Vagafogo, em Pirenópolis: veja o que fazer, quanto custa e se vale a pena!

Respondendo logo à pergunta do título: sim! Vale muito a pena ir para Fazenda e Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (Goiás). Enquanto curtia a cachoeirinha, comida autêntica, as redes espalhadas por uma bela trilha e os espaços de meditação, me perguntava como é que não tinha descoberto o local antes.

Entretanto… é preciso estar com o espírito aberto e querer parar para despertar os cinco sentidos. Para ir correndo, só comer o brunch de qualquer jeito, acredito que não vale a pena não.

Para começar, vamos entender o que é a Fazenda Vagafogo. O espaço é um Santuário de Vida Silvestre, uma grande reserva ecológica particular que promove inúmeras ações para preservação ambiental. Já existe há 30 anos!!!

Neste pacote de ações, eles incluíram o turismo. Assim, você hoje tem acesso às trilhas, as pequenas quedas d’água, aos atrativos de turismo de aventura e ao famoso brunch com ingredientes da fazenda e do Cerrado. Eu fui com minha mãe e nós piraaaaamos. Quem me acompanha no insta @babilins viu que foi um momento de reconexão e recarregar as baterias!!

O que fazer na Fazenda Vagafogo em Pirinópolis

Se você quer realmente aproveitar o local, reserve pelo menos meio período do dia para curtir todas as atrações do Santuário Vagafogo. Isso porque eles têm mil e uma opções de lazer e descanso, incluindo não fazer nada olhando a paisagem.

Primeiro, eu recomendo fazer o inverso do que fiz. Mas não é obrigatório. Faça a trilha primeiro e depois vá para comilança. A trilha é super curta, tem 1 quilometro e meio, e é sinalizada com setas e mapas por onde você passar. Crianças são bem-vindas! Bem tranquilo para elas.

Além disso, ela tem uma estrutura boa, com escadas e corrimão de madeira em alguns pontos. Detalhe para um cuidado que nunca tinha visto antes. Eles colocaram umas telas de arame no chão. Para evitar escorregões é uma belezura.

As piscinas naturais e cachoeiras da Vagafogo, em Pirenópolis

Ao longo da trilha, você irá encontrar um belo amostra da fauna e flora do Cerrado, bem típica em Pirenópolis. Também tem pontos de descanso com redes. O mais legal deles tem, inclusive, uma piscina natural. Foi um dos pontos que mais gostamos.

Entretanto, é difícil escolher o melhor. Isso porque a trilha da Vagafogo também possui pontos de meditação bem legais. Nós ficamos um bom tempo em um deles.

Em seguida, andamos mais um pouco e chegamos na cachoeirinha. Minha mãe não pensou duas vezes e caiu na água. Eu confesso que estava com preguiça de trocar de roupa e fiquei só na beiradinha mesmo. Mesmo assim, refrescou!

Ainda na trilha, recomendo parar nos banquinhos que tem perto do Jequitibá gigante. Coloquei uma meditação guiada lá e foi uma delícia para acalmar desse meu corre e corre que a gente vive.

Como é o Brunch do Vagafogo em Pirenópolis

É seeeeensacional! Eu não sou de frequentar muito esses lugares de menu degustação infinito, mas esse aqui… vale muito a pena. É uma fartura e diversidade sem iguais no brunch da Fazenda Vagafogo, em Pirinópolis.

Inclusive, o fato deles valorizarem ingredientes produzidos ali mesmo, já me ganhou. A gente vê as árvores que dão as frutas para as geléias todas praticamente da janela do salão onde é servido o brunch.

Assim que a gente chegou, o filho do casal de proprietários veio nos receber e explicou tudo. O recomendado é seguir a sequência de combinações que eles fizeram com geleias, molhos, pães, broas, waffles, tortas, carnes, queijos e por aí vai! Tudo acompanhado de bebidinhas diferentes, como suco de caju com manjericão.

Era um tal de “meu Deus, que delícia” pra cá, “gente! Experimenta isso” pra lá. Minha mãe e eu amamos demais as combinações. Como é muita comida, por isso recomendei ir para trilha primeiro. Vai chegar com fome e aproveitar mais!

Quanto custam as atividades do Santuário

Agora vamos aos preços dos atrativos da fazenda Vagafogo em Pirenópolis. O Brunch incui uma mesa com 45 itens e custa 75 reais para adultos e 30 reais para crianças. Ele é servido entre 9h e 15h30.

Lembrando, que o brunch não inclui a trilha. Para fazer a trilha é preciso pagar 25 reais por adulto e 12 reais por criança. A trilha fica abertas das 9h às 17h.

Além disso, eles ainda têm outras atividades, que não experimentei, como arvorismo, tirolesa, rapel e pêndulo. Fica 50 reais cada ou 150 o pacote do circuito de aventura.

Para agendar é só mandar mensagem para o 62 9222-5471.

Se quiser saber mais atividades em Pirenópolis, só clicar aqui. O blog tá cheio de coisas para fazer.

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

2 comentários

MAYCON LIMA 1 de janeiro de 2022 - 20:50
Bárbara, que bom te encontrar neste excelente blog. Vc sabe me informar onde encontro uma nascente (limpa) aqui em Brasília ou arredores? Preciso muito.
Bárbara Lins 7 de janeiro de 2022 - 17:34
Oi, Maycon. Tem uma nascente no Paraíso na Terra, em Brazlandia. Aqui no blog tem um post falando tudo sobre o local
Adicionar comentário