Sabe aqueles passeios que você vai sozinho e gosta tanto que não vê a hora de ir novamente? De preferência, levando quem você ama? Foi o que aconteceu comigo no passeio de trem de Curitiba a Morretes. Já fui duas vezes e conto aqui se ele vale a pena para você.
Neste post vou detalhar como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes, quanto custa, melhor época para ir, quais melhores vagões, quanto tempo demora a viagem entre as duas cidades e se vale a pena a primeira classe. Se tiver uma dúvida é só colocar nos comentários que eu respondo.

Vem comigo!
Como escolher seu pacote de trem e melhor vagão
Antes de mais nada, vale explicar que existem diferentes pacotes para esse passeio de trem entre Curitiba e Morretes. A primeira coisa que você tem que fazer é optar se quer o pacote completo ou só a passagem de trem. O pacote completo dá direito a almoço em Morretes e a volta de van pela Estrada da Graciosa, com paradas em atrativos da região.
Depois de escolher se você quer só passagem de trem (a partir de 139 reais) ou o pacote completo (a partir de R$ 319 reais), é preciso escolher a classe (Turística, Standart, Boutique ou Primeira Classe) . Eu fiz um vídeo no meu insta @babilins mostrando alguns dos vagões da Boutique e da Primeira classe.
A classe turística utiliza aquele modelo de vagão mais tradicional, com assento duplo e poltronas estofadas. Já a Standard tem ar condicionado e poltronas individuais estofadas.
Classe turística Classe Standart
Enquanto isso, a classe Boutique tem quatro opções de vagão: O Camarote, com cabines fechadas para 4 pessoas, o Imperial, com decoração refinada inspirada nos anos 30, o Bove, que é o Pet Friendly com janelas panorâmicas, e o Barão, com varanda panorâmica e decoração moderna.
Vagão Bove pet friendy Vagão Barão Vagão Camarote
Para finalizar, temos a Primeira Classe, com dois modelos de Litorinas. Tem a Litorina Foz do Iguaçu, com estilo neoclássico, inspirado na fauna e flora da Mata Atlântica. E a Litorina Copacabana, que é o meu xodó. Hehehehe. Também é neoclássica e tem elemento que remetem ao Rio de Janeiro, com poltronas e sofás mega confortáveis.
Como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes
A magia começa logo no embarque. Só do trem chegar apitando na estação, já me encho de alegria e expectativa. Sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por trem. Curto uma viagem mais tranquila, vendo a paisagem com mais calma e ainda acho charmoso. Acredito que o fato de ter lido muitas obras que relatavam viagens em trem ajudou nesse processo de paixonite.
Para abrandar essa paixão, as duas vezes optei pelo vagão Copacabana. Na primeira viagem, fiz o passeio completo. Teve a ida de trem para Morretes, almoço na cidade e volta de van para Curitiba, parando em Antonina e no Parque Temático Hisgeopar (que me surpreendeu!).
Gente… o almoço no restaurante da Serra Verde é surreal!!! Isso que nem comi o Barreado, já que não como carne. O Luan Galvão, um baiano gente boa que conheci no trem, comeu e curtiu! Eu pirei naqueles bolinhos de chuva. Você pode pedir À vontade!!! Ah! Em Morretes, experimente as balinhas de banana e os chips de cará, mandioca e banana. A versão salgada é minha predileta!
Na semana passada foi diferente. Peguei apenas o passeio de trem saindo de Morretes para Curitiba. Isso porque fui conhecer a Ilha do Mel, que contarei em outro post. Daí Saí da Ilha do Mel com o Leandro direto para Morretes de taxi, optando só pela volta de trem para Curitiba.
Em todos os passeios de trem entre Curitiba e Morretes, eles distribuem um lanche. Tem vagão que é um kit lanche cheio de guloseimas e biscoitinhos. Na Litorina Copacabana, recebi um croissant recheado, maçã e um pão de mel delicioso. Ah! E tem uma taça de espumante de boas-vindas.
