Na hora em que meu amigo Thiago Luz me contou, duvidei. Era muito legal para eu nunca ter ouvido falar disso…. O único museu itinerante de piano do mundo ser aqui de Brasília? E ele ficava estacionado dentro de um local chamado Casa do Piano?
Além disso, o dono teria uma casa repleta de piano antigos e diferentões aberta à visitação? Com produtos de diversas partes do mundo? Ainda mais sendo apresentados por um senhor que é referência no assunto no Brasil? Bom demais para um tesouro assim estar escondido.

Mas estava… até agora! Vem comigo que vou te mostrar tudo sobre o Museu e a Casa do Piano de Brasília, que fica em uma chácara no Capão da Onça, Núcleo Bandeirante. E se quiser ouvir essa experiência, cola no meu insta @babilins que lá tem vídeos mostrando tudo sobre o Museu do Piano.
Depois me conta se essa é ou não é uma Descoberta Bárbara….
Qual a história da Casa Piano
O Seu Rogério Resende chegou em Brasília há mais de 45 anos com o dinheiro contado pra chegar na rodoviária do Plano Piloto. Começou então a tocar violão em bares e restaurantes para conseguir pagar as contas.
Foi em um deles que descobriu o teclado e depois o piano. Apaixonado por música e autodidata, começou a tocar “de ouvido”.
Isso, até que um dia chegou um especialista para afinar um piano do bar que ele estava. Assim que viu como o instrumento funcionava, ele disse que “caiu pra dentro do piano e nunca mais saiu”.

De lá pra cá, o Seu Rogério se especializou em reformar e construir piano e virou referência não só em Brasília, mas no mundo. Gente… tem vários quadros pendurados na parede da casa dele com cartas de embaixadas agradecendo pelos serviços.
Assim, ele foi conseguindo reunir em casa pianos únicos e diferentões. Além de construir relíquias únicas. São réplicas dos pianos que ele mais gosta no mundo.
Hoje, a esposa e a filha trabalham no negócio e no Museu do Piano. Seja na manutenção, reforma ou venda de pianos. A Casa do Pino também é ponto autorizado de revenda Yahama e estúdio musical. Até radioweb eles têm.
Como funciona a Casa do Piano de Brasília
Para compartilhar essa paixão, ele decidiu agir em diversas frentes. Uma delas foi abrir a casa dele no Núcleo Bandeirante aos sábados para receber outros apaixonados por música.
Lá, o visitante tem um tour magnífico que me deixou de queixo caído. Ele começa em uma sala ampla mostrando alguns pianos bem peculiares. Um deles, é uma réplica de um piano construído por ele mesmo para ser tocado em dupla!!!
Depois vamos adentrando uma sala mais fantástica do que a outra, com inúmeras histórias. Tem uma, por exemplo, em que guarda uma das invenções dele: Uma bicicleta que carrega um piano! Sim!!! Eu tive a experiência de pedalar enquanto ele tocava o instrumento atrás.





Em outra, ele mostra um piano antigo e raro que foi achado por um amigo dele abandonado em um boteco no Gama!!!! Numa terceira sala tem o estúdio para a rádio web e para quem quiser usar para gravações. Tem piano em miniatura de Lego! Outro antigão com candelabro.
A lista de salinhas, pianos e de inventos é grande. Assim como os casos do Seu Rogério, que nos transborda de paixão pelo que faz dentro da casa e museu do Piano.
O Museu Itinerante do Piano de Brasília
Como se não bastasse reunir dezenas de pianos em uma casa, ele e a família decidiram quebrar conceitos e criar o primeiro Museu Itinerante de Piano do Mundo. Eles simplesmente projetaram um caminhão que carrega pianos e história para lá e para cá.
Pois é… a gente acha que já vu tudo, até abrir a carroceiro de um caminhão e encontrar uma ampla sala cheeeeeeeeeeeeia de pianos. Um mais diferentão do que o outro. Tem, inclusive, o avó do Piano! O instrumento que depois daria origem ao piano como entendemos hoje.




E o Museu do Piano tem mais. Tem a réplica de um piano criado com uma casinha de cachorro na parte inferior, um que virava uma mesa de jantar e ainda tem o piano onde foi composto o hino do Distrito Federal!!! Surreal para nossa história.
Tem ainda uma pianola, um instrumento que você pode colocar um tubo com a canção que deseja. Se não souber tocar piano é só pisar em comandos no chão que a música começa a tocar. Só pisar não… pq eu tentei e dá um trabalho danado ficar pisando de forma coordenada. E cansa….
Essa estrutura do Museu Itinerante fica parada dentro da Casa do Piano, saindo somente para apresentações em cidades, instituições e eventos específicos. Então você pode ter a sorte que eu tive de visitar tanto a Casa, quanto o Museu do Piano.
Quanto custa e como agendar uma ida ao Museu e à Casa do Piano de Brasília
A Casa do Piano fica na rua C do córrego da onça, no Núcleo Bandeirante, mas é preciso agendar a visita. O Seu Rogério é quem faz as marcações pelo telefone 61 999702964 ou no 3036-6405. Mande um whatsapp que ele responde com os dias e horários disponíveis.
Para entrar na Casa do Piano e conhecer um pouco mais da história do museu e dos instrumentos que estão no local, o visitante paga 20 reais para entrar. Só lembra de agendar antes, porque eles também trabalham restaurante pianos antigos, revendendo equipamentos e atendendo em domicílio e podem não estar por lá.

No mais, se você é um apaixonado por música, não pode perder. Alias… eu nem de piano entendo e foi um dos passeios mais legais e surpreendentes que fiz nos últimos tempos. Logo, se você gosta de cultura em geral e de boas histórias, corre para lá!
Ah! Saiba que o blog está cheio de dicas para fazer ali pertinho. Então clique aqui e saiba mais opções do que fazer em Brasília e arredores!