O Paraíso na Terra faz jus ao nome! Sem dúvida é um dos lugares mais lindos do Distrito Federal. Esta reserva ecológica fica a 60 km do centro de Brasília e combina a estrutura de um hotel fazenda com ambientes de meditação e eventos. A paisagem é cinematográfica! São 28 cachoeiras catalogadas, fora as cascatas. Boa parte delas você conhece percorrendo uma trilha de 8 quilômetros. A trilha é de dificuldade média e ao longo dela você pode se banhar em várias piscinas naturais.
Conheci o espaço em 2012 e desde então vou lá pelo menos uma vez a cada três meses. Para você que procura o que fazer em Brasília num fim de semana que una paz, trilha, contato com a natureza e paisagens deslumbrante sem ir muito longe, não tem lugar melhor! é aquele destino para recarregar as baterias, sair de corpo e alma lavada!
Algumas cachoeiras merecem destaque. A dos namorados, que é essa aí com duas quedas que se juntam num poço delicioso para banho fica logo no começo da trilha. Tem uma pedra mais alta na borda, de onde é possível dar um pulos mais emocionantes na água.
A cachoeira da Rainha tem um poço maior, com uma prainha de pedra, onde dá pra estender a toalha e pegar um sol. No mesmo espaço a gente tem uma piscina de borda infinita com uma vista espetacular da reserva com dezenas de morros verdinhos. Entre elas tem ainda uma cascata que serve de hidromassagem natural. É a melhor recompensa depois da trilha!
Recomendo fazer a trilha pela manhã! Daí você curte bastante, volta para almoçar e pode dormir nas redes que ficam em frente ao refeitório. Aproveite a tarde pra visitar as hortas orgânicas, o pomar, os iglus que tem uma acústica bem maluca e ir até o templo de meditação. Deixe para ir por último lá, para aproveitar o por do sol. A vista é de deixar qualquer um apaixonado. Eu fico um bom tempo lá meditando, você sente uma paz incrível dentro do templo.
O motivo de tanta beleza e tranquilidade é que a a reserva ecológica fica na APA (Área de Proteção Ambiental) do Cafuringa. É uma região conhecida por ser “berço de águas” e possui muitas nascentes, rios e uma rica vegetação de cerrado, campos e matas de galeria. O local possui ainda vários pássaros e outros animais silvestres.
Todo o espaço é administrado pelo Instituto Teosófico de Brasília (ITB), uma entidade sem fins lucrativos voltada para o estudo das religiões, filosofia e ciência e para o aperfeiçoamento do homem. Por causa disso, logo na entrada o visitando é avisado que não é permitido som alto e nem o consumo de carne e bebidas alcoólicas. É um lugar de paz e tranquilidade mesmo.
O Paraíso funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Para passar o dia lá o visitante paga 95 reais. O valor inclui café da manhã e almoço e visitação guiada às cachoeiras e trilhas ecológicas. Também é possível dormir lá. O quarto individual sai por 260 reais ou 320 reais a diária para o casal. Eles ainda têm passeios a cavalo que podem ser agendados na administração ao custo de R$ 40,00 (a duração do passeio é de 40 minutos a uma hora).
Para chegar lá, o caminho mais comum é ir pela pista estrutural. De lá pegar a DF 001, de que é entrada sentido Brazlândia. Seguir até encontrar a DF 220. De lá são cerca de 4 km de estrada de terra até a entrada do Paraíso, que fica do lado esquerdo. Contato: (61) 99966.5532
Quer mais destinos impressionantes assim perto de Brasília? Clique aqui!
Curtindo nossa página no facebook você também descobre outros destinos fantásticos para quem curte natureza do Brasil e do mundo!
12 comentários
Dica de ouro! Fiquei impressionado com a infra e com a beleza do lugar. Parece até que estamos no coração da Chapada dos Veadeiros e não no meio do DF. Só é importante se atentar para as regras do local.
Oi Bárbara,
Vc vai amar esse site http://www.portaldascachoeiras.com/cachoeiras Role a tela pra baixo q verás a lista de cachus no DF 🙂
Neste Domingo (19/11) levei minha Amiga pra conhecer o Paraíso na Terra. Pegamos uma trilha q sai da Mandala sentido Templo. Ela de tênis e Eu descalço (hehehe…). Daí, pegamos Neblina e Chuva pra ficar TOP a caminhada. 🙂
Conversei com o Rogério (Adm) sobre a possibilidade de darmos dar uma geral naquele Chalé ( Eu+Amigo(a)s pro ano q vem.
Ficaríamos 3 dias (de 6ª feira à Domingo) e rolava um DESCONTO nas diárias. Disse: Vamos conversar…. 😉
Vc e seu Namorido estão convidados a se juntar à nós tbém. Estou com a ideia de personalizar o Chalé com o tema de ET’s q tal?
Daí, poderia trazer meu Amigo pra fazer as pinturas. Ele q fez os mascotes pro meu site (em desenvolvimento)
Uau! Valeu pela dica, Alexandre!!!! Vou dar uma olhada no site.
E aquele chalé merece uma reforma mesmo. O problema é que pelo ICMbio ele não poderia estar lá. É topo de morro, pode causar danos ambientais. Mas quem sabe existe uma possibilidade, né?
Gostei e quero conhecer
Vai amar, Claudite!!!
Que lugar incrível! Morei 26 anos em Brasília e não conheci. O quadradinho é muito mais que o avião, né? E esse blog é um mapa dos tesouros escondidos de Brasília, centro-oeste e do mundo! To amando! Para não, Babi! #vailonge #gratidao #curti #valorizei
Seu lindo!!! Da próxima vez que vier, faço questão de te levar!!!!
Oi Bárbara,
Tô doido pra mergulhar naquela FENDA q te falei uns tempos atrás lá no Paraíso na Terra. Vou combinar com minha Amiga q tem uma GoPro pra filmarmos a aventura assim q parar as chuvas. Deve ter uns 15m (comprimento) por 3m (profundidade) e 2m (largura). Só no fôlego (Apnéia). Bora conosco? hehehehe… Vou procurar as fotos q tirei e depois coloco o link aqui pro c ver
Pena que tô viajando….
Olhe bem esse Instrumento e veja com o q se parece. 😉
https://www.youtube.com/watch?v=AwSY07SnG7U
https://www.youtube.com/watch?v=L_5Hwbk_698
https://www.youtube.com/watch?v=hzSwPXiPJuE
Bárbara comecei a seguir você no Instagram e dê cara já aceitei a sugestão de conhecer o sítio titara, muito bom o local, gostei. Agora estou aqui já pensando em ir ao paraíso da Terra, muito obrigada pelas dicas!
Claudia, agradeço demais da conta pelo seu retorno! Você não tem ideia do incentivo que é para que eu continue a fazer descobertas por aí! Obrigada! Vc vai amar o Paraíso!!!!