A entrada fica bem escondida, mas uma vez que você descobre esse lugar incrível já fica imaginando quando vai voltar. Hoje o assunto do blog é a Trilha do Forte do Leme!

Como o próprio nome já anuncia, a trilha fica na Praia do Leme, em Copacabana, pertinho do posto 1. É uma das trilhas mais seguras do Rio de Janeiro. Afinal, fica dentro de um complexo militar, o antigo Forte Duque de Caxias, que hoje abriga o Centro de Estudos de Pessoal do Exército.
Você pode chegar lá de ônibus, bicicleta ou de carro. Tem aquelas estações de bicicleta compartilhada do Itaú bem na frente. Tem estacionamento de graça também.
Para entrar, você passa por uma guarita, onde soldados fazem o controle. A entrada custa 4 reais a inteira e 2 reais a meia. Você ganha uma pulseirinha e já pode começar a subida.

Essa é uma trilha fácil. Só não digo beeeeeem fácil, porque é subida e tem muita gente que não curte muito. São 800 metros ladeira acima. Mas é tudo pavimentado com espaços e banquinhos para descansar ao longo dela. Vimos senhoras idosas e crianças subindo.

E é uma subidinha super agradável, pois ao longo dela você encontra animais, como miquinhos, e volta e meia a mata abria um pouco e tínhamos uma visão privilegiada da baia de Guanabara.
Essa área é mantida como Área de Proteção Ambiental. São 28 hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica. Algumas árvores têm placas de identificação para você saber mais sobre este bioma.

Chegando no topo, você estará a 124 metros acima do mar. A primeira coisa que encontra são o portão de armas do antigo forte e o mirante da bandeira. Por falar nisso, em dias de vento forte, você sobe ouvindo também o barulho do bambuzal, quanto o da bandeira tremulando. É muito alto!

Entrando no Forte, você encontra várias salas. Tem inicialmente um vídeo contando a história do lugar e depois vários espaços com exposições de arte, armas e equipamentos antigos.
Depois de uma reforma de 2010, eles também começaram a expor parte da estrutura, como as instalações elétricas, para termos noção de como aquele lugar funcionava. No forte tem banheiros e bebedouros. Leve sua garrafinha para encher lá.

Depois de ver todo o museu, prepare-se para subir umas escadinhas e chegar em um dos lugares com uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. O Forte não estava naquele lugar à toa.
A paisagem lá em cima é deslumbrante! Você consegue ver tanto a Baia de Guanabara quanto a Praia de Copacabana. Também é possível ver o Cristo Redentor e o Bondinho do Morro Pão de Açúcar. É muita lindeza.

Sugiro que você vá mais no fim ou no começo do dia, para aproveitar melhor a luz. Nós tiramos fotos incríveis lá e curtimos muito também o museu quanto a trilha. Vale muito a pena!

Se você quer conhecer mais coisas diferentes aqui no Rio de Janeiro, o blog tá cheio!!! Tem muita coisa legal na cidade maravilhosa. Clique aqui e descubra mais atrações.
Se quiser receber em primeira mão, os melhores eventos do Brasil, deixe seu e-mail!
4 comentários
Gostei das dicas.
Uhuuuuu que bom, Rejane! E valeu pela gentileza de dar esse retorno.
É caminhada gostosa.
Lindas paisagens
Pelo caminho podemos ver micos, macacos, cobras etc.
Muito tranquilo e seguro.
Bem sinalizada.
Entrada muito barato.
Facil acesso.
Um otimo programa pra familia e amigos, gastando muito pouco.
Recomendo.
Exatamente, Kleber!