Juro que torcia o nariz para Raizama. Vi algumas fotos e não dava nada pelo passeio. Mas aí veio o convite da Cerveja Corona para visitar essa Cachoeira na Chapada dos Veadeiros que é uma das mais tradicionais. Não pensei duas vezes e vim! Melhor decisão ever!!!
A Raizama na Chapada dos Veadeiros é uma das cachoeiras de fácil acesso da região. É também uma das primeiras que foi aberta ao turismo. Eles estão abertos ao público há mais de 30 anos, por isso é uma das queridinhas de quem frequenta a Chapada há mais tempo.

Como é a trilha de Raizama
A trilha para Raizama, na Chapada dos Veadeiros, é considerada fácil. Tá certo que a volta é uma subidinha…. Mas não é nada demais! Mesmo no auge da seca, percorremos a trilha sem quase nenhum desgate.
Começamos por um trecho de leve decida. O caminho é serpenteado por várias flores do Cerrado. Bem lindão. Já chegando perto do rio, tem uma escada de madeira que te leva para os dois lado do atrativo.

Eu sugiro que você vá para a esquerda primeiro. Lá, você encontra alguns poços para banho e uma pequena cachoeirinha. Basta seguir o curso do rio. Sim… vai ter que entrar na água.
Por isso que sempre sugiro ir com guia. Eles sabem os segredos do lugar. Um desavisado poderia achar que não há mais nada para cima. Mas pode ir que você terá um lugar deserto e super gostoso para aproveitar Raizama tranquilo.
Quais atrativos de Raizama na Chapada dos Veadeiros
Além da Cachoeira na parte de cima do rio, você encontra um trecho onde a água fez marcas sinuosas na pedra. Lembra o Vale da Lua. Dá para ir andando pelas pedras. Só cuidado que tem uns buracos gigantes!
Você pode descer o rio por essas pedras ou voltar pela escada e pegar o caminho da direita. Independentemente do que escolher, vai chegar num platô bem legal!!!! Descendo uma escadinha você chega um local com piscinas naturais e um vista muito doida de cima de um pequeno cânion. Meu ponto predileto!!!! Veja as fotos e vídeos no meu insta @babilins.
Logo em seguida, você encontra o topo da maior da Cachu de Raizama e seguindo a trilha chega no poço de hidromassagem com uma cachoeirinha. Por conta da seca, essas duas estavam com nível d’água beeeem baixo. Mesmo assim vale entrar para se refrescar.
É possível ainda visitar outros trechos do rio dentro do complexo de Raizama. Basta seguir o curso e entrar em outro poços menores mais à frente. Um grupo que chegou com a gente fez isso. Mas da hidromassagem é possível pegar a estradinha voltando.
Quanto custa Raizama na Chapada dos Veadeiros
Agora, em agosto de 2021, pagamos 30 reais por pessoa. Os valores na Chapada subiram na pandemia, mas é possível negociar desconto para grupos de mais de 4 pessoas.
O local não oferece almoço ou lanche neste momento. Está sendo construído um restaurante no local e eles planejam vender lanches, mas por enquanto só tem água para comprar antes de ir para trilha.
Quem quiser pode alugar o espaço na recepção para shows e eventos. Antigamente o palco recebia shows toda semana, mas agora só para quem quiser levar sua própria banda ou grupo musical.
Para chegar lá é super fácil também. Essa é um dos atrativos para quem tem pressa. Pegando a estrada que sai de Alto Paraiso são 38 quilômetros de asfalto e só 1 quilômetro de chão. Fácil fácil!
Como sobrou tempo, descubra aqui outros atrativos na Chapada dos Veadeiros!!!!