Volta e meia tenho muita dificuldade em sentar e manter o foco em algo por muito tempo. Minha cabeça logo voa. Penso em mil e uma coisas diferentes. Meu corpo também. Vou para cozinha, para o quarto, para o jardim ou para qualquer outro lugar longe de onde deveria estar.
Desde que eu sentei para escrever este texto, por exemplo, já levantei umas vinte vezes para ir ao banheiro, abrir o freezer, comer um maracujá novo que achei na feira e ir até o quarto e esquecer o que eu fui mesmo fazer lá.
Me disperso como uma facilidade incrível. Mas na época em que estava concluindo o mestrado tive que dar um jeito nisso. Busquei ferramentas que me ajudassem naquela missão e encontrei. Como elas tornaram minha vida mais fácil, decidi compartilhar aqui também!
1 – Música para manter o foco e a concentração
Essa dica é do Leandro Carvalho, um amigo que fez o doutorado tendo música como aliada. Para evitar os barulhos externos, ele colocava a mesma música para rodar várias vezes. Ele explicou que isso faz com que ele não escute os ruídos do local onde estiver e também não se envolva com a música, já que é a mesma sem surpresa nenhuma.
Hoje, sempre que preciso focar coloco a música Fly do italiano Ludovico Einaudi. Pego o fone de ouvido, coloco no modo loop e fico lá sem ser perturbada. Além disso, as pessoas tendem a pensar duas vezes antes de interromper pessoas com fones.
2 – Chás para aumentar a concentração
Descobri alguns chás sensacionais que ajudam a manter o foco. Os principais são o verde, o branco e os de canela, gengibre, cardamomo, alcaçuz, semente de salsão, ginkgo biloba e camomila.
Quando estive no Marrocos, pedi para um senhor que vendia ervas em uma feirinha para preparar uma mistura para me ajudar a aumentar minha concentração. O saquinho que ele montou tinha anis estrelado, gengibre, cardamomo, alcaçuz, camomila e cravo. Era lindeza!
Melhor que ele só a mistura da marca Kusmi Tea chamada Sweet Love. É o paraíso na terra! Leva chá preto, cardamomo, alcaçuz, anis, canela, cravo, pimenta rosa e semente de guaraná. Acho que só consegui terminar o mestrado porque tinha sempre uma xícara dele ao meu lado. Devia ter feito uma menção a este chá na parte de agradecimentos da minha dissertação.
3 – Meditação
Já disse um milhão de vezes no blog que meditação salva vidas! Clicando aqui você descobre um mundo de dicas, como os melhores apps e as diversas formas de meditar, desde meditação ativa a meditação com mantras.
Se você quiser um livro para começar, sugiro o Budismo na Mesa do Bar. É um bem tranquilão, que explica que a gente não precisa reagir a cada pensamento ou distração que chega. É um exercício e tanto! Meditar não é não pensar, é não se ligar aos pensamentos que aparecerem na nossa tela mental.
4 – Aromoterapia para manter o foco e a concentração
Os óleos essenciais também são grandes aliados. Algumas marcas já colocam nomes como óleo da concentração, óleo do estudante e por aí vai. Dois que uso muito são o alecrim e o hortelã- pimenta. A minha relação com esse último aí foi algo de outro planeta. Um dia estava avoada em uma aula e minha amiga Dina Valério percebeu. Ela é especialista em aromoterapia e me passou um dos óleos dela. Na hora fiquei mais centrada, consegui me equilibrar e prestar muito mais atenção no que acontecia em sala de aula!
5 – Exercício Físico
Eu sou bem agitada. Ficar sentada muito tempo às vezes é um tomento. Uma das coisas que têm me ajudado a gastar um pouco dessa energia é praticar exercício. Depois de uma corrida, aula de capoeira, kundalini yoga ou algo parecido me sinto mais leve e focada. Bem presente mesmo. Claro que não é nada que me deixe exaurida, porque senão só quero saber de deitar e dormir! No tapete da sala mesmo…
6 – Mais cinco minutinhos
Quando sentia uma vontade doida de levantar, falava comigo mesma: só mais cinco minutinhos. Calmamente, olhava para o computador e pensava o que poderia adiantar nesses cinco minutos. Tinha que ser rápida e eficiente. No fim, acabava ficando bem mais.
Eu tenho uma relação muito peculiar com tempo. Se me derem tempo demais para executar uma tarefa, não sai nada. Funciono melhor com pressão, dead line. Quando me dou esse prazos para fazer algo, me desafio e produzo bem melhor.
Bem, esses são alguns truques que me ajudam muito a manter o foco e a concentração! Espero que te ajude também! Se tiver sugestão ou dúvidas, coloque nos comentários! E dê uma volta pelo blog! Tá cheio de descobertas lindas de sustentabilidade, crônicas e dicas de viagens internas e externas.
Se quiser receber conteúdo de graça do Descobertas Bárbaras no seu whatsapp, clique aqui e mande a palavra QUERO.
7 comentários
Ótimas dica.
Vai me ajudar bastante!
Obrigado por compartilhar.
Uhuuuu! Que bom que foi útil!
Você é tão linda e inteligente! Quando crescer quero ser como voce! 😀
kkkkkkkkkkkkk
Sua maravilhosa!!!!! Agora não vem que com esse papo não! Vamos parar de modéstia!!!!! Somos duas lindas e inteligentes!!!!
Muito bom, adoro suas dicas Bárbaras rsrs , tomando um chá e escutando Wanda Jackson (Sweet Love. ) É o máximo …
ahaaaaaaaaaaaaaa! Tô igual aqui, Leonardo!
Concentração é tudo no aprendizado!