Gente, quando a Amanda Torres me apareceu com a resenha desse livro derreti. Vários amigos estavam procurando dicas de meditação para crianças e eu não sabia nem por onde começar, já que não tenho filhos. Daí vem essa linda e contribui pro blog com essa dica maravilhosa!!!! Olha só!

Texto: Amanda Torres
Há um tempo atrás, eu postei a foto acima no meu instagram com a seguinte legenda:
“Nesse dia eu disse ao Gu: ‘Filho, senta aqui ao meu lado, fecha os olhos e fica em silêncio para poder se conectar com a natureza, ouvir o barulho da água correndo atrás da gente…’. Como podem ver pela imagem ele sentou, fechou os olhos e, após 2 segundos, disse: ‘Pronto! Ouvi! Tchau!’… e saiu correndo para brincar! Se achei ruim!? Jamais! É assim, de pouco, com calma e cuidado, que a sementinha vai sendo plantada!”
Uma amiga, a Ana Amélia, viu a foto e comentou perguntando se eu conhecia o livro “Quietinho feito um sapo”. Não, eu não conhecia! Mas na hora me interessei e fui atrás de conhecer. Poucos dias depois eu recebia em casa o meu exemplar e o devorava atentamente. Fiquei apaixonada!
Pelo título e ilustração da capa parece que é um livro que a gente vai comprar para a criança e entregar para ela ler! Mas não é! O livro é para os pais (ou educadores, cuidadores, interessados… quem quiser). E é a partir da leitura, pelo adulto, que o conteúdo vai sendo assimilado e colocado em prática junto à criança. Ambos se beneficiam.

Livro prático de meditação para crianças
Uma coisa bacana desse livro é justo o fato de ele ser, além de informativo, um livro prático! Ele traz várias dicas, exercícios e até meditações guiadas (temos acesso aos áudios com link e senha que são fornecidos a quem o adquire) para fazemos junto com as crianças.
Nossas crianças nasceram na geração da hiperconectividade. São atentas, aceleradas, tem pressa … e, para contrabalancear toda essa agitação mental, cada vez mais a meditação e as práticas de mindfulness vem sendo estudadas e adotadas para os pequenos.
Sinto que é como se a gente precisasse voltar os olhos para um lugar no passado, onde tudo era mais tranquilo, quando o Natal demorava 5 anos para chegar, rs. É necessário dar um passo para trás, para então podemos seguir em frente.

Fui uma criança que nasceu em uma cidade pequena e que brincava na rua, com pouquíssimas distrações, quase nem carro passava. Nossa “atenção plena” vinha de fábrica. Agora ela precisa ser reaprendida, pois o ritmo das mudanças do mundo acelerou demais.
Precisamos reaprender quão incrível é fazer uma coisa de cada vez (ou come, ou olha o celular, ou lê, ou assiste o capítulo da série), com consciência, com entrega, com prazer. A habilidade de ser multitarefa, algo que especialmente nós mulheres entendemos muito bem, e que já foi super valorizada, agora está praticamente no banco dos réus.
Meditação dentro de casa
De olho nessas “novas demandas”, algumas escolas já vêm adotando a prática da meditação para crianças em seu currículo e também já encontramos opções voltadas para os pequenos também fora do ambiente escolar. Mas porque não iniciar esse olhar e atenção dentro de casa, sem necessariamente precisar terceirizar a atividade!? Com certeza será mais um momento de pais e filhos estarem pertinho, fortalecendo a relação familiar e se desenvolvendo em conjunto.

Não tenho dúvidas de que esse livro pode ser o start que você precisa para resolver uma série de questões que podem estar rondando a cabeça do seu filho e a sua. Ele é o primeiro passo ideal para quem quer iniciar ou seguir no caminho autoconhecimento.
Eu tenho um filho de 9 anos, cheio de energia, como qualquer criança da sua idade, e achei que ele poderia resistir aos áudios de meditação guiada, porém fui surpreendida com sua imediata aceitação, a ponto de ele mesmo pedir: “Mamãe, coloca o sapinho!”.
Os áudios, disponíveis no site da editora Rocco, e acessível aos leitores do livro, são leves, doces, lindamente narrados e prendem a atenção da criança ao falar a linguagem delas. São 11 opções diferentes, abrangendo diversas situações.
Rotina de meditação para crianças
Da mesma forma que queremos que nossos filhos, por exemplo, comam bem e tenham um bom desenvolvimento físico, devemos entender que também é importante ensiná-los a olhar para dentro de si e cuidar do seu mundo interior, aprendendo a entender e acolher os sentimentos, e a ficar bem no silêncio.
Só não esqueçam que tudo é um processo! Não existe mágica! A meditação, para grandes e pequenos, requer prática, constância e paciência. Cada um tem o seu tempo. Insista até descobrir o seu. Valerá à pena. Posso garantir.
Como mãe, eu colocaria esse livro na lista de leitura obrigatória para todos os pais. A autora do livro é a Eline Snel. Ele saiu pela Editora Rocco, com tradução de Fabienne W. Mercês.
A gente se encontra no silêncio. Namastê!
Venha para o time de Descobridores!
Se você curtiu esse post, pode ser interessar por mais técnicas de meditação aqui no blog! Quer saber com antecedência o melhor do Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber toda semana os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados e desvendar todos os atrativos do desse mundão, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
4 comentários
Parabéns por sua inciativa! Fico cada vez mais culto com seus conteúdo . Obrigado !!!
Gente do céu… E eu fico cada vez mais feliz com esse tipo de comentário! Valeu pela força, Alan!
Que prazer! Que privilégio poder contribuir um pouquinho com um blog que eu curto TANTOOOOOOO!!! Obrigada, mais uma vez, pelo espaço.
Mulher do céu!!! Sou apaixonada demais pelo seu conteúdo!!!!