Se você quer se tornar referência na sua área de atuação, quer mudar de profissão ou se destacar em algum hobby, você deveria ler esse livro! Mostre seu Trabalho traz vários caminhos para você compartilhar o que faz e ser descoberto.

Estava enrolando para comprar esse livro há um tempo, até que fui visitar minha amiga Isah Araujo. Quando ela viu minha cara ao pegar nele, só respondeu “É seu! Tava te esperando”. Devorei o livro em dois dias e agora trago um resumo dos pontos mais importantes!
Relaxa, você não precisa ser um gênio
Conheço várias pessoas, incluindo eu, que tem medo de se expor por um motivo: achar que não é bom o suficiente ou que não sabe tudo. Daí a gente fica estudando mais, buscando mais experiências, bebendo em mais fontes, até que… ainda acha que não é suficiente.
Pra pessoas assim, Austin Kleon lembra que ninguém sabe tudo. Dê o que você tem e você pode servir mais do que pensa. Existe alguém que sabe menos e que você está deixando de ajudar por evitar se expor. Quando entendi isso, minha vida melhorou bastante.

Pense em processo não em produto
A melhor maneira de começar é “pensar o que você gostaria de aprender e se comprometer a mostrar esse aprendizado na frente dos outros”. Divida o que ama e atrairá as pessoas certas.
Pra isso, o que eu mais gosto de aconselhar as pessoas que me pendem consultoria em Personal Branding é “mostre os bastidores”. Todo mundo adora saber como as pessoas fazem o que fazem. Não só o resultado final.
E o mais lindo é que isso cria um relacionamento com seu público. No meu insta @babilins eu costumo focar em viagens. A terceira foto mais curtida é mostrando como eu tiro minhas fotos sozinha! Torne-se um documentarista do que faz.
Não adianta fugir, Mostre seu trabalho na internet
Como o Austin Kleon lembra, se você não está na internet, não existe. Não tem pra onde fugir. É aqui que tudo acontecesse. Não se preocupe em estar em todas redes sociais. Eu, por exemplo, desisti do twitter e nem me arrisco no TikTok. Até porque meu público não está lá.
Vá onde seu público está e comece a mostrar o seu trabalho. Seu trabalho! Redes sociais não foram feitas só para você postar se foi na academia ou o que almoçou. Mostre seu trabalho! E não adianta falar que não tem tempo. Já falei sobre isso em um post no LinkedIn, dá uma lida aqui.

Tenha seu cantinho na internet
Ah!!! Essa dica vale ouro. Pelo amor de Deus, tenha um lugar pra chamar de seu na internet. Redes Sociais vão e vem, seu site não. É pra lá que você tem que levar as pessoas.
O bom de ter um espaço só seu para você fazer o que quiser. Olha meu blog… As pessoas perguntam sobre o que ele é. Respondo: sobre tudo que eu amo, sobre minhas descobertas.
Tem gente que acha que eu só deveria falar sobre um assunto, sobre o que faz mais sucesso. Mas eu não quero só números, eu quero conexão. Pra isso, eu me jogo aqui e vou fazendo uma miscelânea do que amo na esperança de achar mais gente parecida comigo. Tem dado certo.
Se você não está pronto para se colocar, comece compartilhando o que gosta. Quais livros lê? Quem faz um trabalho que você admira? O que você tem aprendido? O que tem dentro do seu caderno de anotações? Se não tem um, arranje.
Conte boas histórias!
Minha parte predileta! Qual sua história? As pessoas não compram coisas, compram histórias, compram o que aquilo significa pra elas. Austin Kleon lembra uma frase do psicólogo Paul Bloom, “quando apresentamos um objeto, oferecemos um prato ou mostramos um rosto, a avaliação das pessoas sobre eles – o quanto gostam, o quão valioso é – é profundamente afetada pelo que você lhes diz a respeito”.
As histórias que você conta sobre o trabalho que faz têm um efeito enorme em como as pessoas sentem e entendem o seu trabalho, o que afeta como dão valor a ele. Existem inúúúúúúmeras formas de você contar sua história. Olha uma bem básica:
- Onde você estava: o que você fazia, porque quis mudar, o que te levou até aqui?
- Onde está agora: O que está fazendo agora? Como usa seu tempo? Como faz o que faz?
- Onde quer chegar: Pra onde você está caminhando? Como a pessoas que está vendo seu conteúdo pode te ajudar a chegar lá?
Isso rende uns vinte posts. Depois falo mais sobre o tema. Storytelling é uma das minhas paixões.

