Esse pão foi um invencionice quando sobrou purê de batata-doce roxa e eu não sabia o que fazer com ela. Joguei no pão, mexi um pouco e deu no que deu! Um belo pão marmorizado intergaláctico que apelidei de pão cósmico. Compartilho agora a receita!

Antes de mais nada, você vai ter que rodar um pouquinho para encontrar nosso astro rei. Não, não é o sol! É a bendita batata-doce roxa. A não ser que você seja um sortudo e tenha uma plantação em casa, você costuma encontrar essa batata em mercados alternativos, feiras maiores, produtores independentes. Eu achei numa banquinha de orgânicos da Feira da Praça do Ó.
Com ela em mãos, cozinhe 200 gramas numa panela com água. Eu gosto de fazer assim, pois uso a água do cozimento na massa. Se quiser cozinhar de outro jeito, não tem problema. O importante é que ela fique bem macia. Cozinhe, deixe esfriar e faça um purê dela. Só amassando. Mais nada. Separe 120 gramas desse purê.

Veja lista de ingredientes do Pão de Batata-doce roxa
Para a esponjinha
- 100 g (¾ xícara) de farinha de trigo
- 100 g (½ xícara) de água do cozimento da batata-doce roxa
- 5 g de fermento biológico seco instantâneo (metade daqueles saquinhos)
Para a massa
- 300 g (2 ½ xícaras) de farinha de trigo
- 150 g (⅔ xícara) de água do cozimento da batata
- 8 g (½ colher de sopa) de sal
Como fazer o pão de batata-doce roxa
Primeiro vamos fazer a esponjinha, que é um fermento turbinado. Misture todos os ingredientes da esponja (lembra de esperar a agua esfriar, caso contrário o fermento perde efeito). Deixa cerca de 45 minutos até que ele vire uma esponja mesmo. Fique bem aerado.

Se tiver muito quente onde você mora, leva uns 35 minutos. Se estiver muito frio até 90 minutos. Aqui no Rio, com 28 graus, leva 45 minutos mesmo.
Enquanto espera, faça a autólise da massa. Ou seja, junte os 300g de farinha com 150 de água. Fica bem duro mesmo, é isso. Deixe descansar.
Quando sua esponja ficar bem aerada, tá na hora de juntar a esponja com a massa. Gente… é bem estranho, eu sei. Fica um trem firme, com uma coisa esponjosa. Tenha fé e trabalhe bem a massa por 5 minutos. Junte o sal e sove bem por mais 5 minutos.
Nesse ponto, acrescente o purê de batata-doce roxa de forma aleatória. Não é para incorporar na massa! É para deixar roots mesmo. Abre a massa delicadamente, coloca a batata amassada e faça movimento aleatórios até que ela fique marmorizada. Ela espalha pela massa, mas não é misturada à massa.
Cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Segunda parte da receita de pão
Em seguida, tá na hora de modelar. Pegue a massa e faça dobras com ela. Puxe a parte de baixo da massa até o centro. Em seguida, gire a massa e puxe também as laterais de cada ponta que se formou. Vire a massa com a emenda para baixo.
Fique girando levemente a massa com as duas mãos para criar tensão. Unte uma forma só com óleo e transfira o pão para lá. Deixe descansar por mais cerca de 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno em 250 graus.
Faltando 5 minutos para colocar no forno, temos que criar vapor para o pão crescer. Você pode fazer isso com um pano de prato molhado dentro de uma forma na parte de baixo do fogão, gelos dentro de uma forma também na parte de baixo, ou usando um borrifador nas laterais do forno.

Faça um corte na superfície da massa da massa e coloque no forno. Se tiver usado o borrifador, antes de colocar o pão borrife água no forno mais uma vez. Espere 20 minutos. Se tiver colocado gelo ou o pano de prato, tá na hora de tirar. Aproveite para girar o pão e assar de forma uniforme.
Espere mais 20 minutos e veja se opção está dourado. Ele assa entre 40 e 50 minutos. Espere 1 hora antes de abrir para ele não engrumar. Prontinho! Pode apreciar seu pão cósmico sentindo cada vez mais integrado ao universo! Falando em universo, criei o pão solar também. Feito de cúrcuma e cebola caramelizada crocante! hehehehe Acabei de colocar no forno. Se der certo, compartilho a receita depois.

Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!