Assim que recebi o convite do meu amigo, o professor e pesquisador Robson Eleutério, pirei! Adoro conhecer mais sobre a história do nosso Planalto Central. Quando tem passeio unindo história, trilha e cachoeira, não tem como ficar de fora.
A iniciativa é do projeto “Na trilha da Missão Cruls”, que reúne pesquisadores para fazer uma releitura dos caminhos percorridos pela Comissão Exploradora do Planalto Central. É um projeto belíssimo, aberto a todos os interessados nessas expedições. Eles já fizeram uma para Palmital (MG) e a próxima é neste domingo (18/02) em Formosa.

Cachoeira toca da onça
O ponto de encontro é Koch Naturas, restaurante e pamonharia, que fica na BR-020, km 57. Antes da entrada para Formosa, Goiás. Tem que estar lá às 8h. De lá seguiremos até a Fazenda Toca da Onça em Formosa. É nesta fazenda que faremos as trilhas até os sítios pré-históricos e a cachoeira.
A ideia é ficar lá até uma da tarde. Voltamos, almoçamos e seguimos com o tour histórico até o local onde foi colocado o vértice Nordeste pela Comissão Exploradora do Planalto Central em 1892, para delimitar o DF. Este marco fica perto da cachoeira do Itiquira.

Toca da onça
O Sítio Arqueológico Toca da Onça é formado por um conjunto de Pedras Calcárias, que marcam a nascente do Rio Paranã. Lá tem grutas com vários painéis de pintura nos tons de vermelho e preto. Registro dos primeiros habitantes do Planalto Central. Para participar é só chegar no horário no ponto de encontro. Paga apenas o almoço e a entrada no Sitio arqueológico, que custa 25 reais por pessoa. Mais informações no telefone 3631-8926.
Essa trilha pré-histórica é uma homenagem ao Paulo Bertran, um dos maiores estudiosos da história do Planalto Central. Por isso, está sendo chamada de O Caminho do Homo Cerratensis.
A expedição é promovida por uma parceria entre o grupo Cerratense (cerratense.com.br), a prefeitura municipal de Formosa, a projeto Nas trilhas da Missão Cruls, o pessoal da Nutella Offroad (adorei esse nome!), da Alaneg (Academia de letras e artes do nordeste goiano) e do Jipe Clube de Brasília.
Mais informações no telefone 3631-8926 Marcos (toca da onça) ou no 99126-8447 Robson Euletério (Cerratense).

Pintura rupestre
Quer se manter informado sobre passeios legais assim aqui no DF? Curta nossa página no face!