Sempre me falaram de um trecho de Rio na região do Lago Oeste no DF com água limpa, tranquilidade, uma cachoeirinha e que é o xodó da turma das trilhas. Depois de anos enrolando, fui lá com minha prima Tainara Lins e a família dela. Vou te contar… o Rio Palma é delicioso! E ainda tem cachoeirinha de graça.

Como é a cachoeirinha do Rio Palma
Já aviso logo. Lá é roots. Beeeem roots. Estrutura zero. É só um trecho de rio bom para banho e com cachoeirinha de graça. Só isso. Mas para chegar lá é relativamente fácil, tanto que minha prima está grávida e desceu até o ponto de banho sem maiores dramas, mas com a ajuda do marido.

Lá embaixo, tem vários espaços. Tem uma prainha com pedrinhas onde a gente colocou a canga e as mochilas. Ali do lado tem uma parte rasa, onde as crianças menores ficavam. Elas podem brincar na água sem sustos.
Ainda nesse trecho em um poço maior, este fundo! É preciso saber nadar. Eu amei! Nós fomos no auge da seca, então aquele local tranquilão, 0800 e de água ótima para banho (segundo relatório da Sec de Meio Ambiente) foi o paraíso.

Também tem a cachoeirinha! Quem quiser se ir para cachoeirinha vai ter que saber nadar ou brincar de escalar… isso porque a gente percorre um trecho dentro d’água ou tem que ir por cima das pedras.
Como o Marcelo, marido da Tainara, é bombeiro e tem experiência nesse tipo de atividade, nós fomos com as crianças até lá. Nos trechos onde a água é funda, ele atravessava com os filhos. É preciso ir no sentido contrário ao da água.
A pirambeira vale a pena! São várias quedas d’água pequenas, mas que formam uma corredeira e várias banheiras com hidromassagem. Essa foto abaixo não faz jus ao local, mas na hora de atravessar nadando, eu deixei meu celular longe para não correr o risco de perder ele… Seguro morreu de velho!

É mais uma cachoeirinha de graça no DF!
O Rio Palma ou Rio da Palma fica na APA da Cafuringa, meu lugar predileto em Brasília. É na APA da Cafuringa que fica o Paraíso na Terra, o Sítio Titara e a Chapada Imperial, por exemplo. Todos já detalhados aqui no site.
Mas todos esses são pagos e como tem uma turma que quer cachoeira de graça, explico tudo sobre o Rio Palma. Ele tem um circuito de cachoeira ao longo do seu curso. A parte mais fácil de chegar e que é 0800 essa que fica na ponte do Rio Palma na DF-206.
São 56 km da rodoviária do plano piloto. Cerca de 1 hora de viagem. Para chegar lá, você entra no Lago Oeste e vaaaaaaaaaaaai. Um pouco antes de entrar na parte de chão da DF-001, vai ter um balão. É só entrar à direita e seguir pela DF-170, até ela virar DF-206. São cerca de 16 km de estrada de chão.
Você vai passar da entrada do Sítio Titara e andar mais poucos kms até chegar à Ponte do Rio da Palma. É lá que as pessoas deixam o carro para descer até o Rio. É o único ponto onde tem uma espécie de recuo na pista para poder estacionar.

O que levar até a cachoeirinha de graça do Rio Palma
Tudo! Kkkkkkkkkkkk Gente, lá não tem nada. Repito. Nada. Inclusive comércio perto. Então aproveite que o Lago Oeste é cheio de atrativos e passe em alguns dos pontos de venda de queijos, pães, geleias e faça uma matula. A gente levou biscoitos, frutas e muita água.

Sabe o que vale levar também? Bike! Tem muita gente que escolhe esse trecho para pedalar por conta do Rio Palma. Eles treinam nas subidas e descida da região e depois caem na água. Já viso também, na seca, prepare-se para comer poeira. Já pedalei muito naquela região e levava 40 minutos no banho para tirar tanta terra do corpo.
Apesar dos perrengues, a cachoeirinha de graça do Rio Palma é mais uma opção lindeza para quem quer andar pelo Cerrado, conhecer cantinhos novos do DF e curtir a natureza. Eu gostei muito e recomendo para galera que não tem frescura. A criançada também se amarrou!!!
Para mais cachoeiras de graça, leia sobre a Cachoeira Monjolo e a Cachoeira do Urubu.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
4 comentários
Muito legal!
No blog tem muito lugar que eu desconhecia dentro do DF.
Fico mega feliz de ler isso, Walace!!!
Parabéns pela excelente iniciativa. Ajuda muito.
Fico muito, Marlene!