Sabe o que é quebrar a cara? Foi o que passei nesse experimento de comer um hambúrguer vegetariano por dia. Ontem, por exemplo, eu tinha dois hambúrgueres parecidos na minha frente. Um de carne e outro 100% planta. Olhei pros dois e pensei: “esse mais apático deve ser o vegetariano”. Não… era o de carne mesmo.

Desde que parei de comer carne bovina, não chegava nem perto de hambúrguer, por achar que eles seriam horrendos.
Só que depois que experimentei um no sábado, me surpreendi! Decidi então testar se eu tinha tido sorte ou se todas marcas estavam se dedicando a entregar mais sabor ao público que não come carne.
Por isso, na semana em que se comemora o Dia do Hambúrguer, o Leandro e eu fomos comparar os hambúrgueres das principais redes de fast food. Comparamos preço, apresentação, sabor, embalagem sustentável. Serviço completo. Pegamos as marcas que funcionam em todas as regiões do Brasil.
Vamos à análise dos hambúrgueres vegetarianos! Tem opção vegana também!
Burger King
O Burger King tem dois hambúrgueres vegetarianos. O Veggie Burger, que traz um empanado crocante de batata e champignon com recheio de shitake, shimeji e queijo. E o Rebel Whopper, um hambúrguer de carne vegetal.
Apesar de amar cogumelos, decidi testar a carne vegetal. E olha... foi difícil convencer meu cérebro que eu não tava comendo carne. Coisa mais louca. O hambúrguer é muito bom! Ele vem num pão com gergelim, queijo derretido, picles, alface, cebola, tomate, ketchup e maionese do BK. Chocada e enamorada…


Pegamos uma promoção lindeza! O combo com batata e bebida do Rebel Whopper tava 19 reais. O preço normal dele é 32,90. O ponto negativo é que eles têm uma prática que fico p da vida. O preço só do hambúrguer é praticamente o mesmo preço do combo completo.
Ah! Deve vir mais lanches vegetarianos! O Burger King se uniu à Marfrig para investir pesaaaado em carnes vegetais. A ADM e a Marfrig, que é uma das maiores fabricantes de carne bovina do mundo, anunciaram ontem a criação da PlantPlus Foods, empresa só para comercializar produtos de base vegetal.
Bobs
Esse foi difícil de achar. Tava esgotado em três lojas! Achei uma loja longe de casa que ainda tinha um. Pedimos então um Tentandor Carne e o outro Tentador Zero Beef. Os dois iguais, só mudava a composição da “carne”. Esse foi o problema. Quando chegou qual era o meu? Juro que pensei que era o mais apático…
Só depois que o Leandro comeu dos dois, percebeu que o meu era o mais bonito, já que o de carne tinha pedaços de gordura. Surreal como essas empresas tem aperfeiçoado a aparência das “carnes vegetais”. Além de bonita, sem antibióticos, glúten ou transgênicos.


O sabor é mais leve, a textura é muito boa! O Tentador zero beef vem num pão brioche vegano, com alface, tomate e maionese. Ele é gostoso, mas senti falta de algo mais. Talvez se colocassem um picles ali…
O combo dele, com batata frita média e bebida custou R$ 32,90. Adorei o fato de todas as embalagens serem de papel!!! O Bob’s está, inclusive, desenvolvendo embalagens comestíveis! Já fez testes trocando os canudinhos de plástico por canudos comestíveis em algumas lojas.
Vale destacar que esse sanduíche sem carne veio de uma parceria entre o Bob’s e a Fazenda Futuro, startup carioca que só vende produtos à base de plantas.
McDonalds
Juro que fiquei de cara feia para eles. Que coisa mais mequetrefe. Colocar queijo empanado no lugar de algo parecido com hambúrguer. Nem para se esforçar um pouquinho??? Mas já que era pra pedir das principais redes e tínhamos que testar tudo, pedimos!
E não é que o negócio tava bom? Não foi nosso predileto, mas pra quem curte Mcdonalds vai ficar feliz com a invenção. O hambúrguer vegetariano traz um queijo coalho empanado, que não tem gosto de queijo coalho, mas que é bem gostoso.


Outro ponto que me surpreendeu. As embalagens não tinham nada de isopor! Aí fui pesquisar e vi que o McDonald’s já parou de usar película de EPS Foam (poliestireno expandido) e até o final deste ano vai parar de usar copos de espuma plástica em toda sua rede de lanchonetes no mundo.
O valor do combo grande de batata mais refri custou 35 reais. O hambúrguer vem com cenoura ralada, tomate, alface e aquele molho de maionese maravilhoso.
Outback
Essa é pra galera vegana!!! O Outback lançou este ano o Aussie Plant Burguer, 100% vegetal. Foi esse que decidi testar e vou te contar… queria que todos carnívoros comessem esse sanduíche. É muito bom! O sabor é mais forte do o que Burger King, tem gosto de churrasco, meio defumado.
Ele vem com um molho tipo cheddar vegetal, picles, tomate, alface e cebola no pão tipo brioche. É gigante! Repare que eu mal conseguia segurar o bichano para foto.


O Outback tem também o Veggie Blu Cheese Burguer que parece interessante. É um hambúrguer a base de brócolis, couve flor e queijo gorgonzola coberto por num mix de queijos derretidos. Fica pruma próxima.
Um pronto negativo é que eu fiquei me perguntando “Pra que diabos tanto isopor, meu Deus???” O hambúrguer e a batata vieram em embalagens de isopor grandes, bem que podiam desenvolver uma embalagem ambientalmente mais legal, né?
O Aussie Plant foi o mais caro de todos. A gente pegou uma promoção e os dois combos, sanduíches vegetarianos mais um acompanhamento, saíram por 64 reais. Só que o valor normal é 48 reais cada. Sem bebida.
Pelo menos veio um daqueles pãezinhos australianos e a manteiga deles que é seeeeensacional. Como o sanduiche era enorme, o pão virou o café da manhã do dia seguinte. hehehehehe
O futuro dos hambúrgueres vegetarianos
Além das grandes redes, vários pequenos negócios têm investido em aperfeiçoar seus lanches vegetarianos ou fazendo lojas exclusivas. Quando recuperar meu fígado de tanta maionese, faço um post de pequenos empreendimentos e de hamburgueria artesanal.
Daqui a pouco, até os carnívoros vão perceber que é melhor pro bolso e saúde deles comprar essas carnes do futuro. E que eles não perdem nada em sabor. Ah! falando em mudança, aproveite as embalagens de papel para separar o lixo reciclável na sua casa!

E depois de uma semana intensa de comilança, agora é hora de pegar as dicas aqui mesmo no blog de apps de yoga e locais de corrida! Hehehehe
Ah! E o próximo post vai ser sobre 5 formas diferentonas de fazer exercício dentro de casa. Tem desde vídeo da Jane Fonda na década de 80 até aulas de dança africana online gratuita.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para ajudar outras pessoas a saírem da normalidade, do piloto automático e terem uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.