Tem gente que vem ao Rio de Janeiro com os dias contados, seja um fim de semana ou um feriado prolongado. Daí quando escutam falar da praia deserta do Joa, já querem saber como chegar até a praia da Joatinga (outro nome desse pedacinho do céu no Rio). Mas calma lá! É preciso antes ver como está a maré, a temporada e até o humor de São Pedro. Não desperdice seu tempo!

Sim… é muita variável que você precisa levar em conta antes de se deslocar para aquele cantinho do Rio disputado a tapa. A praia da Joatinga fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Exatamente entre as praias de São Conrado e as da Barra da Tijuca.
É quase uma micro praia, só tem (quando tem – vou explicar melhor já já) 300 m de areia. Você percorre ela todinha em 7 minutos!!! Já pensou??? Dependendo do horário que você for, não tem lugar para sentar. É muito barraqueiro, turista e surfista.
A importância da Maré na praia de Joatinga
Sabe porque eu disse que tem que saber da maré, de São Pedro e da temporada??? Porque eu mesma fui lá e fiquei só babando... Não tinha um trechinho de areia. Não tinha nada!!! Só pedra, pedra, pedra. E aquele marzão. Bonito, é verdade, mas sem possiblidade de entrar na água.
É sério! Se não se planejar, não rola nem molhar os pés. O risco daquelas ondas mais bizarras bater com força e te levar é grande. No meu insta @babilins mostrei a força das ondas no dia em fui. Leva um se der mole. E fora que em 15 minutos o tempo muda completamente.
Isso acontece porque a Praia da Joatinga é uma enseada, uma praia com esse arco que está muito sujeita a ação das marés ao longo do ano. Durante a maior parte do ano a areia vai ter sido varrida de lá.
Quando ir para Praia do Joá
Assim que cheguei um senhor viu minha cara de espanto e veio falar comigo. É o seu Nonô, que mora e tem barraca lá há mais de 20 anos!!! Ele contou que a praia só existe mesmo no verão. De novembro a março é que a maré recua e a faixa de areia aparece. Isso em algumas horas do dia.
Fora desse período é muito raro a faixa de areia ficar grandona. Só um pedacinho dela aparece e olhe lá. É preciso ver a maré e saber se o mar não está revolto. Quando fomos, o mar tava mega agitado e tinha muuuito vento.

Minha recomendação é ir no começo da manhã, quando a chance de ter areia e sol é maior. Ah! Se quiser sol, saiba que o local é restrito. Depois das 15h ele já começa a sumir. Isso porque a sombra dos prédios cobre a faixa de areia.
Como chegar até a praia de Joatinga
A Praia da Joatinga fica dentro de um condomínio particular, só que o acesso é liberado para qualquer pessoa, basta dar seu nome na entrada do condomínio, onde há uma guarita. Você pode chegar de ônibus até perto dessa guarita e continuar o trajeto à pé, ir com o próprio carro ou de taxi e uber.
Meu noivo e eu estamos na Barra. Como eu queria fazer exercício, nós pegamos uma bike do Itaú e pedalamos até a estação do metrô Jardim Oceânico. Se você quiser saber como alugar bicicleta no Rio de Janeiro, clique aqui.
Para quem vem da Zona Sul, é só pegar o metrô e descer lá também. Da estação pegamos um Uber até a praia. Ficou 8 reais. É bem pertinho, só faz um zigue zague mesmo e passa pela barrinha, que é a parte mais antiga da Barra da Tijuca. Se quer saber mais de pontos históricos do Rio para ir de graça, veja aqui.

Quem for de ônibus para Praia da Joatinga deve pegar as linhas 332 e 557. Elas te deixam pertinho do condomínio que é a entrada. Da guarita até o começo do acesso à praia são cerca de 10 minutos andando. É uma descida. O Leandro e eu voltamos andando e curtimos porque curtimos arquitetura e encontramos casas e estruturas bem legais. Além de outras cenas curiosas.
É difícil descer a ladeira para chegar na praia?
Bem… sei que as fotos podem parecer aterradoras, mas não é nada do outro mundo. Dá para criança ir. Depois que você chega perto do mar ainda tem uma escadaria, uma rampa e uma parte de rochas para poder realmente chegar até a praia.
São dois caminhos. Um que é um zigue-zague e outro uma escadaria. Os dois levam para o mesmo lugar. Indo pela escada você encontra um grafite bem bonito.
Já quem escolher ir pela trilhinha, vai ter um visual mais bonito e a chance de tirar foto com a praia maior ao fundo. Logo, minha sugestão é descer pela trilha e subir pela escada. De qualquer jeito, é lindo!
Fique atento só para onde pisa, tem uma parte de pedras que exige cuidado. Vale avisar que lá o sinal de celular é bem ruim para algumas operadoras, não vai rolar live. Hehehehe
Outros locais do Rio de Janeiro!!! Se você não quer arriscar a Praia da Joatinga, vale conhecer a trilha do Forte. A trilha mais segura do Rio de Janeiro! Eu falei dela aqui no Blog.
E se estiver chovendo, saiba que aqui você encontra todas as informações do que fazer no Rio de Janeiro com chuva! São 14 lugares diferentes!!!
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!