Uma das minhas atividades prediletas é correr. Geralmente corro perto de casa ou no Parque da Cidade, pela praticidade. Mas tem hora que canso de ver as mesmas paisagens e pessoas e fazer os mesmos percursos. Sempre que posso levo o tênis no carro e vou descobrir novos caminhos. Que tal experimentar novos percursos também e ainda fazer uma espécie de turismo?
1 – Parque Olhos D’Água – Asa Norte
Esse parque fica no final da Asa Norte, a entrada é pela 214. É um lugar bem arborizado, com parques infantis, circuito para exercícios físicos e uma trilha interna. Além da trilha, o parque tem uma pista de corrida de dois quilômetros. É uma pista bem peculiar, tem uma descida e uma subida bem acentuadas. A maior parte é cercada por árvores, o que é ideal para dias mais quentes. Geralmente tem atividades culturais e ambientais por lá para aproveitar também. Fica aberto diariamente das 6h às 20h.
2 – Jardim Botânico de Brasília – Lago Sul
Outra pista cercada por belíssimas árvores é o Jardim Botânico. Além da pista interna de asfalto, onde é possível correr durante a semana quando o movimento é menor, o local tem percursos de terra batida. Não deixe de pegar o mapa que os visitantes recebem na entrada para não se perder pelos inúmeros caminhos possíveis lá dentro. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
3 – Parque Jequitibás – Sobradinho
Este parque fica entre as quadras 10 e 11 de Sobradinho e tem pistas de skate, parquinhos, espaço para eventos e circuito de malhação. As trilhas internas do Parque já valem a visita, pois a mata fechada é cheia de árvores belíssimas do cerrado, inclusive centenas de enormes Jequitibás que deram origem ao nome do parque.. O melhor local para correr é ao redor do Parque, onde tem uma pista de corrida que vai até a quadra 01 de Sobradinho. Estacione o carro no Parque e aproveite a cidade serrana. O percurso tem 8 quilômetros, ida e volta.
4 – Trilhas da Água Mineral
Que tal pegar um bronze e ainda queimar umas calorias? Durante a semana, aproveitando que o Parque fica mais vazio, um bom lugar pra dar uma corrida é a Água Mineral. O Parque Nacional de Brasília tem ótimos espaços para amantes do esporte. Tem tanto as trilhas de terra quanto a pista de carros, que também é ótima pra correr. As trilhas são duas: a Cristal d’Água, com 5km de extensão, e a da Capivara, de 1,3km, que fica ao lado da piscina velha. Nas duas é possível entrar em contato com espécies nativas da fauna e flora do cerrado. Depois da corrida, a dica é se refrescar nas piscinas de água natural.
5 – Parque do Pequizeiro – Planaltina
Esta é para os mais aventureiros. Não tem nenhuma das estruturas das opções anteriores, como banheiro e bebedouros. Em contrapartida tem córregos, uma pequena cachoeira, plantas frutíferas e belas flores. Fica a 50 quilômetros de Brasília, no Núcleo Rural Santos Dumont, ao lado do Vale do Amanhecer. A trilha tem 5 km e é ótima para quem quer um treino mais intenso.
6 – Parque Ecológico de Águas Claras
Um dos meus queridinhos atualmente, o Parque de Águas Claras é bem movimentado em qualquer dia da semana. Nos fins de semana chega a receber 4 mil pessoas. Para quem mora lá dá para conciliar a corrida com alguma outra atividade física. Professores particulares dão aula de vôlei, capoeira, calestenia, pilates, yoga, futebol e até peteca! A trilha completa tem 4,5 quilômetros. O parque fica ao lado da avenida de mesmo nome e funciona das 6h às 22h.
7 – Parque Ecológico Dom Bosco
Muito conhecido por abrigar a Ermida, um dos principais cartões postais de Brasília, o Parque Dom Bosco tem várias trilhas para quem curte corrida de aventura. As trilhas já foram inclusive percurso de várias competições de corridas de orientação. Sugiro correr lá próximo do horário do pôr-do-sol, a paisagem fica ainda mais bonita e o Lago Paranoá ganha cores incríveis. Só tem que tomar cuidado, pois o terreno é bem acidentado. O Parque fica no Lago Sul e funciona das 6h às 20h.
8 – Parque Ecológico Veredinha – Brazlândia
O Parque fica no centro da cidade, tem trilhas e pista de cooper. Fica perto da Lagoa de Brazlândia e tem uma vegetação variada, com matas de galeria e nascentes de águas límpidas. Para quem mora mais perto do Centro de Brasília, a ida à Brazlândia é uma viagem. Então faça valer a pena: pegue um fim de semana para correr por lá e descobrir os maravilhosos restaurantes rurais e cachoeiras da região. Funciona das 6h às 18h.
9 – Parque Três Meninas – Samambaia
Que tal juntar corrida e cultura, conhecendo um pouquinho mais da história do DF? O Parque três meninas é uma antiga fazenda construída nos anos 60, onde se destacam três pequenas casas feitas pelos antigos proprietários para as três filhas. Tem pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia. Entre os atrativos ecológicos estão o Jardim dos Pequis, com mais de 50 pés plantados; a Alameda dos Ipês; e o Jardim Pomar do Cerrado. A pista interna tem 1,2 km. O Parque fica entre as quadras 609 e 611 e funciona todos os dias, das 7h às 18h.
10 – Parque do Bosque – Sudoeste
É um dos parques mais novos do Distrito Federal, foi criado em 2013. Ele fica ao lado da 4ª avenida do Sudoeste e é bem movimentado. É ideal para quem corre curtas distâncias, já que possui uma pista de cooper bem pequena com cerca de 1 km. É uma área que está sendo recuperada com árvores nativas. Aberto todos os dias, das 6h às 23h.
11 – Taguaparque – Taguatinga
O Taguaparque fica no Pistão Norte, fácil de ser encontrado tanto por quem vem da EPTG quanto da Estrutural. Possui uma boa pista de cooper, o percurso mais usado pelos atletas tem 2 km. Quem for para lá no fim da tarde ou nos fins de semana ainda pode conciliar a corrida com as aulas de funcional ou calestenia que são dadas por professores particulares. A maioria aceita alunos para aulas avulsas.
12 – Saburo Onoyama – Taguatinga
É uma área linda em Taguatinga Sul, com quadras, parquinhos e até uma piscina. Não é um parque muito movimentado, já corri lá duas vezes e foi bem tranquilo. O lugar é cercado e tem vigias na entrada. A pista de cooper tem 1,2 km. Tem também trilhas naturais, onde encontrei vários pássaros. O parque fica atrás da QSC 25 e perto do Lar dos Velhinhos. Aberto todos os dias, das 7h às 18h.
2 comentários
Bárbara, dá pra correr a noite no Parque da Cidade?
Tranquilo, Thais!!!!!
Eu só costumo correr a noite lá! Só recomendo que seja antes das 22h. Bjos