Não era nada do que eu esperava. Pra falar a verdade, nem sei o que eu esperava. Eu vi um post de um retiro de meditação e silêncio em Brasília e fui. Queria experimentar como é ficar em silêncio e o Mini Retiro do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) apareceu na hora certa para me dar o que eu precisava.

Quem oferece o retiro de meditação e silêncio em Brasília
Todos os meses, o Centro de Estudos Budista Bodisatva oferece um mini-retiro urbano de meditação aqui em Brasília. O retiro é no CEBB Brasília, que fica em uma casa da 705 Sul.
O retiro começa na sexta à noite e termina domingo ao meio-dia. A gente dorme lá mesmo. A ideia é uma imersão de práticas de cultivos da mente. Até por conta disso, assim que a gente entra coloca o celular no modo avião e não é permitido levar livros ou qualquer outra fonte de distração.
Todos os meses são abertas 12 vagas. A inscrição custa 180 reais, com alimentação vegetariana incluída. Atenção! Não é um SPA ou hotel. A gente mesmo preparada os alimentos, em silêncio, e é preciso levar colchonete, roupa de cama e banho.

Como é participar do retiro
Foi dolorasamente lindo! hehehehehe
A nossa facilitadora foi a Juliana Jesuíno. Que mulher incrível! Ela nos recebeu com um caldinho e muito amor na sexta. Nos deu algumas instruções e explicou algumas formas de meditação. Foi aí meu primeiro baque….
Eu não lembrava que a linha de meditação deles se faz de olhos abertos para uma parede. Pai eterno! Pra complicar, não era que nem outros retiro que tem muito bate-papo ou momentos relax. Não! Eu ia mesmo ficar horas seguidas olhando para parede…..

Já comecei a meditação ali mesmo. Não me apegar ao pensamento de que não ia conseguir.
Às 5h30 do sábado já estávamos todos de pé. Começamos a meditação neste horário mesmo. A primeira só tinha meia horinha. Em seguida, fizemos o Puja chuva de bençãos, que é uma prática especial que envolve a leitura das escrituras budistas e a recitação de mantras.
Por volta das sete, fomos para o café da manhã. Só então começa a prática de meditação mais longa. De acordo com a programação, vai de 9h ao meio-dia. Curioso como a gente perde a noção do tempo. Não quis levar relógio. Meu objetivo era me entregar mesmo, sem tentar controlar nada.
Durante esses longos períodos de meditaçaõ, a ideia é que a gente encontre uma posição boa e permaneça nela. Um sino é tocado a cada 15 minutos, só para gente mudar rapidamente a posição, se precisar. Normalmente precisa…
Parar um ato revolucionário
É muito louco. É um se reconectar com corpo e mente. Minha orientadora do mestrado, a Karina Dias, sempre dizia que parar para não fazer nada, absolutamente nada, é um ato revolucionário.
Estamos sempre muito ocupados, distraídos, cercados de ruídos. Externos e internos. Neste mundo agitado, ousar parar é quase um ato subversivo! E como todo ato revolucionário, não é fácil.
Nosso corpo não tá acostumado. Dói tudo! Dói costas, dói o joelho, dói a bunda, dói o pé, dói músculos que você nem sabia que existia.
Nossa mente não tá acostumada. Vem tudo! Veio sono, veio agitação, veio lembranças, veio planos pro futuro, veio sonhos lúcidos, veio até umas visões malucas que sei lá da onde surgiram.
E a gente lá no meio disso tudo, lembrando porque estávamos ali e trabalhando para nos puxarmos para o presente.
O que importa no retiro de meditação e silêncio
No domingo, depois de várias horas de meditação, batemos um papo sobre a experiência e vimos que todos ali passamos, em menor ou maior grau, pelos mesmos perrengues. Mas, apesar disso, todos achamos a experiência incrível.

E a Juliana reforçou com a gente que o que importa é ter esse despertar. É aquele “ops volta!” quando percebemos nossa mente vagar. É o caminho para não sermos reféns dos nossos pensamentos.
Ela explicou que com o tempo, conseguiremos olhar de forma mais livre para a nossa realidade. É ganhar liberdade diante de hábitos e condicionamentos. É não sermos escravos dessa nossa mente inquieta e corpo impaciente.
Tenho certeza que foi o primeiro de vários! Por mais atos revolucionários!!!!! Para saber as próximas datas, clique aqui!
Venha para o time dos Descobridores!
Se você gostou desse post, saiba que o blog tem mais! Muito mais! Assim como no insta @babilins
Quer saber com antecedência o melhor do Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber toda semana os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados e desvendar todos os atrativos desse mundão, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
1 comentário
Babi, achei incrível a experiência descrita! Não podia imaginar que, aqui, bem pertinho, no centro de Brasília, tinha uma oportunidade tão transformadora à nossa mão! Obrigada por compartilhar!!!