá se vão 20 anos e continuo com esse costume. Além do nome do filme, sempre coloco a data, o local em que assisti (cinema, tv aberta, e agora, Netflix, etc) e uma classificação (ruim, médio, bom, ótimo- ou ótimo+, por exemplo).
O fichário em que guardo essas anotações é o mesmo há 20 anos! É muito bom reler esses filmes, com as datas, e até mesmo relembrar quem estava ao meu lado naquele dia, em qual cinema, se foi em casa, na casa de alguém… claro, lembro de muitos, não de todos, mas é bem divertido.
Aproveitando a ocasião de “comemoração” de 20 anos dessa que virou uma tradição na minha vida, coloco a lista aqui dos melhores filmes que assisti nessas duas décadas! Vale ressaltar que a classificação é a da época em que eu assisti, e não de hoje. Ou seja, se vi um filme e amei em 1999, é bem possível que, hoje, eu já não ache esse filme lá essas coisas. Mas é interessante observar essa mudança de gostos com o tempo.
Vamos lá:
Desde janeiro de 1998, assisti a 981 filmes. O total de filmes por ano, os melhores, na minha opinião, e de acordo com meu julgamento naquela época, são:
1998 – 24 filmes
Melhores – O chacal, Titanic, Pânico, A outra face
1999 – 56 filmes
Melhores – Mutação, Mensagem pra você, Inimigo do Estado, Instinto e O sexto sentido
2000 – 115 filmes
Melhores – Joana D’Arc, Patch Adams, Hurricane, Armadilha, Gladiador, Todo mundo em Pânico, O rei da água, Nas profundezas do mar sem fim, A fuga das galinhas
2001 – 116 filmes.
Melhores – A cartada final, Harry Potter e a pedra filosofal, Sociedade dos poetas mortos, O dom da premonição, Planeta dos Macacos, A lista de Shindler, Cidade dos Anjos, Na teia da aranha, Shrek, Coração Valente, O retorno da Múmia, Quase famosos, Encontrando Forrester, Corrente do Bem, O suspeito da rua Arlington, Náufrago
2002 – 80 filmes
Melhores – O Senhor dos Anéis 1 e 2, Uma mente brilhante, O fabuloso destino de Amelie Poulain, O quarto do pânico e Moulain Rouge
2003 – 92 filmes
Melhores: Tudo sobre minha mãe, A última ceia, As horas, X-Men 2, Procurando Nemo, O homem que copiava e Vanilla Sky
2004- 57 filmes
Melhores: Os incríveis, Os esquecidos, Dogville, O júri, Fahreinheit – 11 de setembro, Diários de motocicleta e 21 gramas
2005- 62 filmes
Melhores – A viagem de Chiriro, A vila, Adeus, Lênin, Uma linda mulher, Fábrica de Chocolate, Closer
2006 – 40 filmes
Melhores – Diário de uma paixão, O segredo de Brokeback Mountain, A era do gelo 2, O plano perfeito
2007 – 35 filmes
Melhores – Meu nome não é Johnny, Tropa de Elite, Conduta de risco
2008 – 28 filmes
Melhores – Juno, Ensaio sobre a cegueira,
2009 – 28 filmes
Melhores – Avatar, A era do gelo 3, Divã, Quem quer ser um milionário, O leitor, O menino de pijama listrado
2010 – 44 filmes
Melhores – Lembranças, A origem, Meu malvado favorito, A proposta
2011 – 39 filmes
Melhores – Cisne negro, O labirinto do fauno, A cor púrpura, meia noite em Paris, A pele que habito
2012 – 32 filmes
Melhores: Em busca da terra do nunca, Íntimo e pessoal, Tão forte e tão perto, A invenção de Hugo Cabret, Os intocáveis, As vantagens de ser invisível, As aventuras de Pi.
2013 – 13 filmes
Melhores – Argo e Django Livre
2014 – 22 filmes
Melhores: Álbum de família, Ninfomaníaca, 12 anos de escravidão, Hoje eu quero voltar sozinho, Malévola
2015- 28 filmes
Melhores – O jogo da imitação, Relatos Selvagens, Mad Max, Jurassic World, Divertidamente, A chave de Sarah, Que horas ela volta
2016- 25 filmes
Melhores – O quarto de Jack, Animais Fantásticos, Spotlight, Cake, Doutor Estranho
2017- 34 filmes
Melhores – Estrelas além do tempo, A bela e a fera, Mulher Maravilha, Extraordinário, Com amor, Van Gogh
2018 – 10 filmes
Melhores: Pantera Negra, O rei do show, Viva – a vida é uma festa
E pra você, quais os melhores filmes que já viu na vida? Me conta aí!
1 comentário
Admirável sua idéia de fazer anotações com riqueza de detalhes e conseguir manter por tantos anos…
Meu filme nota 10 é o “De Volta para o Futuro”.