Que tal realizar uma aventura e percorrer as trilhas mais longas do mundo? Sempre fui apaixonada por trilhas longas, tanto que já me aventurei por algumas. Conte o relato de algumas, aqui no blog! Uma das foi o Caminho de Cora Coralina (clique aqui ler) e outra foi o Monte Roraima (clique aqui).
Não é algo de outro mundo não! Nos últimos 25 anos, surgiram grandes projetos de trilhas de longo percurso em todos os continentes da Terra. Desse modo, a maioria dessas trilhas que contemplam as passagens singulares do nosso planeta são mantidas por voluntários e entusiastas.

Bem, é claro que nem todas as pessoas que colocam uma mochila nas costas e se aventura completam o percurso, mas a sensação de encarar um desafio como esse é único! E aí, ficou curioso(a) para conhecer quais são as maiores trilhas do mundo?
Então continue a leitura desse artigo! Ah! saiba que minhas aventuras pelo Caminho de Santiago renderam livro. Clique aqui para saber mais do livre Viagens Transformadoras, que está com frete grátis.
1. Trans Canada Trail
Para abrir o nosso top 4, temos a Trans Canada Trail, uma rede que conecta mais de 500 trilhas com um percurso de 24.000 km. Na TCT, o Canadá é conectado de costa a costa, podendo ser percorrida a pé ou de bicicleta. A história da TCT começou em 1992, através de um projeto gerido pela sociedade civil. Atualmente, a Trans Canada Trail já conta com 75% do seu percurso conectado.
O intuito da TCT é conectar canadenses, bem como visitantes à natureza e uns aos outros, por meio de atividades ao ar livre acessíveis e inclusivas.

Assim, a manutenção e administração da TCT é mantida pela colaboração e parcerias para preservar um sistema único de trilhas urbanas e rurais conectadas.
2. Trilhas mais longas do mundo: Grand Italian Trail
A Grand Italian Trail, também conhecida como Sentiero Italia é uma trilha que cruza todo o território da Itália, idealizada pela Associação Sentiero Italia, em 1983. O projeto surgiu graças ao trabalho de centenas de voluntários do Clube Alpino Italiano.
Atualmente, o percurso total da Grand Italian Trail é de 6.166 km, sendo dividida em 368 seções. Nesse caso, a trilha italiana se inicia em Trieste, atravessa toda a região dos Alpes, toda cordilheira dos Apeninos, passa pela Sicília e termina em Santa Teresa Gallura, na Sardenha.

A trilha usa longos trechos de trilhas pré-existentes, incluindo a “Grand Alpine Trail”, a “Ligurian Mountain Trail” e a “Tuscan Grand Apennine Trail”.
3.Great Himalaya Trail
Meu sonho de consumo! Se você acha que ser grande já é um desafio, o Great Himalaya vem para dar aquela pitada de emoção, sendo a trilha mais alta do mundo. É um percurso de 4.500 km aos pés da cordilheira do Himalaya passando por parte dos territórios da China, Butão, Nepal, Índia e Paquistão.

Ela se estende do Himalaia, passando por reinos antigos e montanhas extraordinárias e comunidades de grande hospitalidade. Além disso, as pessoas desfrutam de uma vida selvagem inspiradora, com trilhas espetaculares.
4. Trilhas mais longas do mundo: Pacific Crest Trail
Essa é a daquele livro seeeeeeeeeeeeeensacional, o Livre. Percorrendo por toda a costa dos Estados Unidos, passando por 3 estados, bem como diferentes paisagens, a Pacific Crest Trail é a quarta maior trilha do mundo.
A PCT percorre uma distância de 4.265 quilômetros, começando na fronteira entre os EUA e o México e em seguida, vai até o Canadá, passando pelos estados da Califórnia, Oregon e Washington, quase sempre distante da civilização. Sabendo do tamanho da trilha, geralmente são necessários cerca de três meses para completá-la (no mínimo).
Por isso, durante o trajeto é muito comum esbarrar com mochileiros e aventureiros que estão realizando apenas parte da trilha. Um dos maiores desafios da Pacific Crest Trail é a variação de altitude. Como consequência, existem mudanças drásticas na temperatura, solo, umidade, pressão, bem como muito mais.
Mesmo com essas provações, os trilheiros passam por experiências que são compensadas por paisagens de tirar o fôlego ao longo do caminho. Não faltará para os olhos montanhas, desertos, lagos e vulcões.
A trilha passa por mais de 25 florestas e 7 parques nacionais, entre eles estão o Parque Nacional da Sequoia, bem como o Tuolumne Meadows, em Yosemite, onde a The North Face teve origem.
E aí, você gostou dessas dicas?
Então explore os artigos no nosso blog e você terá acesso a mais conteúdos como esse.