Que banho delicioso!!! Águas esmeraldas, sem ser daquelas congelantes, poço grande pra banho, hidromassagem das cachus, banheiras naturais para relaxar. E ainda belíssimos cactos ornando tudo isso! Pois é, o Paraíso dos Cactos, na Chapada dos Veadeiros, faz jus ao nome!!!
foto: 8dubem
Visitei esse cantinho pouco conhecido na Chapada a convite da Cerveja Corona que está revelando várias rotas incríveis na região do Cerrado. O Paraíso dos Cactos foi aberto à visitação a apenas dois anos! Como mostrei nos vídeos do meu insta @babilins é um dos novos atrativos do coração.
Onde fica o Paraíso dos Cactos
O Paraiso dos Cactos fica a 40 quilômetros de Alto Paraíso. Levamos cerca de uma hora para chegar lá. Aqui vale um alerta. São dois possíveis caminhos. Fui por um e voltei por outro.
O primeiro caminho é o que quase sempre o GPS manda. Ele é mais curto, mas é cheio de buraco e algumas subidinhas íngremes. Carro alto passa, mas quem tem dó de arrastar a parte inferior do veículo, vai sofrer. É a mesma posta que leva pra Cachoeira do Macacão, que já falei aqui no blog.

O segundo é mais longo, leva uns 15 minutos a mais. Só que a estrada é suave!!!! Vá nesse. A orientação é contar 5 quilômetros depois de entrar na estrada de terra e seguir a placa escrita “desvio”. É lá o caminho. Achei esse beeeeeeemmmmm melhor.
Como é a trilha do Paraíso dos Cactos
Ela não é daquelas trilhas cheia e de subidas e descidas mega íngremes, que você tem que praticamente escalar a travessia. É mais suave. A questão é a distância.
A trilha para o Paraiso do Cactos é considerada média. Isso porque ela tem 7 quilômetros no total. Levamos cerca de 40 minutos pra ir e uma hora pra voltar. Boa parte dela é aberta.

A vista é linda! Passamos por diferentes tipos de vegetação e o visual da Chapada dos Veadeiros nesse ponto é belíssimo. Sem nem sinal de cidade. Maaaasss, como é aberta, na seca o sol castiga. Lembre de reforçar o protetor solar. Eu esqueci e agora tô um camarão.
Vale a pena ir para o Paraiso do cactos?
Definitivamente! O espaço só aceita até vinte pessoas por dia. Só isso já garante que não vai ter muvuca. Nós tivemos o local praticamente só pra gente! Isso é lindo.
Depois, que água é aquela!!! Eu sou mega medrosa de água turva. Então ali eu me esbaldei!!! Eu dava cada mergulho!!! São dois poços para banho e, pelo menos nessa época de agosto, eles estavam da cor de esmeralda. Que trem maravilhoso!!!!
Além disso, tem várias “banheiras” naturais. Caramba… ficar deitada nas menores e nas grandonas era um relaxamento dos deuses. Note que tem essas banheiras tanto subindo, quanto descendo o rio. É felicidade pra tudo quanto é lado.
Por fim, esses cactos que dão nome ao local são belos! Eu adorei os coroas de frade. Tem que ter muuuuuito cuidado! Primeiro, para não pisar neles (eles estão espalhados em todo canto). Segundo, para não sair com espinho pelo corpo. Olhe onde coloca a mão, o pé e onde senta pelo amor de Deus.
Quanto custa e refeição
A entrada no Paraiso dos Cactos custa 30 reais. Tem que dar um sinal antes e agendar sua visita. Crianças de até 10 anos não pagam. Não precisa de guia para entrar, mas eu sempre recomendo, né?
Se quiser almoçar lá, o que eu super recomendo, também tem que avisar antes. O almoço é um capítulo a parte. Feito em fogão a lenha!!! Quase morri de amor! E o suco??? Daquele limão caipira. Jesus que delicia. Eu não como carne bovina, então eles fizeram dois ovinhos caipiras pra mim. Amei!
E olha… tudo é bem simples, mas feito com muito cuidado. A Dona Juraci rocha, o filho
Marconi e a Aleska fazem tudo com capricho e bom humor. Me diverti com eles lá!!! Super recomendo!!!

Se quiser saber mais atrativos da Chapada, clique aqui!
Meu agradecimento à equipe que fez esse passeio possível! Agências Mentha, Kabe e 8dubem. Também à Casa Jardim, que me hospedou lindamente com uma vista do Cerrado incrível e ao Matheus Mendes, nosso guia.
Para quem quiser conhecer, é preciso agendar pelo telefone (61) 9656-0933.