Este foi um dos pontos altos da viagem até agora. A viagem de Trem entre Ouro Preto e Mariana é imperdível para quem está viajando por esta região.
Antes de mais nada saiba que ele é concorrido! Então o melhor é comprar com antecedência pelo site da Vale, clicando aqui. As vendas começam dois meses antes da data que você quer viajar. São dois tipos de trem. O convencional, que possui as janelas tradicionais, mais curtinhas, e o panorâmico, com esses janelões.
As primeiras vagas a acabarem são as do panorâmico, mas não se preocupe, eu fui no convencional e foi muuuito legal! Compre um assento do lado direito do trem e nos últimos vagões, a vista vai ser bem mais interessante, eu te garanto.
Os preços variam. Na alta temporada (janeiro, julho e feriados) a viagem custa no vagão tradicional 50 só ida e 70 reais ida e volta. No panorâmico custa 76 reais a ida e 100 reais ida e volta. Na baixa temporada (os demais meses – exceto feriado) o valor do ingresso para o convencional é 46 reais a inteira só ida e 66 ida e volta. No vagão panorâmico a viagem sai por 70 a ida e 90 ida e volta. Crianças, idosos e estudantes pagam meia.
Os passeios são realizados sexta, sábado, domingo e feriados. O horário varia, mas geralmente tem um às 10h e outro às 14h. Clique aqui para conferir os horários, já que perto de feriados eles aumentam o número de viagens. Outra dica mega importante!!!! Se você deixou pra comprar na hora, saiba que a bilheteria fecha 10 minutos antes da partida. Quase nós ficamos sem viajar. Não tem choro, vimos vários turistas indo embora por causa de um minuto! Mesmo com 2 vagas sobrando no trem.
Porque você não pode perder essa viagem
Viajar de trem por Minas Gerais é experimentar um pouquinho da história do estado. A ferrovia é um capítulo importante da trajetória das duas cidades. Além disso, ver Minas passando pela janela do trem é demais. O percurso tem duas horas de duração. Passa por paredões de rocha, por mata atlântica, por ruínas arqueológicas da primeira fase de mineração, por vales de cair o queixo e até por uma cachoeira!!!
Quando fomos, quem nos guiou pelo sistema de som foi o chefe de trem Arlindo da Silva. O legal é que ele guia em tempo real, não é gravação! E ele faz isso com prazer, dá pra ver pela entonação que não é robótica nem artificial. Ele é uma figura e tanto e no final sai pra tirar foto com a meninada que se amarra na viagem.
Durante o trajeto de trem outra coisa que chamou nossa atenção foi a trilha sonora. Uma playlist muito bem bolada e atual surpreende os passageiros. Ela é toda temática, sobre Minas Gerais ou viagens de trem. Você vai ouvir, por exemplo, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Demônios da Garoa, Ana Vilela, Milton Nascimento e Paula Fernandes.
Outro fato curioso é que a viagem tem serviço de bordo. Atendentes passam vendendo balas e lanches em geral. O destaque desses produtos é que são de produtores locais. Eles recomendam a geleia de pimenta biquinho, feitas por mulheres da região.
Essa viagem é um deleite para todos os sentidos!!!! Te garanto que vai amar! Se tiver qualquer dúvida ou se já fez uma viagem parecida, compartilha lá nos comentários!!! Se quiser mais dicas de destinos nacionais, clique aqui. Para saber tudo antes, curta nossa página no facebook.
4 comentários
Obrigado pelas dicas Barbara Lins , logo que puder irei fazer essa viagem!
Que bom que gostou, Haristélio! Você vai curtir muito!!!
Aaaaaaaa que vontade que me deu de fazer este passeio <3
JÁ coloca sua lista!!!! Vai amaaaaarrr