Depois que comecei a evitar comer carne, tenho sofrido horrores quando viajo, principalmente acompanhando amigos que não são vegetarianos. Geralmente acabo comendo onde eles comem e me virando com o que tem. Normalmente algo sem muita criatividade como brócolis, palmito, azeitona, milho, ervilha e cenoura. Acham que vegetariano só come isso. Ah! E é claro, salada de alface e tomate.
Mas ano passado fui para Pirenópolis (GO) com o Mario Meirelles, um amigo de São Paulo que é vegetariano. Na nossa estadia por lá fizemos questão de encontrar bons restaurantes e comer comida saudável e saborosa. Foi uma peregrinação! Acho que lemos o cardápio de todos os restaurantes, mas tivemos boas surpresa que compartilho aqui agora.
Nossa primeira parada foi no Maiale. Um bistrô de massas que fica na Rua do Lazer. O ambiente é lindo de morrer, com paredes com vermelho terra, luz ambiente bem intimista e uma decoração charmosa. Na entrada a recepcionista nos recebeu muito bem, fazendo questão de descobrir no cardápio o que poderíamos comer. Na mesa fomos atendidos por um garçon ultra gente boa, novinho e super comédia, que depois deu dicas de como chegar nas cachoeiras sem guia, além de servir uma pinga que ficou marcada na viagem, a Germana.
Escolhemos um risoto de funghi e outro de mussarela de búfula, com castanhas e tomate cereja. DIVINO! Aquele cremoso do risoto, com a maciez do queijo derretendo na boca e por fim a suculência e frescor do tomate, me fizeram suspirar! Pra melhorar ainda mais tinha música ambiente com uma seleção de pop rock que nos fez ficar mexendo na cadeira a noite inteira. O preço é salgado. Cerca de 60 pilas cada prato, mais o couvert e as pingas… não saiu barato, mas o ambiente, o atendimento, a música e a cozinha compensaram.
Na noite seguinte, a surpresa da vida! Mais uma vez rodamos até sermos levados pelo destino para a Forneria Pireneus, que fica em frente ao Coreto. Assim que abrimos o cardápio quis casar alí! Berinjelas com mel e nozes, funghi com queijos especiais, pêra com gorgonzola, abobrinhas… aí Jesus! Entramos em parafuso! Pedimos três pratos para dividir…
Acompanhamos tudo com a caipirinha pirenopolitana. Delicia. É uma caipirinha de limão com pinga local. Quando os pratos chegaram quanta alegria. Ai, Jesus! Quanto sabor booooommmm! Derreti com aqueles queijos e misturas de doce e salgado e texturas maravilhosas. Nós ficávamos olhando que nem bobos um para o outro.
Na noite anterior a gente tinha passado por lá e nem damos bola. Só nos chamou atenção mesmo um sambinha que estava tocando. Até paramos um pouco lá na frente, dançamos e depois seguimos nosso caminho. E o preço é super justo. Cada prato custa em média uns 25 reais. A caipirinha acho que foi 12. Sei que vale cada centavo!!!
Já no domingo outra surpresa! Passeando na feira que acontece pela manhã, encontramos a dona Toca. Conversa vai, conversa vem, vi um bolo de banana que me chamou a atenção. Perguntei a receita e lá veio. Era feito de farinha de arroz integral e de farinha de banana verde que ela mesmo planta e faz! Sem glúten!!!! E tem mais! Não leva ovo, nem leite. Super vegano. Só açúcar mascavo e suco de frutas que ela tem no quintal. E o sabor???? Tivemos que levar dois. O Mario comeu praticamente um todo de uma vez na primeira parte da trilha! Quase não sobra pra mim! Seis reais cada!!!
Semana passada estive em Pirenópolis novamente, desta vez com meu namorado. Rodamos um pouquinho, mas encontramos opções bem bacanas para quem não come carne. O primeiro lugar foi a cervejaria Êiou. Lá comemos uma Raclette deliciosa acompanhada de cervejas artesanais.
Depois experimentamos o Umami, um restaurante que inaugurou tem pouco tempo e que é de tirar o chapéu. É tão bom, mas tão bom, que a comida acaba logo. Os pratos são fresquinhos e seguem a orientação do Slow Food. No dia que fomos demos sorte! Fomos o último casal a conseguiu garantir o prato do dia. E sabe o melhor? O Preço! 30 reais entrada e prato principal. A versão vegetariana é 20 reais.
Para encerrar o dia sugiro o Café Florinda. É uma mistura de cafeteria, sebo e loja de produtos artesanais. Fica na Rua do Rosário, tem uma pequena área verde na frente onde você, com sorte, consegue uma mesinha para sentar embaixo da árvore e ver o dia passar tranquilamente. Eu amei o chá de gengibre! Tem também um bolo vegano de banana com aveia e passas!!! Senta lá, aproveite um dos livros do sebo e a seleção de música deles que é muito boa.
Quer saber mais dicas de restaurantes com opções vegetarianas por lá? Dá uma olhada aqui:
Forneira Pireneus
Rua dos Pirineus, 41 – Centro
Contato: (62) 3331-3047
Restaurante Maiale
Rua do Rosário, 07, Galeria Vila dos Mouros, Sala 07 – Centro
Contato: (62) 98125-3983
Cervejaria Êiou
Rua do Rosário, 34 – Centro
Contato: (62) 3331-1918
Restaurante Umami
Rua dos Pirineus, 77 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000
Contato: (62) 3331-2638
Restaurante Cozinha de Quintal
Av. Pref. Luís Gonzaga, 126 – Vila Alto do Bonfim,
Contato: (62) 99220-6730
Restaurante Encontro Marcado
Rua do Rosário, 23 – Centro Histórico
Contato: (62) 3331-1678
Lanchonete Alvorada
Rua do Bonfim, nº 35 – Centro Histórico
Contato: (62) 3331-3255
Restaurante Boca do Forno
Travessa Santa Cruz (R. Cel. Curado)
contato: (62) 3331-1790
Restaurante Maria Docéu
Rua do Carmo, 37.
Se você tem alguma sugestão que não está na lista, deixa nos comentários que eu acrescento aqui!!!! E se você está curtindo Pirenópolis, não deixe de visitar a Cachoeira dos Dragões, tem um post explicando direitinho como chegar lá aqui no blog. Melhor Cachu!

Pirenópolis