Não é só pela vista maravilhosa, pelas obras de arte espalhadas por todos os campos, pelas trilhas pela mata fechada, pelas opções de atividades de aventura para crianças e adultos, pelas placas contando a história do Rio de Janeiro…
O Parque da Catacumba ganhou meu coração por tudo isso e por ainda ser no Centro do Rio de janeiro, de fácil acesso, ter um nome maneiro, servidores fofos e atmosfera incrível! Ah! Eu já disse que é de graça???
Quem está na Zona Sul chega num segundo no Parque da Catacumba. Ele fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, avenida Epitácio Pessoa. Funciona das 8h às 17h, com uma hora a mais quando é horário de verão.
Para começar sugiro ficar apreciando as obras de artes espalhadas na parte mais baixa do parque. São todas doações de grandes artistas.

Foto: Rodrigo Soldon
O parque era uma favela, mas em 1979 o prefeito decidiu retirar os moradores de lá, levar para outra área e fazer o resgate da fauna e flora da região. Ele também pediu as doações das obras para expor ao ar livre, uma ação inovadora para época.
Na parte baixa, tem também várias placas contando parte da história do Rio de Janeiro. O nome Catacumba teria sido dado pelos escravos já que aquele terreno era usado como cemitério indígena quando eles chegaram por lá. Depois desse tour inicial com história e arte, você pode fazer a trilha. É fácil/moderada, dura cerca de 40 minutos e passa por dois belos mirantes, o do Urubu e o Sacopã, meu predileto.

Meu mirante predileto
Para os aventureiros, tem arvorismo, rapel, tirolesa, escalada. Inclusive para crianças. Essas atividades são oferecidas por uma empresa particular. Os preços variam entre 20 e 150 reais.

Parede de escalada
Se você estiver procurando parques no Rio de Janeiro para desanuviar e relaxar no meio do dia, para fazer um picnik ou simplesmente para apreciar uma bela vista com trilha fácil, super recomendo esse parque!!!

Mirante do Urubu
Quer mais dicas do Rio de Janeiro? Clique aqui! Curta também nossa página no face. = )