Eu sou a louca da manteiga. Coloco um quilo dela no meu pão e em quase todas minhas receitas doces e salgadas. Manteiga é vida! Já tinha brincado com meus amigos que isso deveria ser critério para escolher destinos de viagem.
Por causa isso, não tive surpresa nenhuma quando vi o resultado do cruzamento de dados feito por Hannah Ritchie, pesquisadora da Universidade de Oxford. Ela analisou a relação entre a quantidade de manteiga em um país e onde ele está no ranking de países com mais pessoas felizes.

O resultado é claro: a vida é melhor com manteiga. Países como Haiti, Camarões, Madagascar, Zambia, Sri Lanka e China tem menos do produto e menor índice de felicidade. Já países como Canada, Austrália, Bélgica e Holanda tem manteiga pra caramba e altos índices de satisfação com a vida.
Claro que existem exceções. Os Salvadorenhos têm menos de 100 gramas de manteiga por ano, mas estão lá em cima no nível de felicidade. Do outro lado, egípcios vivem com mais de 1 quilo por ano e estão na base da pirâmide de satisfação com a vida.
Não dá para cravar se isso é causa ou consequência. Os países com mais pessoas felizes são geralmente os mais ricos, que tem acesso a melhores condições de vida e onde mais pessoas conseguem comprar manteiga. Pode ser uma explicação.

Se é causa ou consequência eu não sei, mas que meu pãozinho com manteiga de manhã deixa meu dia muito mais feliz, isso deixa!!!
Quem quiser ter acesso ao gráfico completo, clique aqui! Encontrei a análise dela depois de ler uma reportagem do Big Think.
Já para descobrir destinos para se saborear com as mãos, clique aqui!