O prédio do Paço Imperial chama atenção, mas pouca gente sabe que o espaço, no centro do Rio, foi o palco de importantes marcos históricos, como o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil.
Entretanto, o que é um problema de falta de gestão de locais turísticos e descaso da nossa história, pode ser uma possibilidade para explorar com tranquilidade um dos locais mais importantes da história desse Brasil.
Pra começar, o prédio é lindo! Foi tombado pelo IPHAN em 1985 e virou Centro Cultural. O edifício está muito bem conservado, com boa manutenção e em alguns pontos parte da estrutura original foi mantida para nos contar um pouquinho de história das construções da época.
O que fazer no Paço Imperial
Só a ida lá para ver o prédio, já vale. Eles têm lojas e restaurantes. É um barato pegar um livro e ficar tomando um café curtindo o movimento na parte interior do Paço Imperial. Tem gente que tira a tarde para ficar lá dentro batendo papo.
Atualmente, o Paço Imperial é um espaço multicultural com programação de artes visuais, artes cênicas, arquitetura e design, música, seminários e palestra. É legal você programar sua ida tentando unir com um dos eventos que sempre rolam por lá. Dá uma olhada na agenda aqui.
Ontem foi a primeira vez eu fui, estava acontecendo uma exposição sobre a UERJ. O Leandro já tinha visitado o espaço no ano passado e conseguiu conferir outras exposições, algumas de artistas contemporâneos. Na entrada de uma das salas tinha uns azulejos muito loucos… literalmente! Kkkk São azulejos com plantas alucinógenas.
O local abriga também a Biblioteca Paulo Santos, originária do acervo particular do arquiteto e historiador. A Biblioteca conta com cerca de oito mil volumes e 250 títulos de periódicos, além de obras raras dos séculos XVI a XVIII sobre arquitetura, engenharia e literatura brasileira e portuguesa.
O que você vai ter que imaginar
Agora vem a parte chata… Isso porque o Paço Imperial é um raro exemplo de monumento histórico que, em diferentes momentos, foi palco de importantes acontecimentos de nossa história.
Registrou importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Entre eles, o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil. Só que não tem muita informação disso lá. O que vimos foram plaquinhas como essas.

Acredito que pela relevância do espaço, eles deveriam ter algo mais sexy, atraente, chamativo. Deviam chamar as pessoas para conhecer a janela de onde o Dom Pedro I falou a frase “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! digam ao povo que fico”.
Poderia ter ainda uma indicação mais clara da sala 13 de maio, onde a princesa Isabel assinou a Abolição da Escravidão. E de existissem painéis, exposições permanentes ou qualquer instalação bacana para chamar a atenção logo na entrada.
Infelizmente não tem. Isso vai ficar por conta da nossa imaginação mesmo! De qualquer forma, vale a visita! Fique ligado que vários desse free tours do Rio passam por lá. Inclusive, vi um que tira a tarde inteira para visitar o local. Vamos nos apropriar mais da nossa história para ver se a gente faz algo diferente desta vez. Ah! também rende fotos lindas pro insta nesses janelões! hehehehe = )
Serviço:
O Paço Imperial fica na praça XV de Novembro. Ao lado da Alerj. A visitação é aberta ao público de terça a domingo, das 12 às 19h. A entrada é gratuita! O Bistrô do Paço abre de segunda a sexta, das 11h às 19h30. Já sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. O Restaurante Arlequim funciona de segunda a sexta, das 10h às 20h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Venha para o Time dos Descobridores!
Ah! Se você procura o que fazer no Rio de Janeiro, o blog tá cheio!!!!! Dá uma olhada que O blog tem muita coisa bacana para quem procura sair da mesmice. Cadastre seu e-mail, curta nossa página no face e siga o insta @babilins para descobrir mais eventos e lugares assim!