Para de esconder como faz as coisas, Mostre seu trabalho!
O autor garante que quando você divide seus segredos, as pessoas se sentem mais próximas. Isso porque de alguma forma você está deixando elas entrarem em contato com o seu conhecimento. Divida seus segredos comerciais. Quando você compartilha o que sabe, também aprende.
Sabe o mais lindo de ficar postando meus tesouros na internet? É que eu recebo outras jóias. Essas trocas e conexões são minhas maiores riquezas. Minha comunidade me mostra destinos, aplicativos, vídeos, pessoas, livros que enriquecem ainda mais meu trabalho e minha vida.
Ache sua comunidade
Eu disse que amo minhas comunidades, né? Você também precisa achar seu time. Se não achar um pronto, invente. Hoje eu tanto participo de alguns grupos que outras pessoas montaram, como alguns de digital influencers ou o LabFazedores, uma confraria de vendas e marketing do Kaio Serrate.
Mas também tenho tentando construir minha própria tribo. Como a de mulheres empreendedoras que estou organizando junto com dois consultores do Sebrae, o Fernando e o Paulinho, e o time dos Descobridores, como eu chamo a galera que vem aqui no blog.
Procure as pessoas que tem as mesmas paixões que você, “faça o que puder para investir no seu relacionamento com elas, conte seus louvores ao universo, convide-as para colaborar em projetos, mostre seu trabalho para elas antes de mostrar para o mundo. Compartilhe seus segredos”.

Cuidado com os Trolls
Austin Kleon também lembra que você precisa aprender a receber críticas. Sim, eu sei. Dói. Mas uso um pouco de outro livro que já falei aqui no blog, o A Coragem de Ser Imperfeito. Nele, Brenè Brown alerta que a armadura que usamos para evitar sermos machucados é o que impede que sejamos realmente vistos.
Lembre-se que somos pessoas criativas e que isso implica em imaginar sempre o pior que poderia acontecer ao nos expor. É lógico que é preciso bom senso com o que vi postar, mas lembre-se que “o pior troll é aquele que vive na sua cabeça”.
Mostre seu trabalho e… Venda-se
Eu tô falando que esse livro chegou pra mim na hora certa. Kleon fala que a gente tem que superar o romantismo do “artista faminto” e a ideia de que dinheiro corrompe a criatividade e a conexão com seu público. Todo mundo precisa comer e pagar aluguel.
Ele vai mostrando formas de cobrar pelo que produz, como ter um botão “gostou disso? Pague-me um café” que é comum lá fora. Ou a criação de livros, cds, cursos, mentorias, projetos especiais… Não tenha medo de cobrar pelo seu trabalho, mas cobre um preço justo.
Por fim, o autor lembra de sempre ajudar os outros que estão começando, dar créditos e nunca parar de produzir e de buscar novos aprendizados e fontes de inspiração. Se curtiu esse resumo e se interessou em comprar o livro, comprando ao clicar nessa foto/link aqui embaixo você não paga nada a mais e ainda me ajuda!!! Aproveita que tá na promoção!
Venha para o Time dos Descobridores!
Se você curtiu o resumo deste livro, saiba que tem mais por aqui. Tem também crônicas e dicas de viagem! Se quiser ficar por dentro siga nossa página no face, o insta @babilins e deixe seu email no nosso mailing!
3 comentários
Oi Bárbara!
Te conheci hoje e já gosto tanto de você hehehe.
Sabe pq? Vc fala comigo no profundo, seus medos e receios são muito parecidos com os meus.
Obrigada por me incentivar a sair da gaiola.
Beijos Re
Regiane, eu fico tão feliz por ter um retorno desse. É muito legal ver que, na medida em que busco caminhos para me ajudar, ajudo outros também.
Vamos juntos sair das nossas gaiolas!!!!!!!!!!!
Babi, vou fazer minhas exatamente as palavras da colega aqui de cima (Regiane): “Te conheci hoje (estou alucinada com tanta coisa boa!) e já gosto tanto de você hehehe. Sabe pq? Vc fala comigo no profundo, seus medos e receios são muito parecidos com os meus. Obrigada por me incentivar a sair da gaiola.” Sairemos todas juntas! Pq meu cérebro tá expandindo feliz em compreensão do mundo com seus posts! Obrigaduuuuu!!!