Os atrativos da viagem de trem de Curitiba a Morretes
Existem vários motivos para você embarca nessa aventura. Primeiro, que esse passeio não tem igual no mundo. E não sou só eu que digo. O Jornal britânico The Guardian elegeu esse passeio de trem de Curitiba a Morretes como um dos 10 mais bonitos do mundo! Antes da pandemia, 22% dos visitantes era de estrangeiros.
Segundo, pela questão histórica. No passeio, a gente fica sabendo que a linha ferroviária foi a primeira obra do Brasil livre de obra de mão escrava. Foi concebida pelos irmãos Rebouças, os primeiros engenheiros negros do Brasil.
Terceiro, pelas belezas naturais. O trem passa pela maior reserva de Mata Atlântica do Brasil. A diversidade é absurda. Eu até fiquei rindo, lembrando de uma viagem de trem pelo leste europeu, que só tinha uma única espécie de árvore do caminho inteiro.
Aqui não! Você observa tudo quanto é planta pela janela. E, se der sorte, animais também. Uma dica. Viajar do lado esquerdo no sentido Morretes é melhor, pois você vê mais pontes, rio e atrativos em geral. Outro detalhe. Tem uma das viagens, saindo às 9h30 de domingo com a Litorina, que tem uma parada extra!
Vale a pena os vagões mais luxuosos? E o pacote completo? Vale ir com chuva?
Quando me perguntam se vale ir de primeira classe eu respondo: depende! Para mim valeu, pois sou apaixonada pelo charme desses vagões meio retrô. Mas quem não tem tanto amor assim por decorações antigas ou sofisticadas, não tem motivo para pagar mais pelos os vagões de luxo. A não ser que tenha PET, aí vale investir no vagão BOVE.
Quanto ao passeio completo, esse acho que vale sim. Quando meu pai fez, comprou só a viagem de trem. Ele me contou que se arrependeu. Disse que foi um preocupação a mais checar taxis ou ônibus de volta para Curitiba e que o valor cobrado pelo Barreado autêntico que a Serra Verde oferece, compensava.
Quanto à chuva, vou te contar que as duas vezes que fiz peguei o tempo chuvoso e nublado. Na primeira vez, pensei até em cancelar, pois não faria sentido. Só que o clima de Curitiba é doido. Deus soprou umas nuvens e aproveitei demais! Na semana passada, a mesma coisa. Tinha bastante neblina, mas ainda conseguimos curtir muito!
E olha… Não importa o vagão, o horário, o clima. Fazer o passeio de Trem entre Curitiba e Morretes é uma super experiência e algo que indico de olhos fechados! Se quiser descobrir outros passeios em Curitiba, clique aqui!
12 comentários
Estamos programando de ir no feriado de abril de 2022, passeio família. O que vc acha melhor, comprar as passagens em receptivos ou direto na empresa do trem?
Direto com a Serra Verde não teve problema nenhum! E eles te pegam no hotel!
Belas imagens!!!! abraços!!!!
Uhuuuuuuuuuuuuu
Adorei e quero fazer este passeio em breve…me lembrou outro passeio de trem que fiz qdo estive em Gramado
Fui alguns anos atrás para Curitiba, agora você me deixou sensação de arrependimento de não ter feito este passeio!
Bom, umas boa pedida para voltar né, realmente primeira classe é puro luxo, iria na Turistica sem problema nenhum!
Um Beijo
https://cinthyaraujo.com/
É isso, Cinthya! Se não tem muita vontade (e grana) para a experiência de um vagão retrô, não faz sentido. = )
Olá, tudo bem?
Eu olhei no site da Serra Verde e não vi opção para comprar esse pacote completo.
Consegue me auxiliar?
Monique, são esses aqui
https://serraverdeexpress.com.br/pacotedetremmorretesantonina
Gente fomos hj no passeio, vagão 1 (turístico), um calor absurdo (despenteia qualquer cabelo e frustra qualquer expectativa), paisagens bonitas, é verdade, mas muito desgastante. São 4:30horas, 1h para sair de Curitiba num visual ruim … meu Deus!!! Depois chega lá e …
Boa noite, vale a pena o passeio de trem + a visita a ilha do mel no mesmo dia?
Não dá tempo…